Banca de DEFESA: JOSEMI MEDEIROS DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSEMI MEDEIROS DA CUNHA
DATA : 31/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório de História (Sala C-4 do Setor II)
TÍTULO:

As Sociologias no ensino médio: conflitos e desafios na prática docente


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Sociologia. Práticas pedagógicas. Modelos de ensino. Campo. Escola.


PÁGINAS: 230
RESUMO:

O trabalho analisou as práticas pedagógicas dos professores de sociologia, em escolas públicas e privadas, relacionando-as à formação docente nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais e aos documentos oficiais (PCNs e OCNs) que orientam a proposta da disciplina na educação básica. O estudo foi realizado por meio de observação participante e aplicação de questionários semiestruturados em 12 escolas da rede pública e privada da cidade do Natal/RN. Os questionamentos que orientaram a pesquisa são: Como tem acontecido o ensino de sociologia nas escolas? Quais as práticas pedagógicas construídas pelos docentes? Como os aspectos de formação docente, orientação curricular e demandas das escolas repercutem na escolha dos modelos de ensino? Como aporte teórico e metodológico, utilizamos a teoria dos campos sociais de Bourdieu (2009) e as categorias de contextualização e recontextualização de Bernstein (1996) para compreender como as relações entre campos interferem nas ações dos agentes no processo de ensino da disciplina sociologia nas escolas. Para pensar sobre as práticas de ensino nas escolas dialogamos, também, com as concepções de formação docente, práticas de ensino e currículo elaboradas por Sacritán (2000) e Libânio (2013). Para representar as relações estabelecidas entre os campos, cartografamos o cenário do ensino da sociologia (Santos, 2011), a partir das situações identificadas nas escolas; construímos os modelos de ensino - o modelo mercadológico, o modelo político engajado, o modelo científico bacharelesco e o modelo científico crítico, com base nos tipos ideais (Weber, 1998). Analisando as informações obtidas na pesquisa, observamos uma relação direta entre os modelos de ensino, as motivações das ações dos agentes e as diferentes dinâmicas e demandas dos campos sociais (no campo científico, no processo de formação docente, no campo político e no campo das escolas). No estudo, ao tecer reflexões sobre os modelos de ensino, construímos uma análise sobre o cenário da sociologia na educação básica nas escolas públicas e privadas, apontando desafios e perspectivas para a consolidação da disciplina no espaço escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2507656 - ANA PATRICIA DIAS SALES
Externo à Instituição - GEOVANIA DA SILVA TOSCANO - UFPB
Interno - 1693229 - GILMAR SANTANA
Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Externo à Instituição - NELSON DACIO TOMAZI - UEL
Notícia cadastrada em: 21/08/2017 10:45
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