POLÍTICAS DE JUVENTUDE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE POLÍTICO-INSTITUCIONAL
Políticas Públicas. Educação. Políticas de Juventude. Neoinstitucionalismo. Análise de Políticas.
Inserir a categoria juventude na agenda política trouxe uma nova visibilidade social a esta parcela da população, que passou de “problema social” para “sujeitos de direitos”. Assim, foram criadas instituições com propósitos oficiais de integrar este segmento no plano democrático da sociedade através da elaboração de políticas públicas, programas e ações governamentais. Paralela a este avanço político, a educação, considerada o motor de importante transformação social e o setor público a mais investir em recursos públicos, é exibida como direito garantido constitucionalmente a juventude. Assim, como objetivo geral, este trabalho de dissertação se propõe a realizar a análise das Políticas de Juventude direcionadas à Educação a fim de identificar a relação entre as políticas de juventude e o processo educativo de jovens do ensino médio da rede pública de ensino na cidade de Natal /RN. Tendo o Estatuto da Juventude, especificamente no que tange aos princípios e diretrizes que dão garantia a educação dos jovens, como instrumento empírico referencial e o neoinstitucionalismo como abordagem teórico-metodológica, a análise será realizada a partir do processo de elaboração de determinadas políticas evidenciando os atores envolvidos, bem como os arranjos institucionais, o processo decisório e a influência e o papel desempenhado pelas instituições desde a agenda a avaliação. Para o alcance do objetivo geral será aplicado o método qualitativo, com a realização de entrevistas estruturadas e/ou semi-estruturadas, assim como a aplicação de questionários. O método de análise documental se fará presente na obtenção de dados e coletas de informações necessárias para a compreensão da política a ser analisada. O suporte teórico conta com a bibliografia clássica e atual da literatura das Políticas Públicas, Juventude e Educação.