Banca de DEFESA: JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
DATA : 28/04/2017
LOCAL: Auditório B do CCHLA

Sobre imagens, pensamento e educação: narrativa de uma caminha ao encontro do sujeito imaginador na escola

Imagem; pensamento; educação; comunicação; visibilidade.

Esta tese de Doutorado apresenta uma pesquisa experimental sobre a condição humana de imaginador na contemporaneidade. A condição de imaginador é concebida pela relação indissociável entre imagem e pensamento. Baseado nisso afirmamos que a imagem existe em potência no pensamento e que toda imagem artificial é antes de tudo uma imagem pensada. A partir dessa concepção busco desenvolver empiricamente estratégias metodológicas para trabalhar o pensamento através da criação de imagens. A metodologia envolve a criação de imagens através da palavra para posteriormente serem produzidas na forma de vídeo. O campo de realização desta pesquisa compreende diretamente o Programa de Iniciação à Docência em Ciências Social da UERN, e indiretamente, três escolas públicas do ensino médio de Mossoró. O experimento foi desenvolvido entre março e 2016 e abril de 2017.

Presidente - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Interno - 1693229 - GILMAR SANTANA