Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDEMIRO SEVERIANO FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDEMIRO SEVERIANO FILHO
DATA : 23/03/2017
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

COMO TUDO ACABA EM SAMBA: OS COMPOSITORES DE SAMBA-ENREDO NO CARNAVAL DE NATAL/RN

Carnaval;  Compositor; Samba-enredo; Ritual; Sociabilidade.

A presente tese tem como proposta compreender as sociabilidades edificadas pelo compositor no processo de construção do samba-enredo. A escola de samba, vista como uma agência social que se enraíza na cotidianidade dos indivíduos, é fruto da ação coletiva, que ocupa um lugar importante na vida dos indivíduos. O samba-enredo é um dos aspectos artístico-culturais onde é possível verificar um intenso processo de interação, com a tessitura de rede de relações sociais, imersa em diálogos e tensões, que perpassa pelos setores administrativo e carnavalesco da escola de samba. Pretendemos refletir, dentro do tempo extraordinário do carnaval, as múltiplas interações do compositor, compreendendo a teia de significações em que ele está envolvido. A empreitada será fruto da pesquisa etnográfica, por meio de observação participante e entrevistas.

Presidente - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Externo ao Programa - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA