GRECOM: Experiência universitária de religação de vida e ideias
GRECOM; religação; ciência; complexidade.
O objetivo desta tese é escrever a história do Grupo de Estudos da Complexidade - GRECOM. Com 25 anos de existência, o GRECOM, como é formalmente conhecido, é uma base de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e ligado aos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ciências Sociais. Trata-se de um grupo que transcende o espaço físico onde se localiza e que, experimenta e aprende com os mais variados domínios de saberes. As pesquisas desenvolvidas no GRECOM estão sintonizadas com a construção de uma ciência não redutora que não nivela, mas permite que o sensível opere no lugar da frieza técnica e linear. Trabalhando na perspectiva da Religação dos Saberes o GRECOM extrapola os limites físicos da UFRN ao longo de sua história, se tornando uma densa experiência de Complexidade para a América Latina, sendo inclusive, no Brasil, o primeiro ponto da Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin para o Pensamento Complexo. Defendo, portanto, a tese de espaço de religação no qual se opera uma regeneração e uma necrose do sujeito pesquisador que conhece a possibilidade de produzir ciência com prazer, partilha e paixão, a partir da implicação do sujeito no conhecimento, inspirando o uso do Método como Estratégia e fazendo dialogar Cultura Científica, Cultura Humanística e os Saberes da Tradição. Na tese procuro entender como o GRECOM opera no espectro da poesia e da auto-eco-organização. Ao utilizar o Método como estratégia nesta tese, relaciono o fragmento e o contexto, o local e o global. Para tanto faço uso das práticas da pesquisa etnográfica como: observação, registros em diário de campo, entrevistas e observação participativa. Como recursos que colaboram com esse registro, conto com as produções acadêmicas, os registros em filmagens e documentos.