Banca de DEFESA: ANTONIA ZENEIDE RODRIGUES

DATA : 20/02/2017
LOCAL: Auditório C do CCHLA

INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DO PROINFO EM SOBRAL/CE

Inclusão digital. Educação. ProInfo. TICs. Políticas Públicas.

As novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs produziram modificações em todas as esferas da vida social, em especial na educação, no campo da política e nas formas de sociabilidades. Mas, no entanto, nem todos tiveram acesso às tecnologias ampliando as formas de desigualdades já acentuadas. Também produziram uma nova forma de privação e nesse contexto se inserem as Políticas Públicas de Inclusão digital. Nesse sentido, a pesquisa “Inclusão Digital e Educação: Uma avaliação do ProInfo em Sobral/CE” teve como objetivo avaliar a efetividade do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo no município de Sobral no Ceará. Mais especificamente os objetivos se constituíram em: investigar sobre o uso das TICs pelos professores no processo de ensino-aprendizagem; Observar como se dava a utilização dos laboratórios de informática pelos estudantes; Avaliar a efetividade do ProInfo pela ótica dos estudantes, professores e gestores; Investigar se o ProInfo contribuiu para a inclusão digital dos estudantes; Avaliar a efetividade do ProInfo. O processo metodológico da pesquisa constitui-se em aplicação de questionários, entrevistas individuais semiestruturadas e grupos focais. Os principais resultados obtidos na avaliação da efetividade do ProInfo, de acordo com os indicadores, demonstraram insuficiências na infraestrutura dos laboratórios de informática, além de lacunas quanto a utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem, ainda se evidenciou a relação dos alunos com a tecnologia restringindo o uso de smartphones e redes sociais. Diante desse quadro se torna inviável a inclusão digital da comunidade escolar, visto que os outros objetivos não aconteceram de forma efetiva.

Externo à Instituição - FRANCISCO ALENCAR MOTA - UVA
Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA