Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MAGALHÃES DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA MAGALHÃES DE CASTRO
DATA : 17/06/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 901 do CCHLA
TÍTULO:
PT: DOS TRABALHADORES À ORDEM - Uma análise da política de conciliação de classes a partir da Carta aos Brasileiros (2002)

PALAVRAS-CHAVES:

 Democracia; Partido dos Trabalhadores; Classes Sociais; Conciliação.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A pesquisa que se apresenta tem por escopo investigar a política social implementada pelos mandatos do Partido dos Trabalhadores na Presidência da República a partir da análise dos elementos presentes no documento conhecido como Carta aos Brasileiros (2002), apresentado por Lula em 22 de junho de 2002 à época de sua campanha eleitoral e posterior posse. Para tanto, dever-se-á estudar a relação entre o texto apresentado na carta e prática política do Partido dos Trabalhadores ao longo de seus mais de 12 anos no poder. Aparecendo como uma espécie de Carta Compromisso, a Carta aos Brasileiros surge como marco representativo da política que o Partido dos Trabalhadores pretendia colocar em prática caso viesse a ser eleito. Com forte ênfase na necessidade de mudança imediata na conjuntura política brasileira de então, o documento salienta a importância de pensar uma mudança econômica com base em grandes reformas estruturais, tendo como princípio a unidade em torno do crescimento e desenvolvimento nacional. Diferenciando-se do manifesto de fundação do partido, publicado no Diário Oficial no dia 21 de outubro de 1980, onde claramente o partido se posicionava ao lado dos trabalhadores e dos explorados, aclamando as massas a organizar-se “elas mesmas, para que a situação social e política seja a ferramenta da construção de uma sociedade que responda aos interesses dos trabalhadores e dos demais setores explorados pelo capitalismo”, a Carta aos Brasileiros nos apresenta uma política conciliatória, onde o agronegócio e a agricultura familiar convivem como irmãs.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 414603 - HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
Interno - 1517561 - GABRIEL EDUARDO VITULLO
Externo ao Programa - 2475019 - HENRIQUE ANDRE RAMOS WELLEN
Notícia cadastrada em: 02/06/2016 10:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao