Banca de DEFESA: JOANE DOS SANTOS ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANE DOS SANTOS ARAUJO
DATA: 26/02/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório D do CCHLA
TÍTULO:

JUVENTUDE, PARTICIPAÇÃO E PROJETO POPULAR: A EXPERIÊNCIA POLÍTICO-ORGANIZATIVA DO MOVIMENTO "LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE"


PALAVRAS-CHAVES:

Levante Popular da Juventude. Movimentos sociais. Participação. Projeto popular. 


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO:

Esta pesquisa analisa a ação coletiva do Levante Popular da Juventude (LPJ), movimento social que apresenta algumas tipologias atuais e fluentes do sentido e formas de participação política. Apesar de apresentar uma análise dos aspectos e panorama nacional de sua produção política, este estudo investiga a ação do movimento no município de Natal (RN). No processo investigativo apontamos como e a partir de quais referências o movimento responde aos desafios político-organizativos para construção de umprojeto popular. Analisamos sua prática militante a partir da rede de relações sociais, de significados e contradições que imprimem um dinamismo a sua ação enquanto sujeito coletivo. Aspectos subjetivos da cultura política das juventudes militantes aparecem na pesquisa relacionados a fatos da realidade objetiva – conjuntura econômica, crises e tensões políticas. Por isso, consideramos o contexto das transformações socioeconômicas e político-culturais que influenciaram as mudanças de focos, formas e experiências de atuação dos movimentos sociais e outros atores coletivos na América Latina e no Brasil Nesse sentido, o conceito gramsciano de hegemonia nos auxilia na análise das formas de domínio e subordinação aos processos de organização social característicos dos contextos em que as juventudes organizadas desenvolvem ações culturais e reais de denúncia, de luta e resistência. Utilizamos ainda o materialismo cultural de Raymond Williams para pensar a dinâmica dos processos de produção da realidade a partir das práticas e experiências de participação desse sujeito coletivo juvenil, na perspectiva do “residual” e do “emergente”. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1693229 - GILMAR SANTANA
Externo ao Programa - 1913687 - CESAR SANSON
Externo à Instituição - PAULO AFONSO BARBOSA DE BRITO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 15/02/2016 10:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao