Cartografia do close: platôs de festivos, platôs musicais
Cartografia; close; platôs festivos; platôs musicais.
Nosso programa de pesquisa percorre o circuito de musicalidades no Galpão29, ambiente localizado no bairro da Ribeira, em Natal-RN. A partir desta localidade buscamos traçar uma cartografia dos espaços de musicalidades. Na noite natalense abriram-se espaços para atuação de coletivos organizadores de festas, convidando os jovens a frequentar os eventos presentes na agenda festiva do Galpão29. As festas abriram ambientes e, no seio deles, convidaram os partícipes à atuação. A noção de close, em nossa dissertação, busca apresentar a forma de relação entre corpos com os ambientes presentes na nossa cidade. Naquelas festas pudemos encontrar jovens vertendo seus desejos em seus próprios corpos, microfones, flyers anunciativos de eventos, chamadas para apreciação e participação de performances. Encontramos DJs e bandas que compuseram produções musicais e estenderam-nas as indumentárias, para atuação nos palcos. No público deparamo-nos com partícipes atuando na cena através da criação de seus próprios closes. Problematizamos a criação de espaços de atuação onde são percebidas liberdades momentâneas, onde o corpo embriaga-se de músicas e se desloca das sobrecodificações cotidianas da vida na cidade. A criação de platôs festivos compõem efeitos micropolíticos na cena da cidade, através da celebração da vida e da composição de musicalidades que se expressam em seus efeitos menores. Traçamos então uma cartografia do close, mostrando como a criação de espaços e performances acontecem na cena natalense entre os flashs capturados nos eventos e como os closes são arrastados para outros ambientes da cidade.