A ENAP É EFICAZ? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
Avaliação. Instituições. Escola de Governo. ENAP.
Nas Ciências Sociais o campo da avaliação institucional ocupa uma posição desprivilegiada, pois as pesquisas avaliativas desenvolvidas, embora de caráter relativamente recente, têm frequentemente se debruçado sobre a avaliação de políticas/programas. A avaliação das instituições públicas apenas tem alcançado certo espaço na literatura educacional e, em alguma medida, nos estudos organizacionais. O problema é que a primeira perspectiva, pela sua própria natureza, pensa sobre um modelo específico de instituições- as universidades, enquanto que a segunda ainda que abarque um gama maior de tipos institucionais, têm assumido uma postura essencialmente “gerencialista”. O desafio dessa tese é a partir das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas pela avaliação de políticas e pela avaliação das instituições, sobretudo as educacionais, avaliar a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, uma escola de governo voltada à formação e qualificação da alta burocracia pública nacional. Para tanto, serão especificamente analisados os cursos de formação para as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental- EPPGG e de Analista de Planejamento e Orçamento- APO.