Vida privada e mídias sociais: impressões da pós-modernidade
Sociabilidades; Rede Social; Facebook; Pós-modernidade; Capitalismo Tardio.
Essa tese parte da proposição geral apresentada por Fredric Jameson, segundo a qual a pós-modernidade é a manifestação cultural própria do Capitalismo Tardio. A pesquisa preocupou-se com a publicitação da vida privada que se dá nos Feeds de notícias da rede social digital Facebook. Utilizou-se a netnografia, por ser considerado um método de construção na ação que associa técnicas de estudo à imersão do pesquisador no campo investigado. Ela é uma alternativa metodológica para o estudo dos encadeamentos de comunicação em ambientes cibernéticos. Constatamos que há uma exposição de si num ambiente digital que reproduz as propriedades da sociedade do espetáculo, com um destaque para o fato de essa exposição ser feita e querer ser feita pelo próprio indivíduo, de forma alegórica, vitrinista e espetaculoísta. O sujeito se desvela por si mesmo, se mostra e é induzido a se mostrar e se exibir ao mesmo tempo. É uma exposição em grande escala dos eventos da vida privada. Verificamos que essas novas formas comportamentais de compartilhamento de experiências humanas, sob a mediação de tecnologias típicas da era do informacionalismo, se mostram como uma das marcas principais das sociabilidades que engrenam a revolução tecnológica em curso.