CARTOGRAFIA DAS IDEIAS DA PRODUÇÃO CIENTIFÍCA DO GRUPO DE PESQUISA CULTURA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO
Base de Pesquisa Educação e Sociedade. Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação - Inventário da produção científica. Cartografia das ideias.
Parte-se do pressuposto que existe na construção da ciência moderna, uma epistemologia dominante e hegemônica, do Norte, com características dominantes do imperialismo, colonialismo e patriarcado que têm deixado um legado invisível de desvalorização e invisibilidade de diversas culturas e saberes. Delimita-se como foco de pesquisa a produção científica da Base de Pesquisa Educação e Sociedade, atualmente Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação, no período de 1992 a 2012; indagando-se qual o alinhamento do respaldo teórico da construção da produção científica do Grupo, mais afeito a uma epistemologia do norte ou do sul? A análise do tema será elaborada tendo como suporte teórico os aportes de autores clássicos e contemporâneos das ciências humanas e sociais e como estratégia para pesquisa empírica, a cartografia simbólica, proposta por Santos (2000), possibilitando conhecer os traçados principais do mapa formado pela soma das produções científicas, para que tais aspectos sejam aprofundados. O estudo tem como objetivo elaborar um inventário, identificando o repertório intelectual elaborado pelos docentes, discentes e colaboradores do Grupo Cultura, Política e Educação nos seus 20 anos (1992 a 2012), bem como evidenciar os temas e repercussões dos estudos desenvolvidos no período delimitado, traçaremos uma linha de pensamento capaz de abranger os conteúdos dos trabalhos, a partir de categorias de análise que os evidencia.