HABITUS E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM PARNAMIRIM-RN
Habitus; prática docente; Ensino Fundamental I.
Esta pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da relação entre habitus e prática docente, a partir das noções de habitus, campo, capital e poder simbólico, desenvolvidas por Pierre Bourdieu. Dentro dessa perspectiva vamos direcionar nosso foco no sentido de identificar e compreender algumas das nuances que caracterizam o habitus individual do professor e que se manifestam fortuitamente em sua ação pedagógica. Para isso, vamos recorrer aos seguintes procedimentos metodológicos: o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), o método desenvolvido pelo sociólogo Bernard Lahire e a técnica da observação participante, como recursos que nos permitirão captar as subjetividades dos professores das escolas municipais do Ensino Fundamental I, em Parnamirim-RN. Além disso, vamos utilizar, como critério de seleção das escolas a ser pesquisadas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB/ 2011), instrumento usado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para acompanhar o desempenho das escolas que compreendem esse nível de ensino em nosso país.