A educação básica na Região Metropolitana de Natal: uma análise da qualidade educativa e sua relação com o contexto familiar dos alunos
Capital cultural familiar; educação básica; desempenho escolar; Região Metropolitana de Natal.
A resente dissertação teve como objetivo investigar o processo de educaação formal de crianças e adolescentes via escolarizaação de nivel fundamental e principalmente, oa uxílio da família nas atividades escolares domésticas como uma das etapas do processo de ensino aprendizagem. O acompanhamento do aluno proporcionado pelo capital cultural de sua família foi o viés das análises dissertativas aqui apresentadas por meio de um recorte espacial das escolas públicas de ensino fundamental dos municípios da RMNatal. Tal recorte se justifica por meio da recente avaliação de sua educaação básica, feita pelo MEC, diagnosticando ,em 2011, apenas 1% dos alunos em estágio considerado adequado de aprendizagem em matemática. Enquanto que 62% estão em estágio educativo considerado crítico nessa disciplina. Diante disto esta dissertaação faz uma análise teórica acerca do capital cultural herdado e adquirido no âmbito familiar, sobretudo focando, nas distâncias entre o nível cultural da família do aluno e o requerido pela escola. Em seguida apresenta os aspectos fundamentais da problemática acerca do fenômeno urbano, focando nas hierarquias e estruturas sociais dos espaços citadinos que expressam difernciações, segmentações e segregrações socio-espaciais, além de exclusões sociais. A ênfase nas desigualdades aponta para o desenvolvimento de um ethos urbano, via escolarizaação, que se desenvolve a partir de singularidades sociais. A desenvolver teoricamente o tema do capital cultural familiar, este trabalho procurou operacionalizar o conceito através da interpretação dof enômeno estudado por um trabalho lógico de validação de hipóteses. A operacionalizaação dos conceitos de forma sistêmica transformou elementos estatísticos em indicadores com o objetivo de medir a incidência das características individuais sociais e culturais dos alunos. Considerou-se por fim, que os componentes avaliados, capital cultural familiar e as condições habitacionis das famílias, podeme xercer influência no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos na escola.