Missa de Alcaçuz: comparações melódicas dos romances medievais ibéricos
Missa de Alcaçuz; Romances Ibéricos; Afinidade Melódica; Memória Coletiva.
Este trabalho busca investigar a obra Missa de Alcaçuz a partir dos romances medievais ibéricos recolhidos do livro Romanceiro de Alcaçus de Deífilo GURGEL(1992). Parte-se do interesse de comparar as melodias dos romances com as partes da Missa, e de compreender como se deu o processo de inserção dos romances ibéricos, como elementos da cultura popular, na obra erudita. Para a análise dos elementos musicais, o trabalho terá como referência a abordagem teórica de Max WEBER (1995), e para os romances ibéricos, recolhidos da tradição oral, a referência será de Maurice HALBWACHS (2006), a fim de esclarecer o processo de construção da memória coletiva contida nesses romances. A pergunta central deste trabalho consiste em saber se há afinidade melódica entre os romances e as partes da Missa de Alcaçuz. Para tal pergunta buscaremos referências musicais e históricas em ALVARES, GALLEGO y TORRES (1976), CORTE & PANNAIN (1977); e Roland de CANDÉ (1995). Para a metodologia desta pesquisa, serão expostos os romances ibéricos e as partes da Missa num quadro de cartografia simbólica, segundo Boaventura SANTOS (2000), a fim de identificar onde e como os romances estão presentes na obra.