Representação do espaço; paisagem; espaço fílmico; cinema pernambucano; sertão nordestino.
A dissertação analisa a diversidade temática e estética do cinema pernambucano surgido a partir dos anos 1990, com foco nos filmes Baile Perfumado (1996), Árido Movie (2005) e Acqua Movie (2019), dirigidos por Lírio Ferreira. Sob a ótica da ciência geográfica, são explorados três aspectos principais: a construção do discurso e da paisagem do sertão cinematográfico, o desafio às concepções tradicionais do Nordeste brasileiro e a contribuição das tramas imagéticas para um conhecimento geográfico mais profundo da região. Para isso, conceitos como cenário, espaço e paisagem são utilizados, possibilitando uma reflexão sobre o sertão enquanto uma entidade híbrida na cinematografia de Lírio Ferreira. Destaca-se o papel crucial do espaço na construção fílmica, evidenciando a criação de um sertão cinematográfico marcado por uma poética da existência. São abordados novos enfoques sobre a representação do sertão como um espaço em constante movimento, transitando entre o arcaico e o novo, o pretérito e o presente, como reflexo de poéticas, identidades, perspectivas e personagens conectados ao contexto global.