Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE DIAS DA SILVA

DISCENTE : RAYANE DIAS DA SILVA
DATA : 24/03/2022
LOCAL: Remoto

POTENCIAL DE LIBERAÇÃO DE FÓSFORO DO SEDIMENTO DEVIDO À RESSUSPENSÃO INDUZIDA PELO VENTO: ESTUDO EXPERIMENTAL COM  RESERVATÓRIO TROPICAL SEMIÁRIDO

Eutrofização, fertilização interna, períodos de seca.

Concentrações elevadas de nutrientes, principalmente o fósforo, desencadeiam a eutrofização de mananciais lênticos. Assim, a redução das fontes externas não diminui a eutrofização de forma eficiente, visto que os nutrientes acumulados no sedimento  podem ser liberados para a coluna d’água, dependendo das condições físicas e químicas do sistema, favorecendo a fertilização interna. Atrelado a isso, a região semiárida tropical do Brasil apresenta precipitação reduzida e altas temperaturas, condições que resultam em elevada evaporação e diminuição do nível d’água de resrvatórios utlizados para abastecimento, favorecendo assim a ressuspensão pelo vento. Essa por sua vez, intensifica a fertilização interna e, o processo de  eutrofização.  Desse modo, este trabalho analisará a influência da ressuspensão pelo vento na liberação de fósforo do sedimento para a coluna d'água, em escala de laboratório, utilizando material de um reservatório raso do semiárido tropical brasileiro. Neste estudo, serão realizadas simulações de  ressuspensão em microcosmos para avaliar a liberação de fósforo na interface água-sedimento. Com base nas concentrações de fósforo reativo solúvel na água dos microcosmos, será possível calcular a taxa de liberação do P do sedimento para a coluna d’água antes e após eventos de resuspensão.

Presidente - 3216945 - HÉRIKA CAVALCANTE DANTAS DA SILVA
Interna - 1764855 - VANESSA BECKER
Externa à Instituição - FABIANA OLIVEIRA DE ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ NEUCIANO PINHEIRO DE OLIVEIRA - IFCE