Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFRN (PPCivAm/UFRN) foi criado a partir da fusão entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA/UFRN) e aprovado internamente na UFRN em 24 de novembro de 2020 e chancelado pela Capes em por meio do Ofício nº 308/2021-DAV/CAPES de 14 de dezembro de 2021. O PPCivAm/UFRN é vinculado à área Engenharias I da CAPES e tem como objetivo formar pesquisadores em Engenharia Civil e Ambiental experiência multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, capacitados para atuação na área de Engenharia Civil, nas linhas de Pesquisa de Geotecnia, Geotecnologias e Ambientes Costeiros e Materiais e Componentes de Construção e na área de Engenharia Ambiental, que conta com as linhas de Impactos Ambientais e de Recursos Hídricos e Saneamento.

 

LINHAS DE PESQUISA DA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL


  • GEOTECNIA: Essa linha de pesquisa, embora posicionada dentro da área de Engenharia Civil, tem interface com a área de Engenharia Ambiental. Essa linha trata do desenvolvimento de estudos sobre o comportamento mecânico e hidráulico dos solos e das rochas, assim como a interação de obras de engenharia com esses materiais. Estão incluídos nessa linha os trabalhos de cunho fundamental sobre a Mecânica dos Solos teórica e experimental; a Geologia de Engenharia e a Mecânica das Rochas. São também inseridos os temas relativos à aplicação da Mecânica dos Solos e Geologia às obras de engenharia que interagem com os solos e rochas, como é o caso das fundações, escavações e estruturas de contenção e os diversos tipos de obras de terra (barragens, pavimentos e aterros sobre solos moles). A linha considera também a aplicação dos conceitos fundamentais para problemas ambientais, como é caso dos estudos sobre camadas de base e cobertura de aterros sanitários, percolação de poluentes no solo e a reutilização de resíduos em obras de engenharia. Outros temas tratados na linha são relativos à aplicação de geossintéticos em obras geotécnicas e as técnicas de melhoramento dos solos.

 

  • GEOTECNOLOGIAS E AMBIENTES COSTEIROS: Os ambientes costeiros ocupam uma estreita zona do território onde ocorrem as complexas interações não lineares entre os compartimentos terrestre, oceânico e atmosférico. No quadro atual de crescente ocupação antrópica e das emergências climáticas, os ambientes costeiros têm sido objeto de preocupações e ampla percepção pública diante dos evidentes perigos, vulnerabilidades e riscos de desastres decorrentes de erosão, inundação, movimentos gravitacionais de massa, redução da biodiversidade e aumento da poluição, entre outros. Diante de tais conjunturas, a análise de dados e a modelagem espacial cumprem função decisiva como subsídio às tomadas de decisão quanto às medidas de orientação aos planos de mitigação, adaptação e planejamento do desenvolvimento costeiro. Nesta perspectiva, os elementos envolvidos na investigação de soluções para estas questões devem ser processados em perspectiva interdisciplinar, de modo a garantir a interoperabilidade entre as diversas fontes de geodados. Assim, a linha de pesquisa em Geotecnologias Aplicadas satisfaz tais requisitos por corresponder à integração de conjunto de ciências e áreas do conhecimento que tratam dos meios para captura, análise, tratamento, interpretação, disseminação e armazenamento de informações geoespaciais (geodados e geoinformações).

 

  • MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUÇÃO: Esta linha de pesquisa está relacionada a tecnologia da construção civil em temas ligados a avaliação e desenvolvimento de materiais de construção e componentes das construções. Os estudos dessa linha têm foco na análise experimental em laboratório e em campa de Materiais e componentes cimentícios, Materiais e componentes cerâmicos, Construções sustentáveis, Desempenho das construções e Durabilidade do ambiente construído, com foco em concretos, argamassas, construções em terra com menor impacto ambiental, uma vez que a construção civil é responsável pelo consumo de 1/3 da materiais primas não renováveis extraídas e por 5% de emissões de gases do efeito estufa, e assim os materiais e componentes de construção estudados nessa linha visam utilizar materiais com baixos consumos de ligantes e matérias-primas através da incorporação de resíduos e materiais de menor impacto ambiental, além de aditivos e adições que minimizem o consumo de água e aumentem a durabilidade do ambiente construído e desempenho estrutural, térmico e acústico dos componentes das construções.


LINHAS DE PESQUISA DA ÁREA DE ENGENHARIA AMBIENTAL

 

  • IMPACTOS AMBIENTAIS: Esta linha de pesquisa aborda metodologias e procedimentos de avaliação e de remediação de impactos ambientais, identificação e previsão (modelos) de impactos, avaliação da significância, bem como análise de riscos e gestão ambiental. Esta linha também aborda inclui pesquisas que avaliam a dinâmica de ecossistemas identificando potenciais impactos e proposição de medidas mitigadoras para recuperação de áreas degradadas (água e solo). Pesquisas de Geotecnologias, Modelagem Hidrodinâmica e Ecológica também são desenvolvidas permitindo identificar os impactos ambientais e quantificá-los, apresentando ferramentas inovadoras e que buscam o desenvolvimento regional e reconhecimento internacional.

 

  • RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO: Nesta linha de pesquisa se aborda pesquisas de caráter estratégico para o desenvolvimento regional e nacional. Esta linha de pesquisa tem uma abordagem interdisciplinar de recursos hídricos e saneamento desenvolvendo projetos enfoque sustentável, buscando entender e propor soluções para as particularidades das características hidrológicas e sanitárias da região Nordeste. O estudo das questões hídricas e o desenvolvimento de técnicas e conhecimentos nesta área são determinantes para o desenvolvimento econômico e social da região.  Assim, essa linha de pesquisa abrange temas relacionados com o entendimento e modelagem dos processos hidrológicos superficiais e subterrâneos em áreas rurais e urbanas; hidrometeorologia e mudanças climáticas; análise, simulação e otimização de sistemas de recursos hídricos (reservatórios, drenagem urbana, aproveitamento da água de chuva, etc); gestão de recursos hídricos e seus aspectos e instrumentos sociais, institucionais, legais, econômicos, técnicos e decisórios; gestão da oferta e da demanda de água. A linha aborda também pesquisas de saneamento que são estratégicas no programa, sendo alinhadas com alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS/2030). Nas linhas são desenvolvidas pesquisas relacionadas com operação e tecnologias de qualidade e tratamento de água para abastecimento, tratamento de esgoto e reuso, buscando novas estratégias tecnológicas e de inovação para o desenvolvimento regional.


 

Aos alunos do PPCivAm/UFRN poderão, caso disponibilizadas por órgãos de fomento, receber cotas de bolsas de estudo, além da possibilidade de atuar juntamente com os docentes do programa de convênios de pesquisa ou de cooperação tecnológica mantidos em conjunto com instituições de ensino e pesquisa no Brasil e órgãos de fomento como CAPES, CNPq, FAPERN e outros.

 Recomendamos a visita aos links "Documentos", "Turmas Ofertadas", "Grade Curricular" e outros deste site para maiores informações. Em caso de dúvida, envie mensagem para secretariapos@ct.ufrn.br.

 

COORDENADOR: Prof. Dr. Osvaldo de Freitas Neto (e-mail: osvaldo.neto@ufrn.br), contato: (84) 3342-2320 ramal 203

VICE-COORDENADORA: Profª. Drª. Adelena Gonçalves Maia (e-mail: adelenam@gmail.com)

 

SECRETARIA GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRN:

  • http://sistemas.sgp.ufrn.br/posct/
  • sipg@ct.ufrn.br
  • Telefones: (84) 33422265 (R. 615) / (84) 994746685

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA: 07:00h às 19:00h.

 

ENDEREÇO POSTAL: Av. Senador Salgado Filho, n° 3000 - CEP 59078-900
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Campus Universitário Lagoa Nova - Centro de Tecnologia - PGTEC
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao