Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO EDUARDO TOSCANO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO EDUARDO TOSCANO SOARES
DATA : 09/05/2022
LOCAL: Videoconferência - Link para acesso: https://meet.google.com/okd-yvme-cut

Aplicação do Sequenciamento de Nova Geração em cultivos de camarões Penaeus vannamei do Rio Grande do Norte

Sequenciamento de Nova Geração, Análise de parentesco, Penaeus vannamei, Genotipagem.

O camarão Penaeus vannamei é um cultivo de alto valor agregado e tem grande impacto na aquicultura, sendo a espécie mais cultivada no Brasil e no mundo. A fim de aumentar a produção nos cultivos, faz-se necessário gerenciar o patrimônio genético ali presente de forma a evitar consanguinidade e aumentar a frequência de indivíduos com características de interesse como, por exemplo, resistência a patógenos e velocidade de crescimento. Para isso, os métodos de genotipagem se baseiam em análises de parentesco auxiliam na seleção desses indivíduos. As metodologias atualmente empregadas ainda são majoritariamente baseadas em marcadores microssatélites, que possuem alto custo de implementação e permitem genotipar apenas alguns indivíduos por vez, sendo também trabalhoso. Aqui neste trabalho buscou-se avaliar a utilização de marcadores de SNPs na genotipagem de camarões em cultivo. Os marcadores de SNPs possuem uma elevada confiabilidade devido a acurácia do sequenciamento das sequências, um menor custo por indivíduo e estão amplamente distribuídos pelos genomas facilitando sua aplicação em qualquer espécie. Buscou-se incorporar marcadores mitocondriais no painel pois o DNA mitocondrial possui um sistema de herança e características físicas diferentes do DNA genômico. Para isso foi caracterizada a variabilidade intraindividual e interindividual do mitogenoma e observou-se diferenças nas variabilidades inter e intra. Os resultados dessas análises mostraram a necessidade de cautela na escolha dos marcadores mitocondriais, que podem refletir mais mutações que ocorrem apenas no indivíduo do que na população em si. Assim, foram desenhados primers mitocondriais que capturassem a variabilidade interindividual, e se possível intraindividual também, para incluir em um painel de 581 primers genômicos. Atualmente, um painel contendo uma seleção de 104 pares de primers (sendo 10 mitocondriais) foi elaborado e segue atualmente em processo de análise.

Externo à Instituição - RODOLFO LUIS PETERSEN - UFPR
Interno - 1513597 - JOAO PAULO MATOS SANTOS LIMA