MacIntyre, Alasdair Chalmers (1929-); racionalidade; metafilosofia; filosofia analítica (crítica à); filosofia da ciência e filosofia da natureza; Sto. Tomás de Aquino (ca. 1225-1274); tomismo.
A teoria das tradições de pesquisa racional de Alasdair MacIntyre elabora uma perspectiva metafilosófica em que se pode avaliar os méritos relativos de enquadramentos rivais da racionalidade em filosofia, de uma maneira que se assemelha a algumas abordagens canônicas na filosofia da ciência, evadindo-se, porém, tanto aos problemas relativos à compreensão do progresso teórico, quanto às restrições próprias das posições relativista e perspectivista, de modo a permitir, por um lado, uma percepção dos condicionamentos que operam sobre a investigação e, por outro, assumir uma postura filosoficamente realista, amparada numa concepção da verdade como adequação da mente à realidade. Com efeito, encontra-se vinculada à sua defesa de uma compreensão “clássica” da razão filosófica, especificamente um alinhamento junto à tradição aristotélico-tomista. A partir dela, procedendo a ajustes sobre algumas posições de MacIntyre, é possível considerar lançar um olhar sobre os compromissos da racionalidade filosófica analítica que permitirá estabelecer uma crítica compreensiva a essa tradição. Será preciso distinguir entre os aspectos definidores de uma racionalidade filosófica e de uma racionalidade científica, apontando que esta última é incapaz de oferecer recursos para a edificação de uma racionalidade filosófica substantiva. Depois se considerará de que modo o modelo de uma racionalidade científica é definidor do modo de investigação da filosofia analítica, sem que se manifeste diretamente como tese comum ou metodologia unitária e se mostrará porque o resultado será uma racionalidade filosófica essencialmente defeituosa.