Banca de DEFESA: NELSON JOSÉ BONFIM DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELSON JOSÉ BONFIM DANTAS
DATA : 22/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala virtual do Google Meet: meet.google.com/wjx-zqad-sbo
TÍTULO:

Controle Ressonante e Anti-Ressonante de Sistemas de Segunda Ordem de Múltiplas Entradas com Atraso Usando Receptância


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas de Segunda Ordem com Atraso, Alocação Parcial de Polos, Alocação de Zeros, Alocação Simultânea de Polos e Zeros, Matriz de Receptância, Resposta em Frequência, Robustez, Algoritmo Genético.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Uma variedade de problemas na área da engenharia de controle lida com modelos matemáticos na forma de sistemas de equações diferenciais de segunda ordem, resultantes de análise de primeiros princípios com uso de discretizações (usando o método dos elementos finitos) para obtenção de modelos de dimensão finita. Estes modelos requerem, em geral, um conhecimento acurado dos parâmetros envolvidos como, por exemplo, massas, coeficientes de amortecimento e rigidez em sistemas mecânicos, para projeto de controladores com alto desempenho. A necessidade de considerar atrasos na medição de variáveis ou na atuação nestes tipos de sistemas torna o problema mais desafiador, tendo em vista a natureza transcendente das funções de transferência resultantes. Neste contexto, o conceito de receptância surge como alternativa, possibilitando a modelagem destes sistemas a partir inteiramente de dados experimentais, dispensando o uso de hipóteses simplificadoras e aproximações como é feito recorrentemente em modelos matemáticos a parâmetros discretos. Outra virtude é destacada na dispensa de aproximações para o termo exponencial do atraso, que pode resultar em soluções indesejadas ou funções de transferência de ordem muito elevada. Desde sua introdução, modelos baseados em receptância tem ganhado destaque em diversos trabalhos, com ênfase no controle ativo de vibrações pela alocação de zeros (frequência anti-ressonante) e/ou polos (frequência ressonante). Este trabalho propõe um método para o controle de sistemas de segunda ordem com múltiplas entradas e atrasos utilizando receptância. A estrutura dos controladores usa realimentação de estados e os objetivos de controle incluem alocação parcial de zeros e polos com garantia de estabilidade e robustez, baseado no pico máximo da função de sensibilidade. A estabilidade é garantida a partir do conceito estendido do critério de Nyquist para sistemas com múltiplas entradas. A síntese do controlador é conduzida a partir de um problema de otimização e as soluções são obtidas com o uso de algoritmo baseado na teoria evolutiva, onde as avaliações das populações são definidas conforme funções relacionadas à resposta em frequência dos sistemas. Exemplos numéricos são apresentados para ilustrar e discutir o desempenho das soluções com o uso do método proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Interno - 1445637 - WALLACE MOREIRA BESSA
Externo ao Programa - ***.364.845-** - JOSÉ MÁRIO ARAÚJO - IFBA
Externo à Instituição - FERNANDO DE OLIVEIRA SOUZA - UFMG
Externo à Instituição - PERICLES REZENDE BARROS - UFCG
Notícia cadastrada em: 30/06/2023 09:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao