AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS TRANSVERSINAS E DA RIGIDEZ
DO TABULEIRO NA DISTRIBUIÇÃO DE MOMENTO FLETOR DEVIDO À
CARGA MÓVEL ATUANDO NAS PONTES CURVAS.
Pontes Curvas; Influencia das Transversinas; Distribuição de momento fletor; Método dos Elementos Finitos.
Atualmente, no projeto geométrico de rodovias, é comumente necessário optar por pontes ou viadutos com traçados curvos em planta. Isso ocorre devido as crescentes exigências de conforto e segurança para com os usuários, bem como às limitações de espaços físicos, verificados preponderantemente nos grandes centros urbanos. A análise estrutural destas pontes com geometria longitudinal curva apresenta maior complexidade quando comparado ao de pontes com traçados retos. Verifica-se esse fato devido a uma série de consequências ocasionadas pela interação entre o momento de flexão e o momento de torção, que tornam-se consideráveis as solicitações de torção, onde essas podem condicionar o dimensionamento e a estabilidade da peça, além de ocasionar o aumento da distorção da seção transversal do elemento, gerando esforços transversais e longitudinais que não podem ser desprezados. Mediante a complexidade do assunto e a escassez de pesquisas acerca do tema, é de fundamental relevância uma maior quantidade contribuições cientificas visando determinar com maior exatidão esses efeitos. À vista disso, o objetivo principal desse trabalho é realizar um estudo paramétrico sobre a Influência das transversinas e da rigidez do tabuleiro de pontes com traçado longitudinal curvo no plano horizontal, na distribuição de momento fletor devido à carga móvel. Assim, para a análise do comportamento de pontes e/ou viadutos com traçados curvos em planta serão utilizados modelos analíticos de cálculo referentes ao Método V-Load e ao Método M/R, bem como modelos numéricos utilizando o MEF por meio do software CSiBridge V17. Para ambos os métodos de cálculo serão utilizadas as cargas móveis referentes ao TB-450 definido pela NBR 7188:2013.