Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEBER MEDEIROS DE LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEBER MEDEIROS DE LUCENA
DATA: 23/03/2015
HORA: 08:00
LOCAL: Setor IV, sala 04, bloco G
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UMA CÂMARA DE CARBONATAÇÃO PROJETADA E MONTADA EM LABORATÓRIO: Estudo de caso da profundidade de carbonatação em concreto convencional e autoadensável – CAA.


PALAVRAS-CHAVES:

Carbonatação acelerada; projeto; concreto autoadensável.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Materiais e Componentes de Construção
RESUMO:

O avanço da tecnologia, assim como o surgimento de novos materiais, têm tornado a indústria da construção um celeiro de novas pesquisas em suas mais diversas áreas. Nesse cenário, o estudo do concreto e das estruturas de concreto armado vem se tornando cada vez mais necessário para um desenvolvimento sustentável e duradouro das edificações. Dentre os mais diversos tipos de concreto existentes na literatura, o concreto autoadensável parece ser uma ótima alternativa para o atual apelo mundial da sustentabilidade, haja vista a maior garantia de uma vida útil das estruturas de concreto armado. Nesse sentido, o estudo da carbonatação acelerada em concreto autoadensável contribui significativamente para a consolidação do conceito de durabilidade atribuído ao CAA com resíduos e/ou adições minerais. Para tal, diante da inviabilidade técnico-financeira para aquisição de uma câmara de carbonatação comercial, esta pesquisa consiste em projetar, montar e avaliar a eficiência de uma câmara de carbonatação em laboratório, de forma a submeter amostras de CAA comparada ao concreto convencional, às concentrações de 5%, e 100% de dióxido de carbono, com reprodutibilidade do ensaio ao longo de 90 dias para cada concentração.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1515200 - JOSE NERES DA SILVA FILHO
Presidente - 022.621.844-96 - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN
Interno - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 17/03/2015 14:59
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao