Grupo Totem: a infecção pela performance e a encenação performática
Palavras chave: Encenação performática, performance, infecção.
Key words: Performatic staging, performance, infection.
RESUMO: A questão da criação de encenações de matrizes híbridas tem demandado, há mais de três décadas, a atenção de diversos teóricos teatrais (COHEN: 1995; LEHMANN: 2007). O estudo de filósofos (DELEUZE & GUATTARI: 1995) tem contribuído para novas conceituações da cena. São práticas artísticas, que dependendo do contexto, vêm gerando cada vez mais, novas formas de encenação. Abordarei a questão da infecção do teatro pela performance, tomando como base o pensamento de Barbara Browning (1995), a partir da sua capacidade de penetrar e de invadir territórios, e instalar um novo sistema. Afirmo que o Grupo Totem (Recife – PE) foi contaminado pela performance e analisarei duas encenações performáticas do grupo, seus pontos de convergência e distanciamento. A primeira é Ita, a busca da origem, o devir animal; a segunda é Caosmopolita, o corpo como reflexo da urbanidade. ABSTRACT: The issue of creating productions ofhybrid matrices has demanded, for more thanthreedecades, the attention of several theater theorists (COHEN: 1995; LEHMANN: 2007). The study of philosophers (DELEUZE & GUATTARI: 1995) has contributed for new concepts of the scene. These artistic practices, depending on the context,have been generating,more and more,new waysof staging. I will discussthe issueof the theater’s infection by the performance, based on the thought of Barbara Browning (1995), from its capacity to penetrate and invadeterritories,and installa new system. I affirmthat theTotem Group (Recife – PE) wascontaminatedby the performance and analyze two performative plays of the group, their points of convergence and separation.The first one is Ita, the search for the origin, the animal devir; the second is Caosmopolita, the body as a reflex of urbanity. |