Banca de DEFESA: MARYELLE DE CÁSSIA ALBINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARYELLE DE CÁSSIA ALBINO
DATA : 27/02/2024
LOCAL: Videoconferência - Link para acesso: https://meet.google.com/dxb-duud-tsv

Efeitos da retirada de sacarose e de etanol sobre comportamentosrelacionados à ansiedade e à depressão: investigação do papel davia das quinureninas

Sacarose, Etanol, Retirada, Indoleamina 2,3-dioxigenase; Inulina,Desordens emocionais.

Nos transtornos relacionados ao uso/abuso de substâncias, a fase de retirada favorece o reforço negativo e a continuação do consumo apesar dos prejuízos físicos e mentais. Mulheres constituem um grupo de risco para esses transtornos e poucos estudos investigam as modificações de substratos neurais em fêmeas. A enzima indoleamina 2,3-dioxigenase (IDO), responsável pelo metabolismo do triptofano em quinureninas, foi vista hiperativada em machos em abstinência alcóolica e associada a desordens emocionais. Assim, o presente trabalho investigou os efeitos da retirada da sacarose e de etanol sobre comportamentos relacionados à ansiedade e à depressão e sobre a atividade da IDO em áreas encefálicas que participam na modulação destas emoções em ratas Wistar. No experimento 1, as ratas foram submetidas a uma dieta líquida de sacarose por 16 dias e aos testes comportamentais nos dias 3, 5, 22 e 24 após a retirada de sacarose. No experimento 2, as fêmeas foram submetidas a dieta líquida exclusiva de etanol em concentrações crescentes (2, 4 e 6%) por 21 dias e a uma bateria de testes comportamentais nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 após a retirada de etanol. As ratas que receberam etanol foram tratadas com inulina (10 ou 30 mg/Kg via oral, gavagem) ou água mineral. Após a avaliação comportamental, os animais foram eutanasiados e tiveram amostras de sangue e do córtex frontal, estriado e hipocampo coletadas. Nas ratas expostas a sacarose houve uma redução no tempo de imobilidade no teste do nado forçado e aumento da concentração de triglicerídeos plasmáticos. Nenhuma alteração bioquímica e comportamental foi vista em animais em retirada de sacarose. As ratas em retirada de etanol exibiram menor exploração dos braços abertos no labirinto em cruz elevado, maior auto-limpeza no teste de spray de sacarose, maior enterramento de bolas de vidro no teste do marble burying e maior tempo de imobilidade no teste do nado forçado. Houve uma tendência ao aumento na concentração de quinurenina no córtex. A inulina nas doses de 10 e 30 mg/Kg atenuou este aumento, e, a dose de 30 mg/Kg mitigou os efeitos comportamentais nos animais nos testes do labirinto em cruz elevado, spray de sacarose, marble burying e de natação forçada. Em conclusão, as fêmeas não foram sensíveis à retirada de sacarose. O consumo prolongado de sacarose demonstrou um efeito antidepressivo. A retirada de etanol promoveu comportamentos do tipo ansiosos e depressivos e aumentou a atividade da via das quinureninas das fêmeas, tais alterações foram revertidas pelo tratamento com inulina. O prebiótico demonstrou um potencial candidato para o tratamento do transtorno por uso de álcool.

Presidente - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Interno - 2412258 - EDILSON DANTAS DA SILVA JUNIOR
Externa ao Programa - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI - UFRNExterna à Instituição - ISABELLA MARIA DE OLIVEIRA PONTES FERNANDES - UFERSA
Externa à Instituição - JANAINA MENEZES ZANOVELI - UFPR