Banca de DEFESA: BRUNO AMORIM DO CARMO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO AMORIM DO CARMO
DATA : 07/12/2023
LOCAL: Videoconferencia - Link para acesso: https://meet.google.com/jem-wkyu-mgc

ATIVIDADE IN VITRO E IN VIVO DE PEPTÍDEOS ANTIMICROBI-ANOSANÁLOGOS INCORPORADOS À NANOPARTÍCULAS DE PLGA CONTRA Staphylococcusaureus

Tityus stigmurus; escorpião; peptídeos análogos; agentes antimicrobianos;nanotecnologia;sinergismo.

O surgimento de microrganismos multirresistentes aos fármacos conven-cionais consiste em um grave problema de saúde pública mundial quelimita as alternativas terapêuticas e revela a necessidade da busca urgentepor novos agentes antimicrobianos. A peçonha do escorpião Tityus stig-murus é uma rica fonte de componentes biologicamente ativos, incluindopeptídeos antimicrobianos com elevado potencial terapêutico. A Stigmu-rina consiste em um peptídeo antimicrobiano, com efeito antibiótico sobrecepas bacterianas Gram-positivas. Utilizando este peptídeo nativo comoprotótipo foram realizadas modificações na estrutura primária da Stigmu-rina com o intuito de potencializar sua atividade, gerando 31 análogos(patente BR102015029044-6). Neste estudo, foi elucidada a conformaçãotridimensional por ressonância magnética nuclear (RMN), investigada aestabilidade por dicroísmo circular e avaliada a ação antibacteriana in vi-tro e in vivo de dois peptídeos análogos da Stigmurina denominados deStigA25 e StigA31. Além da notável atividade antimicrobiana já descritaem estudo anterior, os peptídeos StigA25 e StigA31 apresentaram açãohemolítica dependente de concentração em relação ao peptídeo protótipo.Afimdereduziracitotoxicidade,aumentaraestabilidadeepotencializara eficiência terapêutica desses peptídeos, foi investigado o efeito da asso-ciação desses componentes bioativos à nanopartículas de poli(ácido lático-co-ácido glicólico) (PLGA). StigA25 e StigA31 revelaram uma confor-mação predominante em α-hélice por RMN,com elevadaestabilidadeestrutural em diferentes condições de temperatura, pH e na presença desais por dicroísmo circular. A associação destes componentes às nanopartículas de PLGA possibilitou um nanosistema estável com alto índice deincorporação dos peptídeos, atividade antimicrobiana equivalente aos dospeptídeos livres e relevante redução da toxicidade. A microscopia eletrô-nica de varredura e transmissão demonstrou que tanto os peptídeos livresquanto nanoparticulados apresentam ação na membrana celular bacteriana,promovendoarupturadamembrana.Portanto,esteestudorevelao elevado potencial terapêutico do StigA25 e StigA31 associados a nanosis-tema de PLGA, indicando o uso deste nanocarreador como uma ferramenta promissora para a aplicação terapêutica destas moléculas bioativas nodesenvolvimentodenovos agentes anti-infecciosos.

Presidente - 1544647 - MATHEUS DE FREITAS FERNANDES PEDROSA
Interno - 2275890 - MARCELO DE SOUSA DA SILVA
Externo ao Programa - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR - UFRNExterno à Instituição - ENEAS DE CARVALHO - IB/SP
Externa à Instituição - MARIANA DE SOUZA CASTRO - UnB