Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE ALVARES DA SILVA

DISCENTE : MONIQUE ALVARES DA SILVA
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Videoconferência - Link para acesso: https://meet.google.com/wzz-zjrz-giy

DIAGNÓSTICO GENÉTICO E ANÁLISE BIOINFORMÁTICA DE VARIANTES DO GENE PPARγ, PRECURSOR DA LIPODISTROFIA FAMILIAR PARCIAL DO TIPO 3 EM PACIENTES DO NORDESTE BRASILEIRO

lipodistrofia, PPARγ, hipertrigliceridemia, tecido adiposo.

A lipodistrofia tipo 3 (LPF3) tem sido descrita como molecularmente associada ao gene PPARγ, com variantes predominantemente do tipo sentido trocado no cromossomo 3. A síndrome causa perda de tecido adiposo nos membros supe- riores e inferiores, quadris e face. Geralmente está associada a distúrbios meta- bólicos, como diabetes tipo 2, resistência à insulina, hipertrigliceridemia e dis- função hepática. Por conseguinte, o objetivo desse trabalho foi diagnosticar molecularmente pacientes com suspeita de LPF3 recrutados pela clínica de endocrinologia do Hospital Universitário Onofre Lopes. Para tal, foi realizada avaliação clínica, coletados swabs orais e amostras de sangue. Foram realiza- das análises bioquímicas e dosagem dos hormônios adiponectina e leptina atra- vés da técnica de ELISA para avaliação dos distúrbios metabólicos inerentes à LPF3.Atécnicadesequenciamentodenovageração(NGS)foiescolhidaparao diagnóstico das variantes através de um painel de genes relacionados com li- podistrofias incluindo LMNA E PPARγ. Para confirmação dos dados NGS foi realizada a amplificação de material genético por PCR convencional e sequen- ciamento Sanger utilizando primers desenhados especificamente para esse trabalho. As ferramentas utilizadas para análise bioinformática das variantes foramoPoly-Phen2,TCoffeeeMutationTaster. Foiobservadoqueospacientes apresentavam as características clínicas compatíveis à presença de lipodistrofia como:perdadetecidoadiposoemextremidades, hipertrigliceridemia,esteatose, além de uma dosagem de adiponectina reduzida e de leptina dentro da normali- dade em relação ao valor de referência para o índice de massa corpórea cor- respondente. Molecularmente foram identificadas e confirmadas em três pacien- tes novas variantes heterozigóticas localizadas nas posições c.533T>C promo- vendo a substituição do aminoácido leucina por prolina em 178 (p.Leu178Pro) e c.641C>T promovendo a substituição do aminoácido prolina por leucina em 214 (p.Pro214Leu). As variantes afetam respectivamente o domínio DBD da proteí- na, responsável pela ligação do PPAR à região promotora dos genes alvo e a região Hinge, envolvida na interação com coativadores e corepressores Através da análise bioinformática de cada variante identificada e seu alinhamento com- parativo com o tipo selvagem foi observado que os scores corroboravam com o observado clinicamente, classificando as variantes como deletérias para sua função. Nenhuma das variantes encontradas foram relatadas anteriormente na literatura.

Presidente - 1046922 - LEONARDO CAPISTRANO FERREIRA
Externa ao Programa - 2477216 - NAISANDRA BEZERRA DA SILVA FARIAS - nullExterno ao Programa - 2329140 - RAIMUNDO FERNANDES DE ARAUJO JUNIOR - null
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 16:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao