Banca de DEFESA: MARIA LUCIA DA SILVA CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUCIA DA SILVA CORDEIRO
DATA : 24/10/2023
LOCAL: https://meet.google.com/dxs-krqu-ejb

EXTRATOS DE Talisia esculenta APRESENTAM COMPOSTOS BIOATIVOS COM ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E POTENCIAL ANTI-INFLAMATÓRIO EM MODELOS IN VITRO E IN VIVO

Sapindaceae; estresse oxidativo; Tenebrio molitor; planta medicinal; Zebrafish

Conhecida popularmente como Pitombeira, Talisia esculenta (Sapindaceae) é uma espécie nativa do nordeste brasileiro que possui potencial econômico e medicinal. Os frutos desta planta são utilizados na alimentação e suas cascas atualmente têm seu potencial farmacológico pouco explorado, sendo descartado sem nenhuma aplicação biotecnológica A infusão de suas folhas é utilizada na medicina popular com indicação contra dores no quadril, reumatismo e pressão alta, porém, até o momento estudos de avaliação de seu potencial farmacológico, toxicológico e composição fitoquímica são escassos. Diante desse contexto, esse estudo teve como objetivo obter os extratos hidroetanólicos e as infusões das folhas e cascas dos frutos de T. esculenta, realizar sua caracterização fitoquímica, mensurar seu potencial antioxidante e anti-inflamatório in vitro e sua toxicidade e capacidade antioxidante in vivo, utilizando dois modelos animais, Tenebrio molitor e Zebrafish. Para isso, foram preparados o extrato hidroetanólico (70%) e o extrato aquoso (infusão) a partir das folhas frescas e cascas dos frutos da espécie, obtendo-se assim o extrato hidroetanólico das folhas (HF), infusão das folhas (IF), extrato hidroetanólico das cascas dos frutos (HC) e infusão das cascas dos frutos (IC). Inicialmente, a avaliação da capacidade antioxidante foi realizada por meio dos ensaios de Capacidade Antioxidante Total (CAT), sequestro do radical DPPH, poder redutor e quelação de Cobre. A citotoxicidade dos extratos foi avaliada por meio do ensaio MTT e ensaio de migração, e mensurada sua capacidade antioxidante em células NHI/3T3. Os extratos IF e HC foram selecionados para ter seus efeitos investigados em T. molitor e para caracterização fitoquímica, que foi realizada por meio da quantificação do teor de fenolicos, flavonoides e análise por CLAE-DAD (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com detecção por arranjo de diodos). Também foi analizado nesse trabalho, o potencial antioxidante e anti-inflamatório de todos os extratos de T. esculenta sobre a linhagem de macrófagos RAW 264.7. Ademais, investigou-se os efeitos protetores dos extratos de T. esculenta com os modelos de estresse oxidativo induzido por H2O2 e CuSO4 e ascorbato em Zebrafish, com base na análise dos níveis de espécies reativas de oxigênio (ERO). Os resultados revelaram que ambos os extratos apresentaram capacidade de sequestro de radicais, assim como uma elevada capacidade de quelação de íons cobre. Observou-se que os extratos de T. esculenta não apresentaram efeitos citotóxicos sobre a linhagem NHI/3T3, e apresentaram efeitos protetores contra o dano oxidativo induzido por CuSO4 e ascorbato. A análise da sobrevivência em larvas de T. molitor mostrou que IF e HC não apresentaram toxicidade significativa, nas concentrações avaliadas e foram capazes de reduzir o efeito do CuSO4 sobre os animais, uma vez que foi verificado uma maior sobrevivência de larvas tratadas com os extratos, com relação ao controle positivo, bem como menor melanização nos animais. A análise por CLAE-DAD revelou a presença de compostos em sua maioria da classe dos flavonoides, e identificou-se a presença de ácido gálico, quercitrina e rutina. Os resultados com modelo celular RAW 264.7 demonstraram a ausência de citotoxicidade pelo ensaio MTT e que os extratos de T. esculenta também foram capazes de reduzir os danos causados pelo estresse oxidativo induzido por H2O2 nos macrófagos. No entanto, apenas HC foi capaz de reduzir a produção de óxido nítrico (NO), quando os macrófagos foram estimulados com Lipopolissacarídeo (LPS). Todos os extratos reduziram os níveis de ERO nas larvas de Zebrafish expostas ao H2O2, no entanto uma redução mais significativa foi verificada para HF, IF e HC que foram iguais estatisticamente ao controle negativo. Ambos as amostras também reduziram os níveis de ERO no modelo de estresse induzido por CuSO4 e ascorbato em Zebrafish, de forma elevada. Em conjunto, esses dados demonstram que T. esculenta é uma fonte de compostos com potentes efeitos antioxidantes e potencial anti-inflamatório que deve ser mais profundamente estudado para futuras aplicações biotecnológicas.

Interna - 1549705 - ADRIANA FERREIRA UCHOA
Externa à Instituição - DAYANNE LOPES GOMES - IFPI
Externa à Instituição - DEBORAH YARA ALVES CURSINO DOS SANTOS - USP
Presidente - 1453487 - KATIA CASTANHO SCORTECCI