Banca de DEFESA: NATANA RODRIGUES DE MOURA

DISCENTE : NATANA RODRIGUES DE MOURA
DATA : 30/07/2019
LOCAL: Escola de Ciência e Tecnologia

ROBÔ-CAR: UMA ABORDAGEM DA ROBÓTICA EDUCACIONAL APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA.

Ensino de Física; Cinemática; Robótica Educacional; Arduino.

Esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto educacional que seja utilizado como ferramenta de ensino nas aulas de física, sendo sugerida uma abordagem metodológica no ensino de cinemática, mais precisamente sobre conceitos relacionados a movimento uniforme, aos alunos do ensino médio a partir da utilização da Robótica Educacional de baixo custo. Propõe-se um manual didático de desenvolvimento do protótipo, intitulado Robô-Car, comandado por programação a partir de uma plataforma Arduino, como também uma metodologia, em sequência didática, que consiste de uma parte prática utilizando o robô aplicado ao estudo de movimento, onde os alunos participarão ativamente, e uma teórica com a posterior análise dos dados coletados. Nesse primeiro momento objetivamos trabalhar de forma lúdica, interativa e intuitiva os conceitos de movimento, utilizando a Robótica Educacional como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, considerando as taxas de variação, sua aplicação ao estudo do movimento e o erro na medição de grandezas. Na parte teórica, os ideias abordadas no experimento serão debatidas a partir da organização e análise dos dados coletados, sendo o professor responsável pela orientação, com intervenções, cada vez mais ativas até que a teoria seja desvendada. Nesse processo, o aluno construirá uma sequência lógica de raciocínio permitindo, baseado no seu conhecimento de mundo, a compreensão da teoria proposta. Constatou-se que o uso da Robótica Educacional, em aulas, é um recurso metodológico extraordinário, pois além de uso ilimitado, também é extremamente atrativo. Tal característica é fundamental, pois empolga os alunos ocasionando maior estímulo tanto para se concentrar como debater as atividades propostas em sala.

Externo à Instituição - FRANCISCO FRANCINÉ MAIA JÚNIOR - UFERSA
Interno - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR
Presidente - 2042579 - SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
Notícia cadastrada em: 30/06/2019 11:00