Banca de DEFESA: MARCELO RANGNER VASCONCELOS SILVA

DISCENTE : MARCELO RANGNER VASCONCELOS SILVA
DATA : 22/12/2021
LOCAL: meet.google.com/njc-ybis-mgg

COMPETÊNCIAS DOCENTES NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E A INTENÇÃO DO USO DO E-LEARNING

Competências. Docência. E-learning. UTAUT.

O presente estudo analisou as competências dos docentes de Ciências Contábeis associadas à intenção de uso das ferramentas E-learning, sob a perspectiva da luz da Teoria Unificada da Aceitação e do Uso e de Tecnologia (UTAUT). O estudo foi de natureza aplicada, descritivo, bibliográfico, com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi realizada via Survey por meio da aplicação da Análise Fatorial, Correlação, Alpha de Cronbach e Análise de Regressão Múltipla por MQO. Para tanto, utilizou os seguintes constructos: perfil, concepções da docência universitária, mediação, formação profissional, saberes docentes, utilização de recursos tecnológicos e intenção de uso. Para atingir esse objetivo, foram pesquisados 70 professores de IES públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Norte. Aplicou-se um questionário com três seções: A primeira composta por questões que identificaram o perfil dos docentes; a segunda buscou questões relacionadas a concepções da docência universitária, a mediação, a formação profissional, os saberes docentes sendo proposta por Arruda(2015) e a terceira e última tratou de questões relativas como os professores utilizam recursos tecnológicos e qual sua intenção de uso no processo de ensino-aprendizagem motivados pela pesquisa de Andrade(2018) e Nganga(2015). O instrumento foi composto por 41 itens, sendo eliminados 7 questionários devido inconsistências. Por fim, a amostra final contou com 63 instrumentos de pesquisa. Os resultados da pesquisa revelaram que o modelo econométrico apresentou o R2 de 0,6362 quanto à variação explicada da Intenção de Uso pelas variáveis independentes do modelo, assim como, apenas os construtos “Formação Profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” são estatisticamente significantes a 5%, não rejeitando a hipótese de que estas variáveis têm relação positiva com a variável dependente “Intenção de uso” de recursos tecnológicos no processo de ensino- aprendizagem. Dessa maneira, recomenda-se para futuras pesquisas que o mesmo estudo seja replicado em outras regiões do País, onde amostra seria, não somente professores, como também coordenadores e alunos, pois esses também fazem uso de recursos tecnológicos. Podendo ainda, buscar identificar quais são os recursos, até mesmo estratégias de ensino que os docentes dos cursos de Ciências Contábeis mais utilizam, em prol de atrair o aluno no processo de aprendizagem.

Externa ao Programa - 1100806 - ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - EDVALDA ARAUJO LEAL - UFU