ADOÇÃO DO E-LEARNING:APLICAÇÃO DE UM MODELO ESTENDIDO DE ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA SISTEMA DE APRENDIZAGEM ELETRÔNICA
E-learning. Adoção da tecnologia. TAM.
O presente estudo busca identificar os fatores que influenciam a adoção do e-learning por parte
dos alunos do curso de Administração a distância da UFRN, utilizando como base o modelo de
aceitação da tecnologia – TAM, proposto por Davis (1989), ao qual foram acrescentadas as
variáveis: norma subjetiva, qualidade da informação, autoeficácia computacional e atuação da
tutoria. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa aplicada, quanto à sua natureza, quantitativa,
quanto à abordagem do problema proposto e descritiva, quanto aos seus objetivos. A amostra da
pesquisa foi de 244 alunos e a coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta do
questionário que foi aplicado durante a participação dos alunos em uma avaliação presencial de
uma das disciplinas cursadas pelos mesmos. O tratamento estatístico utilizado nesta pesquisa
compreendeu as técnicas de estatística descritiva, análise fatorial e análise de regressão linear
simples e múltipla. Os dados mostram que a maioria dos alunos é do sexo masculino, possuem
mais de 40 anos de idade e são casados. Verificou-se, ainda, que a maioria dos alunos já chegou a
iniciar algum curso de graduação, não o tendo concluído e que a grande maioria dos respondentes
nunca havia tido nenhum tipo de experiência anterior com o e-learning. Além disso, a maioria
dos alunos afirmou freqüentar o ambiente virtual de aprendizagem de forma regular e se
considerou razoavelmente ativa na plataforma de aprendizagem. No que se refere à estatística
inferencial observou-se que a variável dependente uso foi influenciada diretamente pela utilidade
percebida. Já a variável facilidade de uso percebida, embora não tenha exercido influência direta
sobre o uso, demonstrou ter influência positiva sobre a utilidade percebida. No que se refere aos
fatores adicionados ao modelo TAM, observou-se que a norma subjetiva, a qualidade da
informação e a autoeficácia computacional também mostraram influência positiva sobre o fator
utilidade percebida. Por outro lado, o fator atuação da tutoria não se mostrou influente em relação
a esta variável. Já em relação a facilidade de uso percebida, tanto o fator atuação da tutoria
quanto o fator autoeficácia computacional se mostraram influentes. Diante dos resultados,
observou-se que todas as variáveis presentes nessa pesquisa influenciam direta ou indiretamente
o uso do e-learning por parte dos alunos do curso de Administração a distância da UFRN. Desta
forma, foi possível verificar o modelo TAM em conjunto com os fatores norma subjetiva,
qualidade da informação, autoeficácia computacional e atuação da tutoria, mostrou-se adequado
para a compreensão da adoção do e-learning.