|
Disertaciones |
|
1
|
-
FERNANDA JULYANNA SILVA DOS SANTOS
-
ELEIÇÃO NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO DIRETOR ELEITO SOBRE O DESEMPENHO EDUCACIONAL NO ESTADO DA BAHIA
-
Líder : LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
DINAH DOS SANTOS TINOCO
-
RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
RODRIGO LEANDRO DE MOURA
-
Data: 07-ene-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
No Brasil, a escolha dos diretores escolares é formulada de maneira descentralizada por estados e municípios, com processos que podem variar ao longo do tempo para uma mesma localidade. No estado da Bahia, os diretores das escolas estaduais eram indicados politicamente até 2008, quando a escolha passou a ser por eleições. O objetivo deste artigo é analisar os efeitos de tal mudança no rendimento escolar dos alunos. Para tanto, são usados os métodos de dados em painel e de diferença em diferenças que compara as escolas estaduais (grupo de tratamento) às escolas municipais (grupo de controle) que não foram afetadas pela mudança na política e, portanto, continuaram selecionando os diretores por indicação. São utilizadas as bases de dados da Prova Brasil de 2007, 2009 e de 2011, a primeira anterior e as outras duas posteriores à política de seleção adotada pelas escolas estaduais. Os resultados mostram que, tanto para a proficiência em Língua portuguesa quanto em Matemática, o desempenho médio dos alunos das escolas em que os diretores são selecionados e posteriormente eleitos é um pouco menor do que o desempenho médio de alunos que frequentam escolas em que os diretores são apenas indicados. Este resultado pode estar relacionado, segundo a literatura, a efeitos perversos da política de escolha do gestor por voto, tais como o clientelismo, o corporativismo e a politização do ambiente escolar.
|
|
2
|
-
RENAN FELINTO DE FARIAS AIRES
-
MODELO DE DECISÃO MULTICRITÉRIO PARA SELEÇÕES INTERCICLO DAS UNIVERSIDADES NOVAS: ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
-
Líder : AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
HELIO ROBERTO HEKIS
-
LUCIANO FERREIRA
-
MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI
-
Data: 14-ene-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
As discussões em que se desenvolvem as propostas de reforma universitária no Brasil compreendem, dentre outros aspectos, a concepção da universidade intitulada de “Universidade Nova”, cuja origem estrutural advém do projeto de lei da reforma da educação superior e dos fundamentos da unificação da educação superior europeia (processo de Bolonha). Em seu cerne, o processo de Bolonha impôs uma série de transformações, dentre as quais, a promoção da mobilidade, como estímulo à cooperação interinstitucional no intuito de permitir uma melhor e maior qualificação dos alunos. Apesar disso, o que se percebe é que este ponto é um dos principais aspectos deficientes apresentados pelas instituições brasileiras que adotaram esse modelo de ensino superior. Um exemplo disto é o Bacharelado em Ciências e Tecnologia - BC&T da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em que existem problemas tanto de ordem interna, representada pelo problema de reaproveitamento de disciplinas, como de ordem externa, para os casos de transferências interinstitucionais. Por conta disto, e sabendo-se que este é um típico problema em que estão envolvidos múltiplos critérios, o objetivo deste estudo é propor um modelo multicritério para a seleção interciclo da EC&T da UFRN, que contemple a questão da mobilidade. Para tanto, este estudo, de caráter exploratório e delineado como estudo de caso, utilizou, como ferramentas de coleta de dados, as pesquisas bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas. Para a elaboração do modelo, foram utilizadas as cinco fases mais comumente presentes nas modelagens dos problemas de pesquisa operacional em uma amostra de 91 discentes do BC&T. Como resultados, obteve-se um modelo que contempla a questão da mobilidade interna e externa da escola e que, além disso, também se mostrou mais robusto e justo do que o modelo atual do BC&T e também do que é utilizado nas demais graduações da UFRN, levando em consideração as expectativas de resultados dos decisores.
|
|
3
|
-
JOÃO PAULO COSTA DE MEDEIROS
-
Precificação da Energia Eólica Offshore no Brasil
-
Líder : VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
FELIPE MENDONCA PIMENTA
-
VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
Data: 21-ene-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A fonte de energia eólica offshore é limpa, renovável e apresenta melhor desempenho do que a fonte onshore em quesitos como maior estabilidade e incidência de ventos, menor impacto visual e sonoro, dentre outros. Em contrapartida, ainda é cerca de duas vezes mais cara que a fonte onshore. Muito em parte isso se dá pelos elevados custos de instalação e manutenção no mar. Para entender melhor como esses custos direcionam o preço da fonte offshore esse trabalho calcula o Nivelized Cost of Energy – LCOE, que representa o retorno mínimo para cobrir os custos de desenvolvimento, produção e manutenção de um projeto eólico. O LCOE foi calculado para todos os parques eólicos onshore brasileiros listados no Bloomberg New Energy Finance®, contabilizando 71 parques. Como o Brasil ainda possui parques eólicos offshore, os valores do LCOE para estes foram calculados dobrando-se os custos dos parques onshore e realizando simulações para estimar a produção de energia no mar. A análise de sensibilidade para os parâmetros que compõem o LCOE indicam que maiores fatores de capacidade obtidos no mar em detrimento da fonte onshore tem o potencial de reduzir significativamente o preço da energia.
|
|
4
|
-
JOYCE MARIELLA MEDEIROS CAVALCANTI
-
TANGIBILIDADE, CLASSE DE ATIVOS E ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA.
-
Líder : ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
MARCIO ANDRÉ VERAS MACHADO
-
Data: 21-ene-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este estudo tem como objetivo investigar a influência das classes de ativos e da desagregação da tangibilidade como fatores determinantes da estrutura de capital das empresas listadas na BM&FBOVESPA no período de 2008 a 2012. Foram compostas duas classes de ativos circulantes que, agrupadas por liquidez, são analisadas pelas instituições financeiras para concessão de crédito: recursos correntes (Disponibilidades e Aplicações Financeiras) e operações com duplicatas (Estoques e Clientes a Receber). A desagregação dos ativos tangíveis foi feita com base em seus principais componentes fornecidos como garantias para empréstimos, a exemplo de Máquinas & Equipamentos e Terrenos & Edificações. Para extensão das análises, três métricas para alavancagem (contábil, financeira e de mercado) foram empregadas e a amostra foi dividida em nível setorial. Em razão de possíveis relações endógenas entre alavancagem e os indicadores corporativos assim como vieses de variáveis omitidas, o modelo de dados em painel dinâmico estimado por GMM sistêmico de dois estágios foi utilizado. Os resultados encontrados sugerem que os recursos correntes são determinantes da estrutura de capital possivelmente por serem caracterizados como proxies para solvência financeira, sendo sua relação positiva com o endividamento. A tangibilidade de ativos possui relação inversamente proporcional com a alavancagem. Ao desagregá-la em seus principais componentes, a influência negativa e significativa das Máquinas & Equipamentos foi mais acentuada no setor de Bens Industriais. Esse resultado demonstra que, em média, os ativos mais específicos da atividade operacional de uma empresa concorrem para menor uso de recursos de terceiros. Como resultados complementares, verificou-se que a alavancagem possui persistência, o que coaduna com a teoria do static trade-off. Especificamente para alavancagem financeira, observou-se que a persistência é significativa quando controlada para as variáveis de classes de ativos circulantes defasadas. A variável proxy para oportunidades de crescimento, medida pelo Market-to-Book, tem o sinal de seu coeficiente controverso. O tamanho da empresa tem relação positiva com o endividamento, a favor da teoria do static trade-off. A lucratividade é a variável mais consistente em todas as estimações realizadas, apresentando relação fortemente negativa e significativa com a alavancagem, conforme prediz a teoria do pecking order.
|
|
5
|
-
FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO
-
A Corrupção Burocrática Inibe o Empreendedorismo? Uma Análise Empírica dos Estados Brasileiros
-
Líder : LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
GIÁCOMO BALBINOTTO NETO
-
LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
Data: 23-ene-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O presente estudo tem por objetivo verificar a relação entre empreendedorismo e incidência da corrupção burocrática nos estados brasileiros e Distrito Federal. A principal hipótese do estudo é que a abertura de empresas nos estados brasileiros é afetada negativamente pela incidência da corrupção. O referencial teórico é dividido em Empreendedorismo e Corrupção burocrática, com ênfase na perspectiva materialista (objetivista) do empreendedorismo e nos efeitos da corrupção burocrática sobre a atividade empreendedora. Através do método de regressão com dados em painel, foram estimados os modelos com dados agrupados e com efeitos fixos e aleatórios. Para mensurar a corrupção, utilizou-se o Índice Geral da Corrupção para os estados brasileiros (Boll, 2010), e para representar o empreendedorismo, a abertura de empresas per capita por estado. Os testes (de Chow, Hausman e Breusch-Pagan) apontam que o modelo de efeitos aleatórios é o mais apropriado, e seus resultados indicam um impacto positivo da corrupção burocrática sobre a atividade empreendedora, contrariando a hipótese esperada e encontrada em trabalhos anteriores, para o Brasil, e corroborando a proposição de Dreher and Gassebner (2011) de que, em países com alta regulamentação, a corrupção burocrática pode ser um “lubrificante” na abertura de empresas.
|
|
6
|
-
TAMARA PATRICIA FILGUEIRA DE MELO
-
Fatores críticos de sucesso para sistemas de informação de apoio ao gerenciamento de projetos: o caso SEBRAE/RN
-
Líder : MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
BRIVALDO ANDRE MARINHO DA SILVA
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
Data: 13-feb-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O atual contexto econômico está impulsionando o trabalho das empresas com foco na gestão de projetos, que necessitam ser gerenciados e monitorados periodicamente. Historicamente metas de prazo, custo e qualidade são termômetro para medições de sucesso ou fracasso das empresas. Os projetos para uma melhor gestão necessitam de sistemas que deem o suporte necessário desde a estruturação até o orçamento de cada projeto, assim como seu monitoramento durante toda a execução. O resultado dos componentes acima citados refletem os resultados globais da instituição. Em decorrência disso o presente trabalho objetivou Investigar os fatores críticos de sucesso para os sistemas de informações que apóiam a gestão de projetos na visão dos gestores de projetos do Sebrae/RN, buscou através dos gestores de projetos apresentar estes fatores críticos de sucesso para a partir deles tomar decisões buscando a melhoria do desempenho da organização estudada, eliminando os efeitos dos fatores críticos de sucesso encontrados. Os resultados apontaram fatores críticos de sucesso que impedem o melhor desempenho dos sistemas de informações desde a estruturação até a execução e monitoramento dos projetos. Apontaram pontos críticos como ausência de controle, no sentido de avaliações periódicas do desempenho dos usuários, desencadeando assim ausência de capacitações, apoio da alta gerencia em relação aos sistemas de informação, estrutura organizacional em relação a integração entre os sistemas e acesso facilitado visto a atuação dos colaboradores no interior do estado, ausência de motivação das partes interessadas, os stakeholders, etc. Estes fatores relacionados a questões de perfil dos respondentes e às perguntas abertas revelaram algumas peculiaridades para melhoria do desempenho destes sistemas de informações e, consequentemente da gestão dos projetos e resultados globais da instituição.
|
|
7
|
-
RAMIRO JORGE ALDATZ
-
TRIBUTOS INDIRETOS NA CADEIA PRODUTIVA DO CAMARÃO
-
Líder : ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
ERIVAN FERREIRA BORGES
-
LUIZ ANTÔNIO ABRANTES
-
Data: 16-abr-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O Rio Grande do Norte apresenta um relevante potencial na cadeia produtiva da criação de camarões em viveiros. Na etapa de larvicultura responde por mais da metade da produção nacional de pós-larvas. Por sua vez, na etapa de engorda esse Estado é o segundo maior produtor de camarão do país. Na etapa de beneficiamento, as plantas instaladas no Estado possuem quase 40% da capacidade de beneficiamento de camarão do Nordeste. Ocorre que o Brasil apresenta a carga tributária mais alta entre os principais países produtores de camarão. Diante da influência que os tributos exercem na concorrência entre as empresas, o presente trabalho se propõe a analisar o impacto dos tributos indiretos nas etapas supracitadas da cadeia produtiva do camarão de viveiro no Rio Grande do Norte. Para tanto, serão utilizados os dados do Censo da Carcinicultura de 2011 e será aplicado o Herfindahl-Hirschman Index para identificar em quais formas de mercado opera cada etapa da referida cadeia. De modo a contribuir na caracterização da cadeia serão realizadas entrevistas com diretores de fazendas de engorda e plantas de beneficiamento. Será analisada a elasticidade-preço da pós-larva, do camarão in natura e do camarão beneficiado para verificar a possibilidade que as etapas supracitadas possuem de repassar o ônus da criação de um novo tributo de abrangência estadual para o seguinte elo da cadeia. A análise dos dados mostrou que o setor de larvicultura funciona como um duopólio e que, diante da criação de um novo tributo ad valorem de abrangência estadual incidente sobre toda a cadeia, a maior parte do ônus do mesmo seria transferido para o setor de engorda. Já este setor funciona em uma estrutura de mercado mais semelhante à concorrência perfeita, o que diminui sua possibilidade de transferir esse ônus para o setor de beneficiamento. Esta situação provocaria uma redução na quantidade produzida. O setor de beneficiamento também funcionaria como um oligopólio com concentração pouco inferior ao de larvicultura, mas, por se defrontar com um oligopsônio, acabaria por arcar com a maior parte do ônus, ocasionando uma queda na quantidade de camarão beneficiado. Conclui-se que a criação de um novo tributo impactaria negativamente, no Estado do Rio Grande do Norte, a cadeia como um todo, mas principalmente as etapas de engorda e beneficiamento.
|
|
8
|
-
LANA VIVIANE LINHARES DA COSTA SILVA
-
Teoria de Carteiras e a Alocação de Parques Eólicos Offshore.
-
Líder : VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
FELIPE MENDONCA PIMENTA
-
VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
Data: 27-jun-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Resumo:
O consumo de energia no planeta desfruta usualmente de combustíveis fósseis. Eles são responsáveis por diversos efeitos negativos sobre o meio-ambiente. As energias renováveis propõem mudanças solucionadoras para esse cenário, sem abdicar questões relacionadas à capacidade de fornecimento de energia. A energia eólica offshore desponta como uma alternativa promissora, por ser uma modalidade que consegue superar dificuldades presentes em outras fontes, especialmente na energia eólica onshore. Mesmo que a velocidade e estabilidade dos ventos sejam maiores sobre oceanos, a intermitência dos ventos pode provocar variações à produção de energia eólica offshore. Para diminuir isso, foi proposta uma combinação da produção de parques eólicos que estejam distribuídos geograficamente. Quanto maior a distância entre eles, menor a correlação entre a velocidade dos ventos, aumentando a probabilidade de que produzam conjuntamente um sistema de energia mais estável (ARCHER; JACOBSON, 2007; KAHN, 1979). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar a alocação ótima de parques eólicos offshore na costa leste dos EUA, através da Moderna Teoria de Carteiras. A Moderna Teoria de Carteiras foi empregada para que as carteiras de energia eólica offshore contemplassem a particularidade da intermitência dos ventos em cada parque eólico. Com isso, torna-se viável usar eficientemente a capacidade de produção dos parques eólicos offshore, bem como alcançar patamares mínimos de variabilidade no retorno agregado de energia (DRAKE; HUBACECK, 2007). A pesquisa foi desenvolvida com 25934 observações secundárias de energia eólica offshore, produzidas por 11 parques eólicos offshore hipotéticos, no período entre 01 de janeiro de 1998 até 31 de dezembro de 2002. Por meio do software Matlab®, foram calculadas seis carteiras de mínima variância, cada qual para um período de tempo distinto. Diante da desigualdade da variabilidade dos ventos no tempo, estabeleceu-se quatro estratégias de rebalanceamento para mensurar o desempenho das carteiras, o que possibilitou identificar a mais benéfica à estabilidade da produção de energia eólica offshore. Os resultados apontaram que a produção de energia eólica dos anos de 1998, 1999, 2000 e 2001 deve ser ponderada pelos pesos das carteiras calculadas nos mesmos períodos, respectivamente. Os dados de energia de 2002 devem utilizar os pesos oriundos da carteira calculada no período de tempo anterior. Por fim, a produção de energia eólica do período entre 1998-2002 deve ser igualmente ponderada por 1/11. Conclui-se assim que as carteiras encontradas conseguiram demonstrar níveis de variabilidade reduzidos quando comparados aos da produção individual simulada dos parques eólicos offshore.
|
|
9
|
-
JULIANA PEREZ RUGGIRO JACOBINI
-
Análise da gestão da cadeia de suprimentos de um supermercado varejista através da utilização do modelo SCOR.
-
Líder : MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
MANUEL ANÍBAL SILVA PORTUGAL VASCONCELOS FERREIRA
-
Data: 19-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Na última década a complexidade do ambiente no qual as organizações estão inseridas aumentou dramaticamente, tendo de um lado os consumidores cada vez mais exigentes no que se refere à qualidade e valor agregado do produto e do outro as empresas com a necessidade de reduzir seus custos operacionais a fim de obter maior lucratividade, sem que para isso haja uma retração no seu crescimento ou na sua fatia de mercado que lhe compete. Nesse contexto surge a necessidade da estruturação eficaz das ações referentes ao planejamento estratégico organizacional alinhado com os processos de trabalho operacionais a fim de que os objetivos empresariais sejam alcançados, garantindo a competitividade da organização. Assim, este trabalho tem o intuito de analisar como é realizada a gestão da cadeia de suprimentos em um supermercado varejista à luz das diretrizes da Supply Chain Management através da utilização do modelo SCOR. Para efetivação desse estudo foi necessária uma pesquisa, classificada quanto aos seus objetivos, exploratória e descritiva, quanto ao seu procedimento, documental, de campo e estudo de caso. Destarte, o tratamento dos dados será de mérito qualitativo, utilizando a análise categórica temática de Bardin (1977). Destarte, para a obtenção de dados foram realizadas entrevistas juntos aos gestores operacionais e estratégicos de uma empresa que recebeu o nome de Supermercado Ômega. Diante da análise das informações obtidas percebe-se que há um esforço da organização em aprimorar sua gestão da cadeia de suprimentos. No entanto, verificou-se a ausência de um alinhamento entre as diversas áreas que a compõe. Quanto aos seus processos de trabalho, ressalta-se que o foco da empresa ainda está muito direcionado à venda e não à rentabilidade, embora esteja passando por uma transformação em sua cultura organizacional. Contudo, registra-se a existência de muitos projetos de aprimoramento em desenvolvimento. Assim, pode-se perceber que há certa congruência entre os pressupostos do Modelo SCOR e os aplicados dentro da cadeia de suprimentos do Supermercado Ômega, embora ainda seja necessário um esforço maior para um melhor alinhamento com o modelo estudado.
|
|
10
|
-
MONIKELY DE OLIVEIRA SILVA
-
PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA – PROLER: avaliação da implementação pelo Comitê Potiguar
-
Líder : JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
-
DINAH DOS SANTOS TINOCO
-
MARLY AMARILHA
-
RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
-
Data: 09-sep-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) é uma iniciativa nacional de promoção e incentivo à leitura em todo o país, ligado a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) do Ministério da Cultura (MinC). Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o processo de implementação do PROLER no estado do Rio Grande do Norte, a partir das ações do seu Comitê local. O referencial fundamenta-se nas questões relativas à contextualização das políticas no campo do incentivo ao livro e à leitura, aos processos de implementação e avaliação de políticas públicas. A pesquisa entende-se como qualitativa de caráter descritivo-exploratório, compreendendo a um estudo de caso único. Faz uso da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Realizou-se um total de três encontros, na Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE), instalada na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC/RN), a título de obtenção dos dados necessários à pesquisa, contou-se com a presença de oito membros do Comitê. Para a análise e discussão dos dados, obtidos de pesquisas e documentos sobre o PROLER, foram utilizadas as técnicas de análise bibliográfica e documental. Quanto ao conteúdo das entrevistas, a técnica utilizada foi a da análise da conversação. É importante fazer inferência à pouca disseminação dessa técnica na área de Administração Pública. Quanto aos resultados, observou-se a existência de quatro entraves à implementação do programa no estado que merecem destaque: a) a descontinuidade político-administrativa; b) os recursos restritos e as poucas parcerias; c) a gestão das bibliotecas escolares e ausência do cargo de bibliotecário no estado e; d) a ausência de um processo e/ou ferramenta de avaliação dos resultados e/ou dos impactos causados pelas ações desenvolvidas pelo Comitê Potiguar. Percebeu-se que esses quatro limitantes acabam tornando a implementação do PROLER no Rio Grande do Norte um processo, que apesar de cumprir com as determinações nacionais, de formar professores e de acompanhar as bibliotecas escolares e suas necessidades, falha ao não desenvolver avaliações que possam inferir sobre os impactos do programa, tornando praticamente impossível o processo de retroalimentação da política. Outra observação desta pesquisa se vê no fato do Comitê não conseguir recursos suficientes ao suprimento de suas ações, bem como, de não serem capazes de articular novas parcerias, assim, contribuindo de forma negativa ao alcance do programa e, por consequência, à efetividade de suas ações. Tem-se ainda que ressaltar a questão do Comitê nada fazer em relação a má administração das bibliotecas que estão aos seus cuidados, ou seja, não fazem uso do poder de coerção que lhe é garantido pela Política Nacional de Leitura e pelas leis federais que tratam da biblioteca escolar, sendo portanto ineficazes no que se refere ao cumprimento das diretrizes do programa. O presente estudo encontrou-se limitado por restringir-se ao uso de uma única metodologia, por não ter conseguido acesso aos beneficiados pelo programa, ouvindo apenas o Comitê implementador e, por não ter tido acesso aos dados do acompanhamento que é realizado.
|
|
11
|
-
JOSE CAMELO SILVEIRA NETO
-
O ESTRATEGISTA EM PERSPECTIVA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA NO RAMO VAREJISTA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE NATAL E REGIÃO METROPOLITANA.
-
Líder : AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MANUEL ANÍBAL SILVA PORTUGAL VASCONCELOS FERREIRA
-
Data: 18-sep-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e, mais recentemente, o seu processo de formulação na perspectiva individual também tem ganhado atenção no meio acadêmico. Corroborando com esta tendência, o objetivo deste estudo é discutir o processo de formulação estratégica a partir de uma perspectiva individual com base nas três dimensões do processo estratégico (mudança, pensamento e formação) propostas por De Wit e Meyer (2004). Para isso, este estudo exploratório-descritivo, utilizou-se das técnicas de análise fatorial, correlação não paramétrica e regressão linear para analisar dados levantados junto a 93 decisores do ramo varejista de construção civil de Natal e região metropolitana. Como resultados, tem-se que os fatores formadores das dimensões investigadas foram identificados em sua maioria, confirmando desta forma, a existência de paradoxos no processo estratégico, e que há uma relação entre o pensamento lógico e a formação deliberada com o nível hierárquico dos decisores.
|
|
12
|
-
ALINNE PRISCILLA DANTAS SILVA
-
ANALYSIS OF PROJECT PERFORMANCE INDICATORS FROM SUCCESS CRITERIA: THE CASE SEBRAE / RN
-
Líder : MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
-
MANUEL ANÍBAL SILVA PORTUGAL VASCONCELOS FERREIRA
-
Data: 19-sep-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Today, organizations that operate with public funds have the challenge of communicating results that go beyond achieving goals, costs and deadlines. Notes the importance for organizations to have a system for evaluating projects with indicators that reflect their success or failure and thus may contribute to the operational strategy of the organization. The study comprises a theoretical and empirical analysis about the projects performance indicators and success criteria, directing the search to the Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte - SEBRAE / RN, in order to analyse its projects performance indicators based on the evaluation of the success criteria. As theoretical framework, it was used the multiple dimensions of successful projects proposed by Shenhar and Dvir (2007), and as the analysis of performance indicators was based on the methodology proposed by Barclay; Osei-Bryson (2010). To achieve the objectives of this study, a survey of exploratory and descriptive nature was carried out through a case study, with mixed approach, using quantitative and qualitative methods. The study approached six (6) projects of the organization and applied information collection with the target audience of the projects, their managers and partners, team management and project monitoring and executive board of the organization. The qualitative research was addressed to the results analyzes, evaluation of existing criteria for success in the organization, its system of project evaluation and project indicators. After analyzing the research, it is noted the high concordance of answered as the five (5) dimensions of success criteria proposed by Shenhar and Dvir (2007).
It is stated that the organization has a formal process for measuring and evaluating their projects, according to outcome indicators of cost, time, organizational image, satisfaction, applicability, sales, productivity, market competitiveness and thus there is a gap between theory of success criteria Shenhar and Dvir (2007) and the existing practice in the organization. After study of bibliographic references and data analysis, it is observed that the performance indicators of the organization are aligned the definition of Barclay and Osei-Bryson (2010). It is suggested to SEBRAE / RN, which in its evaluation of projects, the success criteria for projects contemplated in Shenhar and Dvir theory (2007) are analyzed and they are transformed into a tool for measuring the success or failure of projects.
|
|
13
|
-
ANA CLÁUDIA CARVALHO DE MIRANDA
-
ANÁLISE DO USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES NA PERSPECTIVA DE MESTRES E DOUTORES FORMADOS PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFRN
-
Líder : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
ANTONIO SERGIO ARAUJO FERNANDES
-
ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
-
MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI
-
Data: 26-sep-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como missão prover a Informação em Ciência e Tecnologia (ICT) para usuários do meio acadêmico e é considerado um instrumento relevante para a política de dinamização da pós-graduação para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) do país. Apesar da sua importância, existem poucos estudos focados na análise da eficácia dessa política. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna, pois busca analisar o uso do Portal de Periódicos da CAPES na realização de pesquisas por mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A operacionalização deste objetivo se deu através dos seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o perfil dos egressos do PPGA da UFRN quanto a motivação para o uso do Portal de Periódicos da CAPES; b) identificar os aspectos positivos e as dificuldades percebidas pelos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; c) identificar o grau de satisfação dos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; d) verificar o uso das informações obtidas pelos egressos ao acessarem o Portal para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. A pesquisa é do tipo descritiva, empregando uma estratégia metodológica mista, com predomínio da abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário online (websurvey). Para a análise quantitativa dos dados, foi empregado o método estatístico. Para a análise qualitativa, foi adotado o modelo teórico-metodológico Sense Making de Brenda Dervin e a análise de conteúdo das questões abertas. A amostra investigada foi composta por 90 egressos do PPGA da UFRN que defenderam suas dissertações/teses no período entre 2010-2013, representando 88% dessa população. Quanto ao perfil dos egressos, a análise evidenciou que inexiste diferença quantitativa significativa no tocante ao sexo. Porém, percebeu-se a predominância dos egressos do sexo masculino com idades entre 26 e 30 anos, enquanto que no sexo feminino, a maioria concentrou-se entre 31 e 35 anos. A maioria dos egressos tem formação em nível de mestrado e em sua maioria obtiveram bolsas para cursar sua pós-graduação. Atestou-se também que a imensa maioria dos respondentes disseram ter utilizado o Portal durante sua pós-graduação, sendo que os principais motivos apontados para seu não uso foram: a preferência por acessar outras bases e a falta de conhecimento do Portal. Observou-se que o material informacional mais utilizado no Portal foram as dissertações/teses. Os dados também indicaram que a maior dificuldade para suprir as necessidades de informação, através do uso do Portal, foi o acesso ao texto completo. Destaca-se, também, que todos os que disseram ter utilizado o Portal, também afirmaram ter buscado outras fontes eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. No que se refere ao uso das fontes de informação pesquisadas fora do Portal, foram identificadas fontes tais como: monografias, dissertações, teses. Também ficou em evidência que a fonte de informação eletrônica mais utilizada foi a Scielo. Os resultados revelaram, portanto, que, em relação ao acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES, o Portal tem sido utilizado de forma regular durante a pós-graduação, mas os egressos também acessam outras fontes de informação eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. O estudo também comprovou a importante missão desempenhada pelo Portal para produção da comunicação científica brasileira, embora os usuários tenham reportado a necessidade de melhora de alguns aspectos, para que seu uso seja mais intenso, tais como: realização de treinamentos periódicos para divulgar, incentivar e ensinar a utilizar o Portal de modo mais eficaz; investimento na ampliação do acervo destinado à área de Ciências Sociais Aplicadas e implementação de processos contínuos de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados.
|
|
14
|
-
BRUNO RABELO DE MEDEIROS
-
CLIMA ORGANIZACIONAL E CAPACIDADES DINÂMICAS: COMPREENDENDO AS SUAS RELAÇÕES EM UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS NORDESTINA.
-
Líder : MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANTONIO SERGIO ARAUJO FERNANDES
-
JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
Data: 26-sep-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este estudo tem como objetivo analisar, a partir de um estudo de caso, se há relação entre o clima organizacional e as capacidades dinâmicas presentes em uma distribuidora. A empresa escolhida para a elaboração deste trabalho pertence ao segmento de combustíveis nacional que, por lidar com commodities, atua constantemente no sentido de buscar diferencial competitivo junto ao mercado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa (survey) sobre clima organizacional inspirada em Bispo (2006) e foi elaborado um modelo de questionário inédito, baseado em Teece (2007) para a análise de capacidades dinâmicas. Através da opinião dos funcionários pesquisados, foi possível identificar as principais características presentes no ambiente de trabalho da empresa, fatores internos e externos de influência, bem como o grau de intensidade com que os processos geradores de capacidades dinâmicas são realizados. A correlação entre os construtos se deu a partir de uma modelagem de equações estruturais e permitiu concluir que, sim, há uma relação significativa entre ambos, pois, apesar do clima organizacional não ser gerador de capacidades dinâmicas, possui elementos que contribuem para a sua formação.
|
|
15
|
-
LEONARDO GEVEZIER BRAGA
-
COMPETIÇÃO ESPACIAL NO MERCADO DE REVENDA DA GASOLINA: UMA ANÁLISE NAS PRINCIPAIS CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE.
-
Líder : LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
SILVINHA PINTO VASCONCELOS
-
Data: 24-oct-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre preço médio com a concentração nos mercados (municípios) do estado do Rio Grande do Norte, faz-se uso de uma ferramenta pouco aplicada para o mercado brasileiro que é o modelo econométrico espacial. Para tanto, foi utilizada uma base que contém dados de todos os postos das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte e inclui 144 observações referentes a postos. Modelos teóricos predizem a relação entre o número de competidores num mercado e o preço médio; estes modelos teóricos, compreendem: os de competição monopolística de Perloff e Salop (1985), e os de search-theoretic, de Carlson e McAfee (1983) e de Varian (1980). Os resultados empíricos mostraram que uma maior densidade dentro de um espaço geográfico está associada a um preço médio mais baixo, convergindo assim, com o modelo de competição monopolística e com o search-theoretic de Carlson e McAfee (1983). Os parâmetros estimados pouco variaram com inclusão/exclusão de variáveis controles, mostrando a robustez dos mesmos.
|
|
16
|
-
YURI DE LIMA PADILHA
-
CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS: estudo multicasos nos territórios da cidadania do Rio Grande do Norte
-
Líder : WASHINGTON JOSE DE SOUSA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
WASHINGTON JOSE DE SOUSA
-
THIAGO FERREIRA DIAS
-
EMANOEL MÁRCIO NUNES
-
Data: 18-nov-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este trabalho tem por objetivo sistematizar elementos de desenvolvimento territorial a partir de atributos de capital social presentes nos Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte. Diferentemente de outras investigações no tema, não se pretende medir o estoque de capital social, mas, sim, revelar o fenômeno da organização social e suas implicações, considerando os territórios já são constituídos ao redor de estruturas de fomento ao capital social. A estratégia utilizada foi o estudo de caso, que permite compreensão a partir de investigação que atribui características holísticas e significativas a eventos dentro do contexto da vida real. Para esta pesquisa, foram escolhidos representantes das instituições públicas e sociais envolvidos nos colegiados territoriais, especificamente, aqueles do núcleo diretivo, selecionados a partir do critério de envolvimento mais efetivo na estrutura, no funcionamento e nas reuniões. Os três territórios apresentam realidades similares, são produtos de uma política pública que os constitui a partir de critérios comuns e apresentam interdependência entre as categorias de análise do capital social. A presença ou ausência de qualquer tipo de relação – ligação, ponte ou conexão – influencia no desempenho da política territorial, afetando a organização social e fomentando processos de acesso à informação. Nos casos em pauta, em que pese a similaridade das condições gerais de estrutura e funcionamento, o Sertão do Apodi apresenta qualidades superiores aos demais. A presença do projeto Dom Helder Câmara que articula, em paralelo ao Território da Cidadania, os mesmos atores da política pública com capacidade de mobilização social e de efetividade de ações, é capaz de fomentar processos de desenvolvimento diferenciados no Sertão do Apodi. Este pode ser fator explicativo, tangenciando o construto capital social, para que o território apresente condições de vida e melhores níveis de desenvolvimento que os outros dois aqui abordados.
|
|
17
|
-
LEANDRO TRIGUEIRO FERNANDES
-
ESTRUTURA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: uma análise na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
Líder : MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
-
JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
NELSON SANTOS MACHADO
-
Data: 24-nov-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Nesta pesquisa, foram analisados os componentes de estrutura organizacional da UFRN e em que medida eles afetam no seu desempenho organizacional. O estudo, classificado como exploratório e descritivo, foi conduzido em duas fases, a primeira tratou-se de um teste piloto para refinar o instrumento da pesquisa e identificar os componentes latentes da estrutura organizacional, e na segunda, buscou-se caracterizar os componentes identificados na fase anterior e, a partir daí estabelecer as relações com o desempenho organizacional. Na primeira fase, a pesquisa foi conduzida em 20 unidades organizacionais da UFRN com participação de 84 servidores entre técnicos-administrativos e docentes, após considerados os missing values e os outliers. Enquanto que a segunda fase ocorreu em duas etapas: uma realizada com 279 casos válidos, constituídos por técnicos-administrativos e docentes de 37 unidades da UFRN, e outra com 112 gestores da instituição nas 49 unidades identificadas nesta pesquisa. O instrumento adotado na primeira fase foi composto de 36 indicadores de estrutura organizacional, sendo 6 extraídos e adaptadas do instrumento elaborado por Medeiros (2003) e 30 foram elaborados com base na revisão da literatura, tendo como base em Mintzberg (2012), Hall (1984), Vasconcellos e Hemsley (1997) e Seiffert e Costa (2007), e 7 indicadores de desempenho adaptados com base em Fleury e Mills (2006), Vieira e Vieira (2003) e Kaplan e Norton (1997) do instrumento de autoavaliação em uso pela universidade, nesta fase os dados foram analisados através das técnicas de análise fatorial e análise de confiabilidade por meio do Alpha de Cronbach, visando extrair os fatores que representam os componentes da estrutura organizacional. Na etapa 1 da segunda fase, foi utilizado o instrumento, refinado e reduzido na fase anterior, com 24 variáveis de estrutura organizacional e 6 de desempenho, e na etapa 2, foi adotado um roteiro de entrevista com perguntas semiestruturadas, organizados em nove elementos de estrutura organizacional, visando levantar subsídios para compreender a relação da estrutura com o desempenho da UFRN. As técnicas utilizadas na segunda fase, como um todo, foram a análise fatorial e a análise de confiabilidade para caracterizar os componentes extraídos na fase anterior e validar as variáveis de desempenho; e análises de correlação, de regressão e de conteúdo para estabelecer e compreender as relações entre a estrutura e o desempenho. Os resultados apontaram, nas duas fases, seis componentes latentes de estrutura organizacional no contexto em estudo – treinamento e internalização, comunicação, hierarquização, descentralização, formalização e departamentalização – com elevados índices de alpha de Cronbach, podendo assim, serem caracterizados como os componentes da estrutura da UFRN. Seis indicadores de desempenho foram validados nessa pesquisa, mostrando-se como eficientes e de fiabilidade elevada. E, por fim, constatou-se que os componentes formalização, comunicação, descentralização e treinamento e internalização afetam positivamente o desempenho da UFRN, enquanto que a departamentalização afeta negativamente e a hierarquização não apresentou uma relação significativa. Os resultados alcançadas neste trabalho são importantes para subsidiar em estudos futuros a elaboração de um modelo de estrutura que represente as especificidades da instituição universitária.
|
|
18
|
-
JOSE AGUIAR DO NASCIMENTO
-
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA TI:O Caso da UFRN
-
Líder : MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
-
BRIVALDO ANDRE MARINHO DA SILVA
-
Data: 25-nov-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Considera-se que Alinhamento Estratégico é o primeiro passo dentro do processo de Governança de TI para qualquer organização. Partindo-se do reconhecimento de que a governança corporativa enxerga as organizações no seu todo, a Governança de TI se insere como um sub-conjunto responsável pela implementação das estratégias da organização no provimento do ferramental necessário ao atingimento dos objetivos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional. Para isto o COBIT especifica que tal Governança deverá estar assentada nos seguintes princípios: Alinhamento Estratégico, Entrega de Valor, Gestão de Riscos, Gestão de Recursos, Mensuração de Desempenho. O presente trabalho foca sua análise no Alinhamento Estratégico, considerado pelos autores como o fundamento para o desenvolvimento de todo o arcabouço da Governança de TI. Ao aprofundar o conhecimento técnico no desenvolvimento de sistemas gerenciais, a UFRN deu um passo decisivo no sentido da capacitação técnica necessária à “Entrega de Valor”, porém ao analisar os processos definidos primariamente para o “Alinhamento Estratégico” encontrou-se lacunas que limitaram a visão estratégica da TI na implementação dos objetivos organizacionais. No estudo qualitativo utilizando-se pesquisa documental com análise de conteúdo e entrevistas com os gestores estratégicos e táticos, mapeou-se a visão dos mesmos sobre a atuação da SINFO – Superintendência de Informática. A pesquisa documental foi feita em documentos públicos presentes na própria página institucional e em documentos do TCU – Tribunal de Contas da União – que mapeia os perfis de Governança de TI no serviço público federal como um todo. Para equalização dos resultados das pesquisas documentais, questionários/entrevistas, e índices iGovTI, lançou-se mão de ferramentas quantitativas para normalização destes resultados, tendo-se o cuidado de utilizar os mesmos elementos de escala presentes nas análises do TCU. Daí, semelhantemente ao que provê o estudo do TCU através do índice IGovTI, o presente trabalho propõe um índice específico para a área de estudo – AE (Alinhamento Estratégico), calculado a partir das variáveis representantes dos domínios do COBIT 4.1 e tendo como componentes as variáveis representativas dos processos primários do Alinhamento Estratégico. Como resultado encontrou-se um índice intermediário entre os valores encontrados em dois levantamentos adjacentes feitos pelo TCU nos anos de 2010 e 2012, o que espelha a posição e a visão dos gestores relativamente à governança de TI: ainda vinculada à visão de Processamento de Dados, onde um departamento executa suas tarefas de acordo com a demanda dos vários departamentos ou setores, muito embora exista uma comissão que discute as questões relativas à aquisição de infraestrutura e desenvolvimento de sistemas. Uma visão mais Operacional que Estratégica/Gerencial. Com uma baixa aderência às ferramentas consagradas pelo mercado, vários processos não estão contemplados ao conjunto definido no framework COBIT; isto se deve, principalmente à inexistência de um plano estratégico formal para a TI; daí, a parcial congruência entre os objetivos da organização e os objetivos da TI.
|
|
19
|
-
ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE
-
Antecedentes do comportamento de engajamento dos consumidores com o boca-a-boca eletrônico (eWOM) negativo em um ecossistema móvel
-
Líder : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
-
MARLUSA GOSLING
-
Data: 28-nov-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A utilização de dispositivos móveis, dentre os quais se destacam os smartphones e tablets, tem crescido no mundo todo de forma exponencial. Até o final de 2014, espera-se que 1,75 bilhões de pessoas possuam smartphones (EMARKETER, 2014). Como consequência, um novo modelo de negócio se desenvolve no ambiente das lojas de aplicativos móveis, impulsionado pelo avanço da utilização da internet e das redes sociais. No contexto da mobilidade, a prática do boca-a-boca eletrônico (eWOM) acontece através da avaliação ("reviews") dos aplicativos, da troca e propagação de informações. Alguns estudos de marketing eletrônico têm abordado o eWOM, mas há poucos trabalhos focando o engajamento dos consumidores no fornecimento de comentários negativos. O objetivo deste trabalho é compreender os motivos que levam os consumidores a fornecer comentários negativos em um ambiente de mercado de mobilidade.Estudos anteriores constataram que o eWOM negativo tem uma maior influência sobre os potenciais consumidores que o positivo (PARK e LEE, 2009; YANG e MAI, 2010). A Teoria do Comportamento Planejado juntamente com os motivadores identificados na literatura, tais quais altruísmo, emoções, desabafos de sentimentos negativos, vingança, busca por providências, reputação e reciprocidade, foram adotados como arcabouço teórico para compreensão do engajamento dos consumidores no ambiente das lojas de aplicativos móveis. A pesquisa, do tipo descritiva, utilizou uma abordagem qualitativa e adotou o interacionismo simbólico como postura teórica, de modo a entender os significados atribuídos pelos indivíduos as suas experiências. Foram coletados dados verbais, através de entrevistas episódicas semiestruturadas realizadas e gravadas no ambiente online com consumidores que praticam o eWOM negativo. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial com o auxílio do software QSR NVivo. Na interpretação, foram feitas análises comparativas com uso de mapas de árvore, matriz estrutural e matriz de codificação. Como resultado, as razões mais evidentes para o uso de aplicativos foram a satisfação de necessidades, facilidade nas atividades, recomendação de amigos, mobilidade e uso atrelado a serviços. Quatro motivadores foram evidenciados pelos consumidores para a propagação de “reviews” negativos nas lojas de aplicativos móveis, são eles: o Altruísmo, ressaltando o desejo de alertar outros consumidores; a Busca por Providências, com ênfase na busca por melhorias dos aplicativos; Emoções negativas, destacando a frustração e raiva e a Reciprocidade, realçando o aspecto do companheirismo e o desejo de se sentir ajudado. Os consumidores mostraram que se engajam neste ecossistema móvel independente das pressões sociais e de influência de amigos. Os fatores ambientais, tais como o canal de avaliação e a Internet, são vistos como facilitadores, enquanto que a falta de interação e alguns incentivos utilizados pelos desenvolvedores, como a emissão de alertas, podem prejudicar o comportamento de engajamento com eWOM. Os resultados da pesquisa contribuem para explorar o campo de estudos sobre o eWOM negativo no contexto nacional, e também avança o conhecimento sobre os motivos para a propagação de comentários negativos e hábitos dos consumidores nas lojas de aplicativos móveis. Com base nas informações da pesquisa, os desenvolvedores e empresas poderão desenvolver estratégias de aperfeiçoamento de interação com os consumidores de aplicativos móveis.
|
|
20
|
-
LARISSA MAYARA DA SILVA DAMASCENO
-
Fatores que influenciam a predisposição dos usuários em aderir a uma política desegurança da informação: Um estudo com alunos ingressantes dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
Líder : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
ERNANI MARQUES DOS SANTOS
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
Data: 08-dic-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A informação constitui um dos mais valiosos ativos estratégicos para a organização. Porém, o ambiente organizacional em que ela está inserida é bastante complexo e heterogêneo, fazendo surgir questões pertinentes à Governança da tecnologia de informação (TI) e à Segurança da Informação. Estudos acadêmicos e pesquisas de mercado apontam que a origem da maior parte dos acidentes com os ativos de informação está no comportamento pessoas da própria organização ao invés de ataques externos. Tendo como base a promoção da cultura de segurança entre os usuários e a garantia da proteção da informação em suas propriedades de confidencialidade, integridade e disponibilidade, as organizações devem estabelecer sua Política de Segurança da Informação (PSI). Essa política consiste em formalizar as diretrizes em relação à segurança dos recursos de informações corporativas, a fim de evitar que as vulnerabilidades dos ativos sejam exploradas por ameaças e possam trazer consequências negativas para os negócios. Mas, para a PSI ser eficaz, é necessário que o usuário tenha prontidão para aceitar e seguir os procedimentos e normas de segurança. À luz desse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar quais são os motivadores extrínsecos e intrínsecos que afetam a predisposição do usuário em estar em conformidade com as políticas de segurança da organização. O referencial teórico aborda temáticas referentes à Governança de TI, Segurança da Informação, Teoria da Dissuasão, Motivação e Comportamento Pró-social. Foi criado um modelo teórico a partir dos estudos de Herath e Rao (2009) e D’Arcy, Hovav e Galletta (2009) que se baseiam na Teoria Geral da Dissuasão e propõem os seguintes fatores influenciadores no cumprimento das Política: Severidade da Punição, Certeza de Detecção, Comportamento dos Pares, Crenças Normativas, Eficácia Percebida e Comprometimento Moral. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários com 18 variáveis com uma escala Likert de cinco pontos que representavam os fatores influenciadores propostos pela teoria. A amostra foi composta por 391 alunos ingressantes dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a análise dos dados, foram adotadas as técnicas de Análise Fatorial Exploratória, Análise de cluster hierárquico e não hierárquico, Regressão Logística e Regressão Linear Múltipla. Como principais resultados, destaca-se que o fator severidade da punição é o que mais contribui para o modelo teórico e também influi na divisão da amostra entre usuários mais predispostos e menos predispostos. Como implicação prática, o modelo de pesquisa aplicado permite que as organizações possam prever os usuários menos predispostos e, com eles, realizar ações de conscientização e treinamento direcionadas e redigir Políticas de Segurança mais eficazes.
|
|
|
Tesis |
|
1
|
-
JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
-
CONSTRUÇÃO DAS CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DOS SISTEMAS INSTITUCIONAIS INTEGRADOS DE GESTÃO DA UFRN.
-
Líder : MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
-
EDMILSON ALVES DE MORAES
-
NICOLAU REINHARD
-
Data: 18-feb-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A capacidade de TI é uma habilidade organizacional para realizar atividades dessa função de maneira mais efetiva e um importante mecanismo na criação de valor. Seu processo de construção (estágios de criação e desenvolvimento) ocorre através de iniciativas de gestão para melhorias no desempenho de suas atividades, usando recursos humanos e ativos de TI complementares responsáveis pela evolução das suas rotinas organizacionais. Esta pesquisa trata das capacidades de TI relacionadas aos sistemas SIG (sistemas institucionais integrados de gestão), criados e implantados na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), para realização e controle das atividades administrativas, acadêmicas e dos recursos humanos. Desde 2009, através de acordos de cooperação com instituições federais de ensino e da administração direta, a UFRN tem apoiado a implantação destes sistemas, atualmente envolvendo mais de 30 instituições. O presente trabalho objetiva compreender como as capacidades de TI, relevantes na concepção, implantação e disseminação dos SIG da UFRN, foram construídas ao longo do tempo. Trata-se de um estudo de caso único de natureza qualitativa e longitudinal, realizado através da captura, codificação e análise de dados secundários e provenientes de entrevistas semi-estruturadas realizadas principalmente com membros da Superintendência de Informática, unidade organizacional responsável pelos sistemas SIG na UFRN. Como resultados, foram identificadas as capacidades técnica, de relacionamento interno e de cooperação externa como relevantes na trajetória bem sucedida dos sistemas SIG, e que evoluíram de maneiras distintas. A capacidade técnica, iniciada em 2004, percorreu os estágios de criação e desenvolvimento até que atingiu o estágio de estabilidade em 2013, em decorrência de limites tecnológicos. Quanto à capacidade de relacionamento interno, iniciada em 2006, esta percorreu os estágios de criação e desenvolvimento, tendo seu escopo de atividades estendido em 2009, estando em desenvolvimento desde então. Diferente do padrão de ciclo de vida observado na literatura, a capacidade de cooperação externa foi iniciada por uma intensidade de iniciativas e evoluções nas rotinas em 2009, que foram decrescendo até cessarem, em 2013, no intuito de estabilizar a estrutura tecnológica já criada para as instituições cooperadas. Identificou-se ainda o início das cooperações, em 2009, como um importante evento de seleção, responsável por alterar ou criar trajetórias de evolução nas três capacidades. As iniciativas de melhorias mais frequentes foram as de natureza organizacional e o planejamento interno foi a atividade mais transformada nas rotinas das três capacidades. Importantes recursos e ativos complementares foram identificados como importantes para a realização das iniciativas, como os recursos humanos de conhecimento técnico, para as capacidades técnica e de cooperação externa; e o conhecimento negocial, para todas elas, além dos ativos de TI complementares: as aplicações iproject, de controle dos processos de desenvolvimento, e o repositório de documentos wiki. Todos estes recursos e ativos complementares evoluíram junto às capacidades, mostrando-se de valor estratégico para a SINFO/UFRN.
|
|
2
|
-
LUCIA DE FATIMA LUCIO GOMES DA COSTA
-
DESEMPENHO INTERNACIONAL DAS EMPRESAS EXPORTADORAS: UM MODELO ESTRUTURAL BASEADO EM CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS E AMBIENTE
-
Líder : MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO
-
LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
WALTER FERNANDO ARAÚJO DE MORAES
-
Data: 16-abr-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A internacionalização como fenômeno organizacional fundamentalmente estratégico teve como contribuições teóricas algumas escolas que, ao longo das décadas de 60, 70 e 80, desenvolveram abordagens comportamentais e econômicas com o intuito de explicar a internacionalização. A abordagem comportamental trata da percepção do fenômeno como processo gradual sob a perspectiva do comportamento dos executivos (JOHANSON e VAHLNE, 1977; HALLÉN e WIEDERSHEIM-PAUL, 1979 CZINKOTA, 1985). Esse fenômeno em permanente evolução teórica e gerencial oportunizou a construção desta investigação, cujo objetivo é analisar o impacto decorrente das capacidades organizacionais e do ambiente externo sobre o desempenho internacional das empresas exportadoras. Para tanto, foram utilizadas como aporte teórico duas linhas de análise para a compreensão do desempenho internacional: Gestão Estratégica - Organização Industrial e Visão Baseada em Recursos e Negócios Internacionais - Correntes Econômica e Comportamental. Foi realizada uma pesquisa survey explanatória de corte transversal com abordagem quantitativa, incluindo 150 empresas exportadoras com atuação no Nordeste do Brasil. Foi formulado um modelo conceitual, com oito constructos e oito hipóteses de pesquisa, representativo dos efeitos de fatores externos sobre o desempenho internacional. Os dados foram tratados aplicando a Análise Fatorial Exploratória e a Modelagem de Equações Estruturais com aplicação por meio de softwares estatísticos. O modelo de equações estruturais foi reespecificado e estimado utilizando o método de Máxima Verossimilhança até alcançar adequados valores dos índices de ajustamento. Como principal contribuição teórica, identificou-se os recursos organizacionais e físicos que denotam a importância do desenvolvimento de habilidades gerenciais, da capacidade de aprendizagem e da capacidade de estabelecer alianças estratégicas no exterior. Isso porque o conhecimento, tanto do ponto de vista operacional como na sua aplicação estratégica, oferece à organização condições de posicionamento no mercado que podem oportunizar vantagens competitivas sustentáveis e que impactam o desempenho internacional das empresas.
|
|
3
|
-
GERALDO BEZERRA CAMPOS JUNIOR
-
RECURSOS INTANGÍVEIS DE UM DESTINO TURÍSTICO: UM ESTUDO DE DESEMPENHO DA CIDADE DE NATAL TENDO COMO BASE A TEORIA DAS CAPACIDADES DINÂMICAS.
-
Líder : ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
BENNY KRAMER COSTA
-
LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
-
Data: 09-jun-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O objetivo desta tese foi analisar os recursos intangíveis de um destino turístico. Foi feito um estudo de desempenho da cidade de Natal tendo como base a teoria das capacidades dinâmicas. Inicialmente, foi desenvolvido um instrumento de pesquisa para oportunizar a construção de um modelo de medida com vistas à captação de variáveis latentes para os recursos intangíveis existentes no setor do turismo em Natal-RN. Em seguida, foi realizada uma análise dos recursos intangíveis que são evidenciados pelos turistas acerca da cidade. Finalmente, foi feita a investigação de um modelo de estrutura que estabeleceu as relações entre as variáveis latentes dos recursos intangíveis e a percepção de desempenho do turismo na cidade de Natal. Procedeu-se uma revisão de literatura para construção de um modelo inicial acerca dos ativos intangíveis dentro da teoria das capacidades e foram relacionados dez recursos, quais sejam: recursos humanos prestadores de serviços; recursos humanos como gestores; cultura local; conservação do meio ambiente; know-how empresarial; inovação empresarial; tecnologia; marca; preço; e promoção. Estes dez recursos, em conjunto, seriam responsáveis pelo desempenho do destino turístico. Após ser realizada uma análise de equações estruturais, apenas quatro recursos manifestaram relações com o desempenho: marca; cultura; conservação do meio ambiente; e preço. Após a análise dos dados, verificou-se que a variável desempenho positivo da cidade na ótica do turista se manifestou fortemente e foi influenciada de forma extremamente forte pela cultura local, marca e conservação do meio ambiente em conjunto. O preço foi influenciado pelo desempenho positivo mostrando que o turista sente que o preço pago foi satisfatório diante dos atributos do destino Provavelmente, isso seja um ponto positivo muito forte para o destino turístico de Natal, pois, em termos de recursos intangíveis e de juntos formarem capacidades, eles são inimitáveis, raros e são capazes de se ajustarem às mudanças organizacionais e ambientais, para reconfigurar os ativos e as estruturas de um destino, corroborando, assim, com a teoria das capacidades dinâmicas. Esses recursos da cidade de Natal, como destino turístico, são únicos e provavelmente têm um peso muito maior para o desempenho da cidade do que problemas existentes na localidade. Logo, esses recursos devem ser estimulados a continuar crescendo e se modificando de acordo com as exigências atuais e futuras de consumo.
|
|
4
|
-
FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
-
A ESTRUTURA BUROCRÁTICA DE PODER NO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: O caso do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
-
Líder : MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
WASHINGTON JOSE DE SOUSA
-
ANTONIO SERGIO ARAUJO FERNANDES
-
ISABELLA FRANCISCA GOUVEIA DE VASCONCELOS
-
LUIS ROQUE KLERING
-
Data: 11-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O estudo aborda as estruturas organizacionais burocráticas, a fim de compreender a forma da adesão às tecnologias virtuais no processo administrativo-educacional para o stricto sensu. Para tanto, o autor navega na formação das organizações no Brasil, visando demostrar a cultura organizacional burocrática e a consequente forma de domínio daqueles que detêm o poder. Nessa construção epistemológica, o autor explora o ambiente burocrático da cultura e poder organizacional. Para tal análise, observa-se o fenômeno da tecnologia no ambiente administrativo da EAD, o qual pode explicar a forma da adesão às estruturas e instrumentos tecnológicos para o stricto sensu, que, em tese, dilui o axioma organizacional tradicional herdado. Portanto, foi utilizado, enquanto objeto de estudo, o caso do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, analisando o conteúdo documental e da legislação relacionada à institucionalização e o posicionamento de professores/coordenadores e diretor da CAPES/MEC. Concluiu-se, sob tais axiomas, que as estruturas burocráticas podem admitir, sim, a EAD no ambiente do stricto sensu. Isso desde que a adesão não conote “diluir” as formas tradicionais de poder e domínio burocrático institucional herdado, assim como a suposta hegemonia da estrutura de governança da administração na educação adotada presencialmente pelo stricto sensu no Brasil.
|
|
5
|
-
SILVIA PIRES BASTOS COSTA
-
NOVAS FORMAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA: Um estudo do Arranjo Articulado para Implementação da Política Pública Nacional de Aprendizagem Profissional (PPNAP).
-
Líder : MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
-
HIRONOBU SANO
-
JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
-
RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
-
ÍTALO FITTIPALDI
-
Data: 30-oct-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A configuração que assume a governança do arranjo institucional constituído nas cidades de Fortaleza e Natal e sua influência na implementação da Política Pública Nacional de Aprendizagem (PPNAP) que promove a formação e a inserção no mercado de trabalho de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos e pessoas com deficiência é o objetivo desta tese. A abordagem da governança interativa, proposta por Kooiman (2003,2008) constituiu o principal esteio da construção epistemológica do processo investigativo, suportado também pelas contribuições de Draibe (2001) acerca das fases da implementação das políticas públicas. Em termos metodológicos, a abordagem utilizada foi qualitativa, sendo realizada pesquisa bibliográfica descritiva e documental, com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a 44 sujeitos. Os dados foram tratados com base em Bardin (2011), tendo sido pré-estabelecidas duas categorias de análise: governança e implementação. Os resultados apontaram, dentre outros aspectos, para uma maior diversidade e dinâmica do arranjo em Fortaleza, destacando-se o número muito superior de adesões de Entidades sem Fins Lucrativos (ESFLs) à política, interações mais frequentes entre stakeholders de diferentes níveis organizacionais de governança, melhor alinhamento entre as imagens norteadoras da governança e espaços criados para estimular as interações entre os atores e maior participação do governo local. Nas duas capitais estudadas, por outro lado, o estudo indicou que a insuficiência das capacidades institucionais compromete o estímulo às interações e o exercício da metagovernança. A tese concluiu que a forma e intensidade das interações entre os atores envolvidos com a implementação da política de aprendizagem e o compartilhamento de imagens resulta em uma maior compreensão e divulgação da política e na criação de um ambiente favorável à cooperação e ao diálogo necessários ao trabalho coletivo e favorece a modelagem de uma estrutura de governança capaz de lidar com demandas e características distintas das organizações e de seus participantes de modo a acomodar os interesses divergentes, dar espaço à criação de inovações e a convergência de ações para o alcance dos objetivos da política de aprendizagem. Assim, os resultados da política de aprendizagem nos municípios de Natal e Fortaleza, em termos dos índices de inserção dos jovens aprendizes, podem ser compreendidos a partir das diferenças encontradas na estrutura de governança do arranjo institucional utilizado para sua implementação.
|
|
6
|
-
MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
-
COMPUTAÇÃO EM NUVEM: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE UMA AGENDA GOVERNAMENTAL.
-
Líder : MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
-
BRIVALDO ANDRE MARINHO DA SILVA
-
RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
-
Data: 27-nov-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A computação em nuvem tem sido considerada como um novo paradigma das organizações, sendo apontada como uma solução para os problemas de infraestrutura, transformando os investimentos de capital em despesas operacionais. A computação em nuvem tem sua estrutura baseada em cinco características essenciais, três modelos de serviço e quatro modelos de implantação propostos pelo NIST. No que se refere a este trabalho, analisa-se a utilização da computação em nuvem no ambiente governamental, posicionando a computação em nuvem dentro da fase de definição de agenda. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender como a computação em nuvem contextualiza-se na agenda governamental e de decisão em TI, à luz do modelo dos múltiplos fluxos, considerando o status atual das políticas públicas de TI, a dinâmica da formação de agenda para a área, a interface entre as diversas instituições, além de identificar as iniciativas vigentes acerca do uso da computação em nuvem no governo. Utilizou-se, como arcabouço teórico para nortear o processo investigativo sobre a formação de agenda, o modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon, observando o comportamento do governo em face da definição de problemas, elaboração de propostas ou soluções e as discussões políticas em torno do tema, além de observar a existência de uma janela de oportunidade para a computação em nuvem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, que por meio de entrevistas a um grupo de elaboradores de políticas públicas e a outro grupo composto por gestores de TI. No tocante aos principais resultados, destaca-se o excesso de regulamentação para a área, normalmente espalhadas em diversos órgãos do governo federal, o que dificulta a atuação dos gestores. Identificou-se uma falta de conhecimento acerca das normas, programas de governo, regulamentações e diretrizes. Destaca-se também a burocratização do processo de aquisição de bens se serviços de TI, limitando, em muitos casos, o avanço tecnológico. Em relação à influência dos atores, não foi possível identificar a presença de um empreendedor político, bem como percebeu-se uma ausência de força política. O fluxo político foi influenciado apenas pelas mudanças dentro do governo. A fragmentação foi um fator de peso para o enfraquecimento do tema no processo de formação de agenda. A segurança da informação foi questionada por parte dos respondentes que a apontou como principal limitação aliada à falta de capacitação dos servidores públicos. Em termos de benefícios, a economia de recursos aparece em destaque, seguida pela melhoria da eficiência. De fato a discussão sobre a computação em nuvem precisa avançar dentro da esfera pública, considerando que a experiência internacional já está bem mais avançada, enquadrando a computação em nuvem como um elemento responsável pela melhoria dos processos, serviços prestados e economia dos recursos públicos.
|
|
7
|
-
MELQUIADES PEREIRA DE LIMA JUNIOR
-
Desempenho de analistas sell-side no mercado de ações brasileiro
-
Líder : VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
ERIVAN FERREIRA BORGES
-
PATRICIA MARIA BORTOLON
-
WAGNER MOURA LAMOUNIER
|