Banca de QUALIFICAÇÃO: YLANDERSON JORDAO ABREU DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YLANDERSON JORDAO ABREU DA SILVA
DATA : 09/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/uhj-xzey-upi)
TÍTULO:

AS CONCEPÇÕES DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE O ENSINO- APRENDIZAGEM POR MEIO DE CASOS PARA ENSINO EM SERVIÇOS DE CONSULTA A OBJETOS EDUCACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Casos para ensino. Ensino-aprendizagem. Serviços de consulta a
objetos educacionais. Ensino-aprendizagem em Administração. Desescolarização.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

O presente estudo tem o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de
Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a
objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar
sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o
interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há
contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por
instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando
ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos
metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1)
levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como
forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista
semiestruturada individual com alunos/as de graduação em Administração da UFRN; 3)
mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no
curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão
categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim
de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo
de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de
melhor de discussão (BARDIN, 2011). Quanto aos resultados, é esperado a captação de dados
do/as discentes de modo que possa haver análise das concepções quanto ao tema no qual é
eficaz o uso de casos para ensino em contexto educacional, mas o ensino por meio de casos
para ensino em Administração ocorre de forma pouco satisfatória em serviços de consulta a
objetos educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Externa ao Programa - 1100806 - ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE - UFRNExterna ao Programa - 3229977 - RAQUEL FERNANDES DE MACEDO - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/09/2022 18:54
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