Modelo de Portfólio de Compras Hospitalares
Compras hospitalares. Modelo de portfólio de compras. Teoria da Agência. Hospitais privados. Classificação de itens comprados.
A gestão de compras hospitalares trabalha com diferentes categorias de itens. Tais categorias, em função da sua natureza de oferta, de demanda e de conhecimento tecnológico, afetam a racionalidade do comprador. Considerando os critérios e as estratégias de compras intrínsecas ao contexto hospitalar, o presente estudo tem por objetivo propor um modelo de portfólio de compras hospitalares para classificação dos itens comprados. Os interesses conflitantes entre os atores da cadeia de suprimentos hospitalar são discutidos à luz da Teoria da Agência. No aspecto metodológico, o estudo utiliza abordagem qualitativa e quantitativa. Uma revisão sistemática de literatura (RSL) foi efetivada para identificar os critérios e estratégias, utilizados no processo decisório de compras hospitalares. Os critérios, oriundos da RSL foram avaliados por meio de uma survey on-line com 39 gestores de compras de hospitais particulares de grande porte, pertencentes às regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais (PCA) que validou onze critérios (tempo, custo, reputação, negociação, monopólio, volume, customização, armazenagem, assistência, preferência médica e conhecimento) pertencentes a três componentes principais. As variáveis latentes, oriundas da PCA, formaram as dimensões do modelo proposto: parâmetros universais de compras; dependência no fornecimento; e assimetria de conhecimento.