Banca de DEFESA: RENATA LISSA SOARES DA SILVA GUIDI



Uma banca de DEFESA DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RENATA LISSA SOARES DA SILVA GUIDI
DATA: 30/05/2016
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA INSTITUCIONAL


RESUMO:

A valorização da gestão dentro do âmbito educacional tem se tornado uma realidade contínua nas mais diferentes formas e instâncias, seja no meio acadêmico, seja nos meios políticos e governamentais, seja na mídia, seja no senso comum. Acredita-se, de modo geral, que, se o ensino não está bom, grande parte da responsabilidade cabe à má administração das nossas escolas, em especial, daquelas mantidas pelo poder público. Embora exista uma vasta literatura sobre gestão escolar, os trabalhos científicos que tratam especificamente da educação profissional brasileira ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem modelos de avaliação de eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse sentido, o presente estudo busca analisar a eficiência dos IFs, instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, à luz da Teoria Institucional na perspectiva de Acemoglu e Robinson (2012), visando criar um framework de avaliação de eficiência institucional. Ao longo do desenvolvimento do estudo, discute-se a Teoria Institucional e sua aplicação ao contexto educacional dos IFs, com ênfase na compreensão da relação existente entre os fatores políticos e econômicos e suas influências na eficiência educacional desses institutos. No que se refere aos aspectos metodológicos empregados são utilizadas a ferramenta da Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência dos IFs bem como a pesquisa qualitativa, com o intuito de verticalizar o conhecimento, por meio da aplicação de questionários com os trinta e oito Reitores dos IFs. Os resultados revelam que a eficiência dos Institutos Federais é influenciada por fatores institucionais não apenas políticos e econômicos, mas também educacionais, administrativos e sociais, consequência da necessidade de atender a complexidade do contexto educacional. Uma implicação desse estudo é a abertura de uma nova visão para análise e reflexão das relações institucionais que exercem influência na eficiência dos Institutos Federais, buscando, nesse conhecimento, que a educação voltada para ciência e tecnologia se torne o fio condutor para uma formação técnica de excelência para a juventude brasileira.


PALAVRAS-CHAVE:

Relações Institucionais. Eficiência. Gestão. Educação Profissional Brasileira. Análise Envoltória de Dados (DEA).


PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externo à Instituição - FERNANDO DIAS LOPES - UFRGS
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Notícia cadastrada em: 05/05/2016 15:18
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