VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO PROTÓTIPO DE SERIOUS GAME SOBRE INDICAÇÃO, INSERÇÃO E MANUTENÇÃO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM PEDIATRIA
Cateterismo Periférico; Enfermagem pediátrica; Tecnologia Educacional; Educação Permanente; Jogos.
Introdução: As tecnologias em saúde são recursos que auxiliam na qualificação dos processos de trabalho e na organização dos serviços hospitalares, podendo contribuir como ferramenta de ensino e educação na saúde. As tecnologias educacionais envolvem diversos recursos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O Cateter Central de Inserção Periférica, do inglês, Peripherally Inserted Central Catheter (PICC), é uma ferramenta tecnológica que vem ao longo dos anos sendo inserida na assistência de enfermagem para favorecer um acesso vascular mais duradouro e seguro. Uma das tecnologias em amplitude de uso na área da saúde com destaque na enfermagem são os serious games, que são jogos que possibilitam a compreensão de conteúdos teóricos e práticos. Objetivo: O presente estudo pretende validar o conteúdo de um protótipo de serious game sobre indicação, inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica em pacientes pediátricos. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo não experimental, de caráter observacional, onde verificou-se a opinião e concordância de juízes-especialistas quanto à validação de conteúdo. Os participantes/juízes foram enfermeiros habilitados com o curso de PICC, que atendiam a critérios preestabelecidos, cuja seleção se deu por conveniência conforme análise do currículo na plataforma Lattes. Resultados: O trabalho foi dividido em 3 etapas. Na primeira etapa – procedimentos teóricos – realizou-se uma revisão integrativa, nos meses de novembro a dezembro de 2022, a fim de obter informações acerca dos conteúdos necessários para a organização e construção do protótipo; a construção propriamente dita ocorreu nos meses de janeiro a abril de 2023. A segunda etapa da pesquisa – procedimentos empíricos – se deu com a aplicação da escala Likert como instrumento para verificar o Indice de Validação do Conteúdo (IVC), mediante a utilização dos critérios de adaptação de Pasquali, os quais foram critério comportamental, objetividade, simplicidade, relevância, modalidade, amplitude, equilíbrio e aparência, em cada fase do protótipo. Em maio de 2023, realizou-se a primeira rodada Delphi onde 21 juízes participaram da avaliação no período estipulado e tiveram acesso ao conteúdo do jogo por meio um link onde os mesmos podiam jogar o jogo. Na terceira etapa da pesquisa – procedimentos analíticos –, ocorrida nos meses de junho a julho de 2023, ocorreu a análise dos dados, que indicou nível de concordância de 98% com IVC=0,98 após Delphi I, indicando adequabilidade do conteúdo >80%, porém com ajustes sugeridos pelos juízes. De julho a agosto de 2023 foram realizados os ajustes no protótipo. Nos meses de agosto a setembro de 2023 realizou-se uma nova rodada Delphi II, com 7 juízes participantes, desta vez com alcance de IVC=1,0 com 100% de adequabilidade nos conteúdos do protótipo, sem nenhuma sugestão de novos ajustes. Conclusão: O protótipo de serious game, construído como resultado desta pesquisa, obteve uma avaliação final de excelência, com conteúdos pertinentes, se inserindo como um recurso tecnológico educacional desenvolvido para a enfermagem, bem como para outras categorias profissionais da área da saúde, pois poderá impactar no conhecimento e utilização do PICC em suas práticas assistenciais e de ensino, contribuindo também para a segurança dos pacientes.