DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE COMPETÊNCIAS NO MANUSEIO DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES EM TERAPIA INTENSIVA
Cuidados críticos; Educação em Enfermagem; Material de Ensino.
A Unidade de Terapia Intensiva é tida como ambiente propício à ocorrência de eventos adversos, que podem estar relacionados a fatores como um maior quantitativo de profissionais envolvidos na assistência, uma alta taxa de utilização de dispositivos invasivos e o uso acentuado de equipamentos médico-hospitalares nestas unidades. Constata-se, ainda, uma formação elementar em cuidados críticos nos cursos de Enfermagem, o que se reflete em ansiedade e insegurança na prestação de cuidados a pacientes gravemente enfermos, principalmente por parte de estudantes e profissionais com pouca experiência. Nesse contexto, o presente estudo – classificado como uma pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem mista, tendo o Design Instrucional como arcabouço teórico-metodológico – buscou o desenvolvimento e validação de um objeto de aprendizagem que facilitasse o manuseio, por profissionais e estudantes de enfermagem, dos equipamentos médico-hospitalares mais utilizados nas unidades de terapia intensiva. O material didático idealizado buscou contemplar conceitos gerais, mecânica de funcionamento, principais componentes, indicações de uso e principais alarmes de bombas de infusão, monitores multiparamétricos de sinais vitais e ventiladores mecânicos. Este foi encaminhado para apreciação de 06 juízes avaliadores, especialistas em terapia intensiva, com significativa experiência clínica na área, que avaliaram a qualidade de seu conteúdo a partir de uma escala tipo Likert, tendo sido obtido, para cada um dos equipamentos e para o material como um todo, valor maior que 80% de concordância, que o torna válido para o fim ao qual se propõe. Posteriormente, o material didático, já refinado a partir das sugestões de melhorias dos especialistas, foi inserido em um website, denominado “UTI: Uma Tecnologia Intuitiva”, que possui interface mobile, podendo ser acessado em casa, nas escolas ou à beira-leito. Em virtude dos valores obtidos no procedimento de validação, constata-se que o instrumento possa ser utilizado como ferramenta que facilita o manuseio de equipamentos médico-hospitalares, no contexto da formação em Enfermagem em Terapia Intensiva. A partir do desenvolvimento deste estudo, entendeu-se que, ao capacitar indivíduos para o correto manuseio de equipamentos médico-hospitalares em Terapia Intensiva, estará sendo gerada uma contribuição direta para a formação discente/docente e profissional, fomentando a construção de uma prática assistencial mais segura.