FORMAÇÃO HUMANÍSTICA NO CURSO DE FARMÁCIA DA UFRN: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E CONCLUITES
Ensino; DCN; Formação Humanística; Grupo Focal.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que orientam os Cursos de Graduação em Farmácia estabelecem uma formação crítica, reflexiva, humanista e generalista. O Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) implantou o seu atual Projeto Político Pedagógico (PPC) baseado nestas diretrizes e, desde a sua implantação, em 2002, aproximadamente 950 farmacêuticos foram formados. Apesar dessas modificações, algumas características preocupantes como o extremo tecnicismo e uma limitada formação crítica e humanística perduram nesse processo formativo. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a formação farmacêutica, sob a perspectiva humanística, na percepção dos docentes ativos e concluintes, no Curso de Farmácia da Instituição de Ensino Superior supracitada. Tratou-se, pois, de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Já ao que concerne à obtenção dos dados da pesquisa, foi realizado grupo focal mediante roteiro semiestruturado. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por 08 docentes e 08 concluintes do curso. O resultado desta análise oferece como produto subsídios para discussões e reflexões durante a construção do novo Projeto Pedagógico do curso de Farmácia da UFRN, que está em revisão, e, também, norteará as modificações necessárias para a formação humanista prevista nas atuais DCN, publicada através da Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017. Ao final, a conclusão deste estudo apontou as fragilidades no processo ensino aprendizagem referente aos conteúdos humanísticos e o sentimento de despreparo dos egressos para assumir suas atribuições profissionais, conforme preconizado pelas DCN, apontando para a necessidade de reflexão sobre a inclusão formal de conteúdos relacionados à formação humanística no curso de Graduação em Farmácia da UFRN.