Elaboração de ferramenta computacional para aprendizado da anatomia do pescoço
Ensino; Anatomia
O processo ensino-aprendizagem exige uma busca constante, por parte dos educadores, de inovações didáticas que visem melhorar a aprendizagem. No ensino da anatomia humana essas inovações tornam-se cada vez mais importantes, por se tratar de uma disciplina onde a “mecanização” é necessária, porém a justificativa para aquele conhecimento adquirido é o que torna os alunos interessados na aprendizagem; para isso, a correlação constante dos conhecimentos anatômicos com a clínica e cirurgia (técnicas operatórias), tornam-se essências. Inovações tecnológicas podem ajudar bastante nesse processo. Esse projeto busca o desenvolvimento de novas tecnologias que melhorem o processo ensino-aprendizagem na anatomia do pescoço. Mais precisamente será desenvolvido um trabalho que exponha, em forma de texto e imagens (fotos e desenhos), a anatomia do pescoço, enfatizando sua aplicabilidade clínica e cirúrgica, e um manual de dissecação correlacionando o mesmo com a técnica operatória de cirurgia do pescoço. O material será disponibilizado em e-book e em aplicativos para iPhone e iPad. A avaliação da eficácia do material será feita através de testes teóricos aplicados em turmas de medicina da UFRN, na disciplina de anatomia topográfica, sendo comparadas turmas que usaram o material com turmas que não fizeram uso do mesmo, assim como será avaliado o grau de facilitação que o material proporcionou para a aprendizagem em anatomia de cabeça e pescoço.