FORMAÇÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS POR ENFERMEIRO NOS PROTOCOLOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM MUNICIPIO BRASILEIRO
Enfermagem; Formação; Prescrição de medicamentos; Atenção Primária à Saúde
Antecedentes
A prescrição de medicamentos por enfermeiros aumentou significativamente em muitos países com a modernização dos sistemas de saúde e exigência de formação avançada na pós-graduação. No Brasil, a protocolização da prescrição na Atenção Primária à Saúde, incluindo o enfermeiro é reconhecida como um avanço. Entretanto a ausência de pré-requisitos de formação específica é questionada tanto por médicos quanto por enfermeiros. Os estudos mostram debates com opiniões divergentes dos enfermeiros sobre seu enfoque e adequação evidenciando a necessidade de um maior aprofundamento.
Objetivo
Avaliar a influência da formação na instrumentalização para prescrição de medicamentos por enfermeiro nos protocolos da Atenção Primária em Saúde em município brasileiro, segundo a opinião dos enfermeiros.
Projeto
Estudo transversal, descritivo com abordagem qualitativa, realizado por meio de Estudo de Caso.
Cenário
Município do nordeste brasileiro com formação em enfermagem compatível com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Enfermagem e implantação pioneira e consolidada da Saúde da Família com protocolos nacionais de Atenção Primária à Saúde.
Participantes
Do universo de 92 enfermeiros Estratégia de Saúde da Família do município, participaram 37 que concordaram e estavam presentes no momento da pesquisa.
Método
Realizaram-se entre agosto e novembro de 2011, 4 Grupos Focais com roteiro validado por estudo piloto e Técnica Delphi. Aplicou-se Análise de Conteúdo de Bardin.
Resultados
Observou-se consenso sobre inadequação da farmacologia na graduação; pós-graduação inespecífica e pouco abrangente; importância da experiência e discussão de casos. Divergiram sobre segurança e capacidade de prescrição.
Conclusão
Confirmam-se divergências quanto eficácia da formação para instrumentalização da prescrição protocolizada na Atenção Primária à Saúde. Sugere-se reforço nas Diretrizes Curriculares Nacionais e pós-graduação abrangendo a protocolização e aprendizado significativo caracterizando prática avançada de enfermagem.