Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA SANTOS MARTINIANO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA SANTOS MARTINIANO SOUSA
DATA: 06/06/2014
HORA: 09:30
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

FORMAÇÃO  E  INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA  PRESCRIÇÃO   DE MEDICAMENTOS POR ENFERMEIRO  NOS PROTOCOLOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM MUNICIPIO BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Formação; Prescrição de medicamentos; Atenção Primária à Saúde


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Antecedentes

A prescrição de medicamentos por enfermeiros aumentou significativamente em muitos países com a modernização dos sistemas de saúde e exigência de formação avançada na pós-graduação. No Brasil, a protocolização da prescrição na Atenção Primária à Saúde, incluindo o enfermeiro é reconhecida como um avanço. Entretanto a ausência de pré-requisitos de formação específica é questionada tanto por médicos quanto por enfermeiros.  Os estudos mostram debates com opiniões divergentes dos enfermeiros sobre seu enfoque e adequação evidenciando a necessidade de um maior aprofundamento.

Objetivo

Avaliar a influência da formação na  instrumentalização  para   prescrição   de medicamentos  por enfermeiro nos protocolos  da Atenção Primária em Saúde em município brasileiro, segundo a opinião dos enfermeiros. 

Projeto

Estudo transversal, descritivo com abordagem qualitativa, realizado por meio de Estudo de Caso.

Cenário

Município do nordeste brasileiro com formação em enfermagem compatível com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Enfermagem e implantação pioneira e consolidada da Saúde da Família com protocolos nacionais de Atenção Primária à Saúde.

Participantes

Do universo de 92 enfermeiros Estratégia de Saúde da Família do município, participaram 37 que concordaram e estavam presentes no momento da pesquisa. 

Método

Realizaram-se entre agosto e novembro de 2011, 4 Grupos Focais com roteiro validado por estudo piloto e Técnica Delphi. Aplicou-se Análise de Conteúdo de Bardin. 

Resultados

Observou-se consenso sobre inadequação da farmacologia na graduação; pós-graduação inespecífica e pouco abrangente; importância da experiência e discussão de casos. Divergiram sobre segurança e capacidade de prescrição.

Conclusão

Confirmam-se divergências quanto eficácia da formação para instrumentalização da prescrição protocolizada na Atenção Primária à Saúde. Sugere-se reforço nas Diretrizes Curriculares Nacionais e pós-graduação abrangendo a protocolização e aprendizado significativo caracterizando prática avançada de enfermagem. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Presidente - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Externo ao Programa - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 05/06/2014 09:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao