Sistemas informatizados na gestão da qualidade na assistência em saúde: análise de indicadores de segurança do paciente
Segurança do Paciente; Gestão da Qualidade; Indicadores de Qualidade em Assitência a Saúde; Indicadores Básicos de Saúde.
O nível de qualidade dos processos assistências tem se tornado cada vez mais uma preocupação dos responsáveis pelo cuidado, sendo encarado atualmente como o objeto principal de muitos sistemas de saúde em todo o mundo, com o intuito de garantir assistência satisfatória ao paciente. Os resultados negativos em saúde são conhecidos principalmente como eventos adversos (EA) ou incidentes com potencial para causar danos aos pacientes. As notificações voluntárias dos incidentes e eventos adversos, realizada pelos profissionais de saúde, assim como os indicadores de qualidade, podem ser utilizadas como importantes ferramentas de qualidade, a fim de garantir que os erros cometidos não se repitam. A utilização de sistemas informatizados para envio e recebimento imediatos de informações, em plataforma digital, é fundamental para o aprimoramento das ações de segurança do paciente. Uma empresa pública brasileira oferece um aplicativo denominado Painel de Indicadores de Segurança do Paciente, as quais são utilizados por 29 hospitais federais. O presente estudo teve como objetivo identificar os problemas mais frequentes e relevantes registrados no sistema informatizado e propor mudanças necessárias. Para tanto foi realizado um estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental antes e depois sem grupo controle para a melhoria da qualidade da produção da informação. O presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.