Perguntas Frequentes

1) Como funciona o curso?

 

O Mestrado é Profissional, realizado na modalidade semipresencial e em uma área pioneira no Brasil. O curso funciona com 82% de carga horária a distância e 18% presencial. As atividades a distância, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (sedis) e com a Plataforma Virtual, Moodle,  utilizam de um material didático de 9 livros traduzidos e adaptados para o português, realização de trabalhos práticos no seu contexto de trabalho e atividades de autoavaliação e testes. As atividades presenciais são obrigatórias, uma por semestre, realizadas em Natal-rn e duram três dias cada. Envolvem avaliação, aula, orientação sobre os projetos, etc.
 
2) O curso é aprovado pela CAPES?
 
Sim. O curso é aprovado pela CAPES desde 2014 e válido em todo o território nacional como uma pós-graduação stricto senso de nível de mestrado. Após iniciar com conceito 3, subiu para conceito 4 na primeira oportunidade de avaliação quadrienal. O conceito máximo de um mestrado profissional no Brasil é o 5 e esperamos alcancá-lo na próxima avaliação quadrienal de 2021-2024. 
 
3) Quando ocorre Processo Seletivo?
 
Normalmente realizado entre maio e junho de cada ano.

 

4) Como ocorre o processo seletivo?
 
O processo seletivo atual contempla análise de currículo e apresentação de plano de trabalho para uma banca. 

 

5) Qual é o intervalo de tempo entre um processo seletivo para outro?


Os processos seletivos ocorrem anualmente.

 

6) Qual a duração do Mestrado Profissional QualiSaúde?


O curso tem duração prevista de 24 meses. No máximo, em casos extraordinários, pode haver prorrogação até 30 meses.

 

7) Quais são os requisitos de acesso ao mestrado?


O mestrado é concebido para titulados universitários em geral, desde que estejam trabalhando em um estabelecimento de saúde ou na gestão do sistema de saúde. Tais profissionais são os que terão a possibilidade de desenvolver as competências previstas tanto no seu desempenho profissional como na pesquisa aplicada.

 

8) O curso oferece vagas para alunos especiais?


Não.

 

9) Qual é a metodologia docente?


Baseia-se na aprendizagem pelo contato com situações e problemas reais identificados pelo próprio aluno no seu ambiente de trabalho. O conteúdo teórico e os métodos de pesquisa aplicada são aprendidos no contexto de trabalho do estudante, mediante a supervisão personalizada do seu orientador. Cada mestrando tem um tutor-orientador designado que será o encarregado de supervisionar individualmente o cumprimento das atividades do curso, revisar e comentar sobre os trabalhos práticos e orientar para a realização do Trabalho Final de Mestrado.
 

10) Quero ser professor do programa. O que devo fazer?


Existem duas possibilidades:
1- Em fluxo contínuo: Preencher o formulário F-01 disponível na aba formulários da página do programa e enviar para a secretaria do curso. A solicitação será analisada pelo colegiado do curso e eventualmente aprovado nas categorias de professor colaborador ou permanente. 
2- Em edital de credenciamento: Os editais de credenciamento costumam ocorrer ao final de cada quadriênio de avaliação do programa pela CAPES ou no meio deste período. 
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao