RELAÇÃO ENTRE CULTURA E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM AMBIENTE ESCOLAR
Cultura organizacional. Comprometimento organizacional. Colégio de Aplicação.
Tanto cultura organizacional quanto comprometimento vêm sendo estudados com mais frequência nas últimas décadas, partindo-se do pressuposto de que a cultura de uma organização pode influenciar o comprometimento dos trabalhadores. O presente estudo tem o objetivo geral de analisar a relação entre cultura organizacional e o comprometimento dos servidores no Núcleo de Educação da Infância/NEI/CAp/UFRN, instituição de ensino com atuação na Educação Básica e vinculadas à Universidade Federal. Para isso, tem como objetivos específicos: a) Identificar as dimensões da cultura organizacional predominantes no NEI/CAp; b) Identificar as dimensões do comprometimento dos servidores da organização e c) Estabelecer as relações entre a cultura e o comprometimento organizacional da instituição estudada. Entende-se que um estudo sobre a relação entre a cultura e o comprometimento organizacionais em um setor até então pouco explorado, mas bastante importante, pode contribuir para o sucesso da organização, agregar conhecimento à literatura e servir de apoio para trabalhos futuros nos demais colégios de aplicação do Brasil. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de natureza quali-quantitativa, com os servidores docentes e técnicos-administrativos da organização. Como métodos de coleta de dados, serão utilizados dois questionários: o Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional de Cameron e Quinn (2006) e a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional, de Medeiros et al. (2003). Os dados serão tratados em software estatístico através de análise fatorial e regressão múltipla. Quanto aos resultados, espera-se que sejam identificadas as dimensões de cultura predominantes, bem como o comprometimento dos servidores, de forma que seja comprovada a hipótese geral do trabalho de que o tipo de cultura predominantemente encontrado exerce influência no comprometimento organizacional dos servidores da organização em estudo.