Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ALAN DA SILVA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : FRANCISCO ALAN DA SILVA MONTEIRO
DATE: 04/03/2024
TIME: 14:00
LOCAL: on-line
TITLE:
ANALYSIS OF THE IMPACT OF POWER QUALITY ON THE ELECTRICAL NETWORK OF THE UFRN CENTRAL CAMPUS WITH THE INSERTION OF SOLAR PHOTOVOLTAIC GENERATION.

KEY WORDS:
Power Quality. Renewable sources. Power generation Electrical. Electric Energy, Photovoltaic Solar Energy.

PAGES: 65
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
SPECIALTY: Instalações Elétricas e Industriais
SUMMARY:

Atualmente, os estímulos à produção de energia elétrica a partir de fontes limpas estão crescendo significativamente devido à escassez de combustíveis fósseis, anteriormente amplamente utilizados. Ao mesmo tempo, as unidades de geração distribuída que empregam fontes renováveis estão ganhando impulso com a redução dos impostos sobre os componentes dos sistemas de geração que utilizam essas fontes de energia. No entanto, o aumento no número desses sistemas conectados às redes de distribuição de baixa tensão tem impactado severamente a qualidade da energia. Neste trabalho, são examinados os efeitos na rede elétrica da UFRN resultantes da conexão de três instalações fotovoltaicas em 2022. Além das instalações já em operação, estão previstos outros sistemas fotovoltaicos nos próximos anos dentro do Campus Central, como parte dos esforços para atingir metas de sustentabilidade. A avaliação baseia-se em indicadores de qualidade da energia elétrica, incluindo potência, harmônicos de tensão e corrente, desequilíbrios entre as fases do sistema e regulação do fator de potência. Esses indicadores serão avaliados por meio de um analisador de rede, comparando-os com os limites estabelecidos pelas normas.


COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Interno - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 07:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao