O ensino e aprendizagem de música no projeto Conexão Felipe Camarão: a incorporação das músicas tradicionais
música; educação musical; práticas de ensino; músicas de tradições; repertórios.
O presente trabalho é resultado da pesquisa a respeito das práticas de ensino de música tradicionais no contexto do projeto social Conexão Felipe Camarão da Organização Não-Governamental (ONG) TerrAmar, sitiada na Zona Leste de Natal-RN. Desse modo, são apresentados dados da localização do projeto (KISIL, 20002) - conceito, questões sociais e econômicas da comunidade, acessibilidade, descrições das oficinas, brincadeiras do folclore local e demais atividades de ensino. O aporte teórico perpassa a história da música (FONTERRADA,2005); (SANTIAGO, 2008), tanto na Educação Musical (ARROYO, 1990; 1999; 2000; 2002), (PENNA, 2002; 2008); (BELLOCHIO, 2003), quanto da Etnomusicologia (BLACKING, 2007), (NETTL, 1983; 1992; 1995). E nesse sentido, adentrando a questões a questões da educação básica (BEINEKE, 2015), diversidade de contextos de ensino de música em projetos sociais e ONGs (ALDA, 2003; 2006), (DEL-BEM, 2003), (KLEBER, 2006; 2011; 2015) e do ensino de música popular (GREEN, 2012) e práticas sociais de ensino de música (SOUZA, 2004). Assim, a pesquisa qualitativa (BRESLER, 2007), (GASKEL, 2002) com especulações nos campos ditos não-formais e informais de transmissão e troca de conhecimento musical (WILLE, 2003), (GOHN, 2006), bem como o estudo de caso no Conexão (CRESWELL, 2011), com parte da pesquisa etnográfica (YIN, 2005). E no quarto capítulo são apresentados dados do campo empírico quanto às práticas de ensino de música das tradições, o que viabiliza o capitulo final com discussões a partir do cruzamentos dos dados coletados em entrevistas e observações do campo com vistas ao modo peculiar de ensino no projeto Conexão Felipe Camarão e possíveis contribuições para a área da educação musical.