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Dissertations |
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GERONIMO BRITO VIEIRA
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Cantata Para Louvor e Glória de Cleide Dorta Benjamim: Preparo para a Execução
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Advisor : ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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NELSON CAVALCANTI DE ALMEIDA
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Data: Feb 13, 2015
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Show Abstract
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O presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de preparação para a execução da “Cantata Para Louvor e Glória”, composta em 1985, pela compositora Cleide Dorta Benjamim (1936), visando antecipar para futuros regentes, cantores e instrumentistas, as possíveis dificuldades encontradas e enfrentadas. Inicialmente, através de uma breve apresentação da obra, são abordadas questões relacionadas ao texto escolhido, bem como a sua estrutura e importância no processo composicional. Mais à frente, são analisadas, identificadas e propostas resoluções para as dificuldades existentes do ponto de vista das execuções, vocais e instrumentais, e do gestual aplicado à regência, sendo abordado, detalhadamente, cada movimento que compõe a obra. O trabalho também apresenta um memorial que descreve todo o processo prático de preparação da Cantata: reedição da partitura; seleção e perfil dos cantores e instrumentistas; os ensaios; modificações e adequações na partitura; e uma breve entrevista com quatro cantores e dois instrumentistas que participaram do processo. A interação com a compositora, durante parte significativa do trabalho, traz uma marcante ampliação dos possíveis esclarecimentos e desenvolvimento das ideias, potencializando uma execução coerente da obra.
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MARCUS VINICIUS DE FREITAS
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O TEATRO MUSICAL ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MEIO ECLESIÁSTICO: RESSIGNIFICANDO O FAZER ARTÍSTICO NA IGREJA BATISTA DA ESPERANÇA, NATAL-RN
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Advisor : AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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COMMITTEE MEMBERS :
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AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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LEILA MIRALVA MARTINS DIAS
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Data: Feb 13, 2015
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Show Abstract
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As igrejas no Brasil têm demonstrado ser um espaço importante na formação musical de muitos indivíduos. No entanto, percebemos em muitas delas uma postura musical exclusivista e meramente performática, com o argumento de que desejam prestar adoração ao Ser Divino e que, assim, devem oferecer sempre o melhor. Além disso, a cultura do talento e do dom tem se mostrado determinante na seleção de pessoas para as práticas musicais eclesiásticas. O teatro musical, também praticado neste contexto, tem sido realizado com os mesmo princípios. Entendendo que a prática musical deve estar acessível a todos, vimos, através dos estudos de Santa Rosa, 2006 e 2012, o teatro musical, por suas inúmeras possibilidades, como importante ferramenta para o ensino de música nesse contexto, de maneira integradora, motivadora, interdisciplinar e libertadora. Por essa razão este trabalho procurou, por meio de uma pesquisaação, investigar a aplicabilidade do teatro musical enquanto prática pedagógica no contexto da Igreja Batista da Esperança, Natal-RN, verificando o impacto desta experiência para os envolvidos. Para alcançar este objetivo, realizamos a construção de um musical com todos aqueles que desejassem participar, possuindo ou não experiências musicais prévias. A coleta de dados foi realizada através de diário de campo, entrevistas semiestruturadas com os participantes do elenco e registros de imagens de ensaios e apresentações. As principais temáticas evidenciadas pelos alunos foram, então, categorizadas e devidamente analisadas, o que nos mostrou o quanto o teatro musical pode ser usado como ferramenta pedagógico-musical de modo eficaz também no contexto eclesiástico. Desse modo, pôde ser trazida uma outra concepção do fazer artístico para as igrejas, contribuindo para a inserção de novos partícipes em suas práticas musicais, além de expandir um pouco mais os estudos sobre o teatro musical e a presença da música nestes espaços, provocando outros estudos futuros.
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NILTON DA SILVA SOUZA
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O gesto regencial para além do compasso: uma discussão acerca das ferramentas da regência e de seus usos para a performance na música do século XX.
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Advisor : ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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FABIO SOREN PRESGRAVE
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ALFREDO JACINTO DE BARROS
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Data: Feb 19, 2015
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Show Abstract
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Este trabalho foi fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRN sob a orientação do Dr. André Luiz Muniz de Oliveira que buscou uma reflexão acerca do gesto regencial e suas implicações no que tange aos elementos objetivos e subjetivos da performance atrelados a uma gama de ferramentas regenciais concebidas de acordo com a tradição da música histórica. Como ferramenta de análise gestual foi utilizado o método PatternCube de Harold Farbermann. Foram utilizados vídeos dos regentes Pierre Boulez e Valery Gergiev, ambos regendo A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky. Na análise dos vídeos observamos o uso técnico do aparato gestual dos regentes em detrimento do gesto musical fundamentado em Hatten. A pesquisa nos revelou a importância do uso de ferramentas analíticas no auxílio a subsidiar um direcionamento a performance na regência.
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ISAC RUFINO DE ARAÚJO
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A MOTIVAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MÚSICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
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Advisor : VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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COMMITTEE MEMBERS :
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VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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SUELI EDI RUFINI
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Data: Feb 19, 2015
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Show Abstract
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Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar a qualidade motivacional dos licenciandos em música em quatro Universidades públicas do Nordeste sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação (TAD). Proposta por Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b), a TAD abrange os aspectos qualitativos da motivação e afirma que todos os indivíduos tem uma propensão natural à autorregulação, por isso ela adota o conceito de internalização por meio de um continuum de Autodeterminação previsto na miniteoria da integração organísmica. Essa pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, descritiva de natureza exploratória e correlacional. Como técnica de coleta de dados, foi aplicado um questionário de autorrelato contendo a Escala de Motivação Acadêmica (EMA), traduzida e validada por Guimarães e Bzuneck (2008), a qual permite verificar os tipos de motivação conforme o continuum de Autodeterminação. Nesta aplicação o instrumento apresentou evidências de validade satisfatórias, com boa consistência interna e correlações de fracas a moderadas. Os dados obtidos da amostra de 380 licenciandos em música foram analisados através da estatística descritiva e inferencial, por meio de alguns procedimentos: frequências, médias, desvio padrão, análise fatorial, análise deconsistência interna por meio do alpha de Cronbach, análise de correlação de Pearson e análise de variância. Os dados apontam as maiores médias na avaliação das formas de motivação mais autodeterminadas e as médias mais baixas na avaliação da desmotivação e das formas menos autônomas de motivação. Grande parte dos alunos revelou forte intenção de concluir o curso. Apresentaram menor motivação autônoma e maior desmotivação os alunos com intenção de atuar em outras áreas, que já passaram pelo estágio e que estão no curso porque não tiveram outra opção. Concluímos que o licenciando em música, representado nesta amostra, apresenta boa qualidade motivacional, no entanto, com o passar dotempo há uma tendência em diminuir a motivação autônoma mediante as pressões inerentes aum curso superior. Neste sentido, os cursos devem criar estratégias para manter o comportamento autodeterminado nos alunos e promover os reforçadores intrínsecos fazendo-os perceber importância, valor e significado no curso. Esta pesquisa espera contribuir e estimular outros estudos com o objetivo de compreender a motivação dos alunos no ensino superior em música.
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ANDERSONN HENRIQUE SIMÕES DE ARAÚJO
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MÚSICA EM PROJETOS SOCIOASSISTENCIAIS GOVERNAMENTAIS: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal
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Advisor : JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
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COMMITTEE MEMBERS :
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JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
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LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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ANTONIO DIAS NASCIMENTO
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Data: Feb 20, 2015
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Show Abstract
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Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo -musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, captações de entrevistas, gravações de áudio e vídeo. Por fim, conclui-se que o ensino de música, dentro do SCFV, é envolto a concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate a exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo .
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PRISCILA GOMES DE SOUZA
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Um estudo sobre música e educação musical na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: Templo Central.
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Advisor : AGOSTINHO JORGE DE LIMA
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COMMITTEE MEMBERS :
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AGOSTINHO JORGE DE LIMA
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ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
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CARLA PEREIRA DOS SANTOS
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Data: Feb 25, 2015
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Show Abstract
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Esta dissertação trata da música e seu ensino na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN - Templo Central. A investigação fala acerca da relação entre a educação musical e o contexto cultural, lançando um olhar sobre as práticas musicais, o ensino e a aprendizagem musical neste espaço. Nossa investigação busca apreender três aspectos basilares: A música, em sua prática; a educação musical, em suas formas de ensino aprendizagem e o contexto no quais ambas se efetivam. Assim, a pesquisa tem por objetivo desvelar e compreender os processos, situações e dimensões simbólicas que constituem a música e o seu ensino para a formação musical e as práticas musicais no espaço estudado. Os procedimentos metodológicos incluíram buscas de teses e dissertações sobre o tema, trabalhos da área de música, em suas diferentes subáreas, através de Anais de Congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), além dos Anais dos encontros Nacionais e Regionais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e Revistas da ABEM at all. Foi realizada a observação participante na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal no Templo Central, em seus cultos, nos ensaios da orquestra, nas salas de aulas com os alunos, com os professores, nas reuniões pedagógicas. Foi feito uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas gravadas com a direção do departamento de música, coordenação pedagógica, alunos, professores, músicos e regentes. Coleta de fotos, alguns vídeos de aulas e ensaios. O tratamento e a análise dos dados foram feito e organizados quanto às concepções de ensino, práticas pedagógicas e musicais. A proposta inclui uma reflexão sobre o ensino de música na igreja buscando contribuições para a Educação Musical. O referencial teórico centra em autores que discutem mais sobre estudos sobre abordagem sociocultural da Educação Musical (ARROYO, 1999, 2000a, 2000b, 2002). Autores que mais tratam da Sociologia para educação musical (KRAEMER, 2000), (SOUZA, 1996). Autores que abordam Educação Musical e Práticas Sociais, Música e Cotidiano (SOUZA, 2000, 2008, 2009); Música e Ensino (PENNA, 1999, 2008). Sociologia da Música (GREEN, 1997). Autor que trata para Educação Musical e Etnomusicologia; Música e Religiosidade; A música comofenômeno sociocultural; Etnomusicologia para a educação musical; Educação Musical e Cultura (QUEIROZ, 2004a, 2004b, 2005, 2007, 2010, 2011, 2013). Autores que tratam da Antropologia e da Etnomusicologia sobre abordagem da cultura como contexto (GEERTZ, 1989); (NETTL, 1992); (MERRIAN, 1964). A construção metodológica está apoiada nos princípios da pesquisa qualitativa (BODGAN e BIKLEN, 1994), com descrição de questões físicas do contexto (BRESLER, 2007). Tendo sido adotado o estudo de caso (YIN, 2001) como método. O presente estudo revelou que a relação entre música e ensino na igreja está além de apenas uma formação musical. Que existem muitas relações que se estabelecem, como fé, crença em Deus e devoção no culto. Que a igreja pensa sobre o ensino de música para tocar nos cultos e louvar a Deus. Que na formação musical foi trabalhado algo maior que apenas conteúdos musicais. Que a música na igreja evangélica é mediadora de significados que vão além de vivências e práticas musicais. Que o sagrado e o culto religioso como expressão de adoração a Deus caracterizam as práticas musicais dos grupos pesquisados. Que seus reflexos são diretos nas aulas de música ministradas nos cursos da igreja. Que as concepções dos participantes do Departamento de Música e dos grupos musicais da igreja compreendem processos, situações e concepções do ensino e aprendizagem da música na igreja.
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CRISTIAN DE PAULA BRANDÃO
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Sonata No.1 para Violoncelo e Piano de Alfred Schnittke: Aspectos Poliestilísticos e Técnico-Interpretativos
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Advisor : DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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COMMITTEE MEMBERS :
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DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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FABIO SOREN PRESGRAVE
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ROBERTO PINTO VICTORIO
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Data: Feb 26, 2015
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Show Abstract
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A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas.
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THIAGO LUCION
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A Escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para Violoncelo solo
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Advisor : FABIO SOREN PRESGRAVE
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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FABIO SOREN PRESGRAVE
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ROBERTO PINTO VICTORIO
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Data: Feb 26, 2015
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Show Abstract
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A forma de escrita utilizada pelo compositor Roberto Victorio aparece como principal alicerce dentro de sua produção musical. Durante sua trajetória, mesmo com mudanças significativas, a notação é a principal ferramenta para a ampliação dos recursos utilizados pelo compositor, como voz e percussão simultâneas à execução do instrumento. Nas peças Aztlane Chronos IIIescritas para violoncelo solo, tem-se o exemplo da transição e simbiose entre as notações utilizadas. Com a utilização de técnicas convencionais e técnicasestendidas presentes na escrita, este trabalho procura apresentar uma forma de entendimento sobre as peças citadas acima abordando de que forma a notação e escrita do compositor influenciam na performance das mesmas, também sugerindo possíveis estudos para execução das peças.
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KLEBER DESSOLES MARQUES
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TÉCNICAS ESTENDIDAS PARA SAXOFONE EM OBRAS COMPOSTAS POR MEIO DE COLABORAÇÃO COMPOSITOR -INTÉRPRETE
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Advisor : DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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COMMITTEE MEMBERS :
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DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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FABIO SOREN PRESGRAVE
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ROBERTO PINTO VICTORIO
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Data: Feb 27, 2015
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Show Abstract
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Esta dissertação aborda o uso de técnicas estendidas para saxofone na obra Minus, para saxofone soprano em Bb solo, composta por meio de colaboração compositor-intérprete, entre Agamenon de Morais e o saxofonista Kleber Dessoles. O texto está organizado da seguinte maneira: a primeira parte traz um apanhado histórico do repertório de música de concerto para saxofone, desde o início do século XX, passando pelo uso de técnicas estendidas para o instrumento e pelos principais personagens e fatos históricos desse período de tempo, dados esses obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e documental; a segunda parte trata da colaboração compositorintérprete, desde os casos documentados nos séculos XVIII e XIX até chegarmos aos dias de hoje, explorando de que maneiras as colaborações podem acontecer e as suas motivações, por meio de pesquisa bibliográfica; a terceira e última parte versa sobre a obra em si, seguida de um relato pormenorizado da colaboração entre o compositor e o intérprete, bem como explicações minuciosas das técnicas estendidas que constam na obra (multifônicos e flatterzunge), por meio de pesquisa bibliográfica, documental e relatos dos encontros entre compositor e intérprete. Ao final do processo de colaboração, pode-se dizer que o resultado final da obra foi derivado da soma dos conhecimentos do compositor e do intérprete, combinados, quase como se a composição tivesse uma dupla autoria. O documento resultante do relato do processo pode auxiliar compositores e intérpretes a comporem para saxofone, bem como a nortear futuras experiências de colaboração.
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JACO SILVA FREIRE
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ENSINO E APRENDIZAGEM DE VIOLÃO NA UFRN
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Advisor : LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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COMMITTEE MEMBERS :
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DANIEL WOLFF
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JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
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LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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Data: Mar 27, 2015
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Show Abstract
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O ensino do instrumento no Brasil tem sido mais amplamente estudado pela educação musical nos últimos anos, constituindo um campo significativo de investigação científica. Este trabalho se atém a análise de uma realidade do ensino de instrumento, considerando de maneira mais específica o ensino de violão. De maneira pontual, aborda a realidade do ensino de violão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerando cursos específicos do instrumento nesta instituição. Assim, o presente trabalho foi pautado pelo objetivo de compreender as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas que constituem o ensino e aprendizagem de violão na UFRN. Para alcançar este objetivo principal, buscou-se verificar, em linhas gerais: 1) as perspectivas teóricas, metodológicas e de conteúdos que embasam formação em violão nos cursos de música da UFRN; 2) as funções e objetivos das disciplinas de violão nos Cursos; 3) o perfil dos professores das disciplinas de violão; 4) as demandas dos sujeitos diretamente envolvidos nessas propostas de ensino musical; e, 5) as concepções acerca das práticas de formação e das metodologias de ensino que caracterizam a ação docente. Em consonância com os objetivos, o norteamento metodológico se pautou pelo paradigma qualitativo. Assim, os procedimentos de coleta de dados envolvidos foram: pesquisa bibliográfica e documental e realização de entrevistas com três professores que ministraram disciplinas de violão durante o semestre de 2014.1 nos cursos mencionados. Posteriormente, esses dados foram sistematicamente organizados e analisados em sintonia com as características da pesquisa aqui apresentada. Portanto, os resultados desta pesquisa evidenciaram as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas no contexto de ensino e aprendizagem de violão no campo empírico estudado. Neste contexto, pudemos perceber uma relação existente entre as demandas de ensino e aprendizagem de instrumento no campo estudado e as evidenciadas na literatura pesquisada. Deste modo, foram percebidos, analisados e demonstrados quais as perspectivas para o ensino de instrumento na contemporaneidade, com especial atenção para o ensino de violão. Assim, este estudo traz relevante contribuição para a educação musical, sobretudo, através de suas reflexões sobre a pedagogia do violão.
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ANA CLAUDIA SILVA MORAIS
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Aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da UFRN.
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Advisor : AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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COMMITTEE MEMBERS :
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AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
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CARLA PEREIRA DOS SANTOS
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Data: May 22, 2015
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Show Abstract
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A música e a educação musical estão presentes no cotidiano das pessoas de diversas formas e em múltiplos contextos. Neste estudo, destaca-se a formação musical no contexto orquestral objetivando compreender como acontece a aprendizagem musical na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – OSUFRN. Para atingir esse objetivo, buscou-se identificar quais atividades são inerentes à OSUFRN, assim como sua estrutura e funcionamento; observar o desenvolvimento das atividades do grupo, verificando as interações presentes entre os participantes da orquestra e compreender as diferentes maneiras de se aprender música no contexto orquestral. O trabalho baseia-se em discussões de autores acerca da prática musical coletiva da formação instrumental na educação musical, a aprendizagem em si e as relações entre jovens e música no contexto da aprendizagem coletiva. Os procedimentos metodológicos adotados nesta investigação correspondem à abordagem qualitativa e ao estudo de caso com participantes da orquestra sinfônica da referida instituição. A coleta de dados foi estabelecida por meio de observações in loco das atividades desempenhadas pelo grupo, de acordo com sua agenda de ensaios e apresentações, e de entrevistas semiestruturadas realizadas com o maestro e com participantes que possuíam mais tempo de experiência na orquestra. Além disso, o uso de fotografias e filmagens auxiliou em todo o processo de coleta e construção dos dados, permitindo análises posteriores. A análise e interpretação desses dados foram efetivadas pela técnica de Análise de Conteúdo apresentando categorias que revelam a autonomia dos participantes diante da sua aprendizagem, constituída na coletividade da prática musical do contexto orquestral, visando à profissionalização. Assim, percebe-se que no grupo há interações interpessoais e diversas instâncias de aprendizagens que contribuem para a formação integral do músico instrumentista.
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CATARINA ARACELLE PORTO DO NASCIMENTO
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PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
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Advisor : JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
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COMMITTEE MEMBERS :
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JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
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VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO
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Data: May 25, 2015
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Show Abstract
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A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem totalmente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014;Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. Na perspectiva do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música seja repensada e reformulada, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN.
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WASHINGTON NOGUEIRA DE ABREU
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CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES MUSICAIS SOBRE O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DO NATAL/RN
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Advisor : JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
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COMMITTEE MEMBERS :
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JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
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AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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LUCENI CAETANO DA SILVA
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Data: May 27, 2015
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Show Abstract
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A educação musical está presente na educação básica em seus diversos níveis de aprendizagem e nesse trabalho destaca-se o ensino de música no ensino fundamental ministrado por professores especialistas em música. Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no Ensino Fundamental em escolas públicas Municipais da Cidade do Natal/RN. Os objetivos específicos são: identificar como se constitui o ensino de música nas escolas públicas municipais da cidade do Natal; identificar o perfil dos professores de música que atuam no ensino fundamental da cidade do Natal; as experiências da formação do educador musical com o ensino de música. A fundamentação teórica está embasada em autores que tratam da função da música na escola, saberes docentes, concepções do educador musical na educação básica. A metodologia a ser abordada, a pesquisa qualitativa que esclarecerá problemática da pesquisa: quais as concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no ensino fundamental em escolas públicas Municipais da Cidade do Natal? Para analisar os dados utilizei a análise do discurso. Essa pesquisa foi feita com educadores musicais, licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música, da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O levantamento dos dados foi construído através dos instrumentos de coleta: questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados foram sinalizados a partir da análise do discurso dos educadores dialogando com autores que estudam sobre as concepções do educador musical na educação básica. Eles apontam para uma diversidade de concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem de música no ensino fundamental em todas as suas dimensões: planejamento, conteúdos, prática, avaliação e formação humana. Nessa perspectiva, o ensino de música na cidade do Natal está se solidificando por ter educadores musicais que se preocupam com sua formação, reflexão e ação na aprendizagem do educando contextualizado com a realidade de cada escola.
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ERNANDES CANDEIA DO NASCIMENTO JÚNIOR
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Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
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Advisor : VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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COMMITTEE MEMBERS :
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VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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Data: May 28, 2015
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Show Abstract
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Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou -se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletiremos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscaremos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música.
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FREDERICO ARANTES NABLE
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Sept Papillons de Kaija Saariaho: uma análise dos elementos técnico-interpretativos
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Advisor : FABIO SOREN PRESGRAVE
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COMMITTEE MEMBERS :
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FABIO SOREN PRESGRAVE
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EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
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FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
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Data: Jun 12, 2015
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Show Abstract
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A peça Sept Papillons de Kaija Saariaho é considerada um obra de destaque na produção atual para violoncelo. O presente trabalho busca contextualizá-la e oferecer reflexões sobre as dificuldades técnicas encontradas em seu estudo, discorrendo também sobre conceitos importantes para a interpretação. Como procedimento metodológico foram estudados autores como MOISALA (2009) e VICTORIO (2015) que dão fundamentação ao entendimento do processo composicional e à análise dos gestos propostos pela compositora. Em um segundo momento foi realizada uma entrevista com Natasha Farny, uma violoncelista reconhecida por sua performance da obra, a qual utilizamos como referência junto à performance da koreana Seung Ri Jung e a gravação do violoncelista Anssi Karttunen, dedicatário da peça. Concomitantemente ao estudo e aquisição do material bibliográfico, a peça foi estudada e apresentada no âmbito do PPGMUS-UFRN. A experiência obtida pelos recitais e pela pesquisa da obra resultou em sugestões para violoncelistas interessados no estudo e na performance da mesma.
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DORA UTERMOHL DE QUEIROZ
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TÉCNICAS ESTENDIDAS NA OBRA TRAÇADO ÍNTIMO E HESITANTE PARA VIOLONCELO SOLO DE BRUNO ANGELO E SUA UTILIZAÇÃO NA INICIAÇÃO AO VIOLONCELO
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Advisor : FABIO SOREN PRESGRAVE
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COMMITTEE MEMBERS :
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FABIO SOREN PRESGRAVE
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EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
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FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
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Data: Jun 12, 2015
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Show Abstract
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Este trabalho aborda os desafios técnicos e interpretativos na obra Traçado Íntimo e Hesitante de Bruno Angelo e a importância de envolver a música contemporânea e as técnicas estendidas na iniciação ao violoncelo, com materiais derivados da peça. O objetivo desta pesquisa é proporcionar aos violoncelistas sugestões para a solução dos problemas apresentados na peça e em obras que utilizem técnicas semelhantes, assim como incentivar a utilização de materiais sonoros da música contemporânea na iniciação ao violoncelo.
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MARIA VERONICA FERNANDEZ
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Técnicas estendidas e aspéctos culturais presentes na Puneña No. 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
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Advisor : FABIO SOREN PRESGRAVE
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COMMITTEE MEMBERS :
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FABIO SOREN PRESGRAVE
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AGOSTINHO JORGE DE LIMA
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FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
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Data: Jun 12, 2015
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Show Abstract
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Esta pesquisa examina os elementos estilísticos (provenientes da música folclórica da Região da Puna) encontrados na Puneña No. 2, Op. 45 para Violoncelo Solo de Alberto Ginastera com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no estudo e na performance da mesma. Como procedimento metodológico foram estudados autores como Aretz (2003, 2008) e Aguilar (2007), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da Região da Puna e das culturas pré-hispânicas e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico foram expostas ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificaraspectos relevantes da obra.
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ALEXANDRE MAGNO ABREU DE GOES
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O emprego do imalt como solução interpretativo composicional em 3 obras autorais para violão.
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Advisor : ALEXANDRE RECHE E SILVA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALEXANDRE RECHE E SILVA
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CRISTIANO SEVERO FIGUEIRÓ
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ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
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Data: Aug 5, 2015
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Show Abstract
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O trabalho de expressão empreendido pelo intérprete recai, em grande parte, sobre a mão direita do violonista. Conscientes deste fato, mestres do presente e do passado têm deixado suas contribuições para o desenvolvimento da técnica de mão direita. Percebe-se, com exceções, que as propostas pedagógicas e interpretativas, até o momento, têm abordado o ataque às cordas a partir do movimento de flexão dos dedos. Apresenta-se, entretanto, um recurso técnico denominado imalt, que inclui na ação de ataque, o movimento de extensão. Algumas técnicas empregadas em circunstâncias específicas, como o dedillo, a alzapúa, o trêmulo e o rasgueado também utilizam movimentos de extensão no ataque. Elas são postas em perspectiva, junto ao imalt, proporcionando uma visão panorâmica de suas características individuais. O emprego do imalt no repertório tradicional do violão é exemplificado em Villa-Lobos, Ponce e Brower. Três peças autorais foram compostas para esse trabalho: Shravana, Alegoria e Vandana. Técnicas composicionais como a aplicação de contorno melódico e ostinato, foram revisadas e empregadas na elaboração destas composições. Um registro detalhado da trajetória composicional é apresentado. Para tanto, empregou-se o viés analítico do Modelo de acompanhamento do processo Composicional (SILVA 2007). Alguns eventos que têm deixado o imalt em evidência são comunicados, como o lançamento e distribuição do CD Imalt, publicação de partituras e entrevistas. Finalmente são apresentados comentários conclusivos, apontando perspectivas abertas pelo trabalho.
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VICTOR VITORIANO DANTAS
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ORIGAMI: MEMÓRIAS DE UM PROCESSO COMPOSICIONAL ASSISTIDO POR SOLUÇÕES COMPUTACIONAIS
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Advisor : ALEXANDRE RECHE E SILVA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALEXANDRE RECHE E SILVA
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CRISTIANO SEVERO FIGUEIRÓ
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DANILO CESAR GUANAIS DE OLIVEIRA
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Data: Aug 5, 2015
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Show Abstract
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Este trabalho pretende demonstrar a eficácia do SSCM como ferramenta composicional. Iremos utilizar o sistema no mapeamento das atmosferas entre o origami e a música. Utilizaremos os freewares Pd-Syncker e J-Syncker como ferramentas no auxílio do uso do SSCM e do fazer composicional. Embora as pesquisas sobre o SSCM estejam estabelecidas, no Brasil o assunto ainda é novo. O principal objetivo desse trabalho é relatar o fazer composicional, demonstrando soluções e ferramentas que foram utilizadas para elaborar a composição Origami. O processo composicional descrito aqui utilizou o modelo de acompanhamento composicional (SILVA, 2007). Teremos, entre os resultados principais, uma composição autoral para contrabaixo, tuba e piano. Com esse relato apresentamos nosso fazer composicional e demonstramos possíveis soluções de uso do SSCM, bem como do fazer composicional.
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FERNANDA ROSA MACHADO
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ABORDAGENS DE ESTUDO E PERFORMANCE NA OBRA ELEGÍA DE EDSON ZAMPRONHA PARA VIOLONCELO E ELETROACÚSTICA MISTA
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Advisor : CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
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IRACEMA MARIA DE ANDRADE ALMEIDA
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MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
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Data: Nov 30, 2015
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Show Abstract
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O presente artigo irá abordar aspectos técnicos-interpretativos no estudo e performance da obra Elegia (2003-2009) de Edson Zampronha, para violoncelo e eletrônicos. Através de estratégias de estudo e performance a autora propõe orientar futuros intérpretes, a partir de suas experiências pessoais relatando seu processo de preparação desta obra. A fundamentação teórica está baseada em Andrade (2010) e Zampronha (2015), além de referenciais de demais autores.
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FERNANDO BUENO MENINO
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INTERPRETATIVE POSSIBILITIES INVOLVING PERCUSSION INSTRUMENTS AND TECHNOLOGICAL RESOURCES IN THE WORK CLAPPING MUSIC (1972), BY STEVE REICH.
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Advisor : CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
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MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
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CESAR TRALDI
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Data: Dec 3, 2015
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Show Abstract
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This study aims to identify, according to the literature and discography, new performance possibilities for minimalist works of American composer Steve Reich, written between 1972 and 1983. More specifically, the article presents a study focused on the adaptation of some of its compositions which were not originally written to be executed by a single performer (solo format). The methodology consists of analyzing this repertoire and their compositional techniques. Posteriorly, new versions were extracted with experimental character, focused on the interaction between percussion instruments and technological resources. Such possibilities were implemented through experimentation workshops. As a result, it generated a new possibility of interpretation for the work Clapping Music (1972). Thus, the work reported here is to present the considerations related to performance, the processes used to implement, and the results obtained during the workshops. It was concluded that such implementations, combined with interaction with technological resources, provided the interpreter further deepening of technical/interpretative aspect, as well as the possibilities of interaction between percussion instruments and electronic devices.
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JOSE LEANDRO SILVA ROCHA
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Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
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Advisor : AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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COMMITTEE MEMBERS :
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AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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BETANIA MARIA FRANKLIN DE MELO
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VIVIANE BEINEKE HANTSCHKE
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Data: Dec 7, 2015
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Show Abstract
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O foco central dessa dissertação é investigar a aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Para tanto, o referencial teórico adotado foi norteado por dois eixos principais: (i) a criatividade na área da Educação Musical e (ii) o ensino e aprendizagem de piano. Além disso, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa-ação com discentes adultos das disciplinas “Prática de Instrumento Harmônico I e I”, do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Essa pesquisa-ação foi estruturada em quatro fases: 1) a identificação das situações iniciais, problematização do tema criatividade na aula de piano em grupo, considerando o contexto de um curso de formação docente em música; 2) a projetação das ações, a definição dos objetivos e o planejamento das ações, tais como a elaboração de procedimentos pedagógico-musicais criativos e materiais, o planejamento de aulas, a organização dos instrumentos de coleta e análise de dados; 3) a realização das ações planejadas, a efetivação das aulas, promoção de um recital público, coleta de dados por meio de diário de campo e aplicação de entrevistas com alunos participantes da pesquisa; 4) a avaliação dos resultados, transcrição, organização e análise dos dados coletados por meio de observações participantes, entrevistas e também por meio do levantamento teórico obtido na revisão bibliográfica, e por fim, a elaboração do texto de dissertação. Tendo em vista os resultados alcançados, concluímos que o ciclo da aprendizagem criativa em música, constituído por atividades tais como compor, apresentar e criticar música (BEINEKE, 2009; 2013; 2015) se constituiu como um fenômeno significativo para a promoção da aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Mas para que isso pudesse ocorrer foi decisivo o planejamento, a aplicação e a avaliação dos procedimentos pedagógico-musicais criativos adotados e também ouvir os alunos, suas perspectivas, e por meio do processo de trocas e construções estabelecidos, possibilitar um elo criativo e formativo mais abrangente, não somente para os alunos participantes como também para nós, como ator envolvido e transformado nesse processo educativo.
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FLAVIA MAIARA LIMA FAGUNDES
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A MOTIVAÇÃO NO TEATRO MUSICAL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
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Advisor : AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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COMMITTEE MEMBERS :
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AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
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Ana Francisca Schneider Grings
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GIANN MENDES RIBEIRO
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VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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Data: Dec 8, 2015
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Show Abstract
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Este estudo teve por objetivo geral investigar os processos motivacionais dos participantes de um grupo de Teatro Musical sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação – TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Os pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b) afirmam que todos os indivíduos possuem uma propensão inclinada à autorregulação. Por esse motivo, a TAD analisa as razões pelas quais os indivíduos podem se envolver ou evitar participar de determinadas atividades, e adota um conceito de internalização que é representada por um continuum de autodeterminação, evidenciando os diferentes tipos de motivação previstos na miniteoria da integração organísmica. Os tipos de motivação podem ser identificados de acordo com o nível de autodeterminação dos indivíduos, através da satisfação de três necessidades psicológicas básicas: a necessidade de autonomia, a necessidade de competência e a necessidade de pertencimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e escolheu-se o estudo de entrevistas como estratégia de investigação, utilizando a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com 12 participantes de um grupo de Teatro Musical de uma universidade do Estado Rio Grande do Norte, referida na pesquisa com o pseudônimo de Companhia Musicale. Os resultados apontam que a principal motivação dos alunos não era a intrínseca. Portanto, a motivação foi considerada complexa e multifacetada, pois os participantes passaram por internalização do comportamento dependendo das condições situacionais. As complexidades nas interações puderam promover a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos integrantes que apresentaram maior internalização dos comportamentos autodeterminados. Assim, os integrantes com maior desempenho nas tarefas foram os que internalizaram a importância e o valor das atividades. O estudo busca contribuir para futuras pesquisas e colaborar no sentido de perceber a importância de investigar e promover a motivação de alunos, professores, diretores, regentes, coordenadores e participantes de grupos artísticos em geral, trazendo esclarecimentos que ressaltam as contribuições e a importância que a motivação tem sobre o ensino, a aprendizagem musical e o envolvimento de participantes de grupos artísticos em diferentes atividades.
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NATALIA CRISTINA PINHEIRO
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CLASSIFICAÇÃO DAS TÉCNICAS ESTENDIDAS NO CONTRABAIXO ACÚSTICO
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Advisor : DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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COMMITTEE MEMBERS :
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DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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AGOSTINHO JORGE DE LIMA
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SONIA RAY
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Data: Dec 15, 2015
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Show Abstract
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Este trabalho consiste em identificar e classificar as técnicas estendidas no contrabaixo acústico. O principal objetivo dessa categorização é proporcionar ao contrabaixista uma melhor compreensão e prática dessas técnicas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, pois foi observado que, no meio acadêmico, este tema é novo e seu entendimento para alguns músicos ainda é complexo e nebuloso. No intuito de auxiliar nas dificuldades do contrabaixista, as técnicas estendidas foram divididas em duas partes, propondo abordagens diferentes. A primeira traz a experimentação e exploração de técnicas convencionais e não convencionais de outros instrumentos no contrabaixo acústico. A segunda busca identificar e classificar as técnicas estendidas, demostrando trechos de composições do repertório solista do instrumento. Nelas, ainda são referenciados autores e suas contribuições para a prática instrumental dessas técnicas. Nas duas categorias de classificação, foram apresentados procedimentos a serem adotados pelo contrabaixista para a execução das referidas técnicas, assim como sugestões para seu estudo. Dentre os resultados principais, verificou-se que, por meio da proposta de classificação destas técnicas, podem-se incorporar novos recursos ao universo técnico e timbrístico deste instrumento. Por fim, constatou-se a criação de uma composição realizada por meio da interação entre compositor e intérprete, contendo novas técnicas estendidas ou técnicas estendidas não encontradas no repertório contemporâneo solista do instrumento.
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NICOLÁS GERVASIO PANATTERI
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A MÚSICA PARA CLARINETE E PIANO DE CARLOS GUASTAVINO
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Advisor : DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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COMMITTEE MEMBERS :
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DURVAL DA NOBREGA CESETTI
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
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Data: Dec 15, 2015
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Show Abstract
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Carlos Guastavino é um dos mais destacados compositores argentinos do século XX, dono de um particular estilo composicional que conseguiu encurtar a distância existente entre a música erudita e folclórica na Argentina. Este artigo aborda as peças para clarinete e piano do compositor, Tonada y Cueca e a Sonata para clarinete y piano, com o objetivo de informar possíveis intérpretes sobre questões estilísticas próprias de Guastavino, assim como influências da música folclórica argentina. Este artigo também procura fornecer ferramentas ao estudo e à performance destas obras.
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ISRAEL VICTOR LOPES DA SILVA
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ASPECTOS TÉCNICO-INTERPRETATIVOS NO QUARTETO DE CORDAS Nº 2 DE GUERRA-PEIXE
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Advisor : RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
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COMMITTEE MEMBERS :
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RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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NELSON CAVALCANTI DE ALMEIDA
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Data: Dec 16, 2015
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Show Abstract
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Aspectos técnico-interpretativos no Quarteto de Cordas Nº 2 de Guerra-Peixe vai abordar essa obra de um compositor, considerado um dos grandes expoentes da música brasileira do século XX, que desenvolveu várias vertentes em sua carreira, como musicólogo, intérprete, compositor, arranjador de rádio e cinema, entre outras. Nesse trabalho, procuraremos visualizar na obra em questão seus estilos composicionais, apontando fontes que ele tenha bebido e oferecendo os elementos que subsidiarão escolhas técnico-interpretativas para os futuros intérpretes dessa obra. Com esse fim, foi realizada umaanálise fonográfica comparativa entre gravações de importantes quartetos brasileiros, entrevistas com músicos de relevância no cenário nacional e experimentações em ensaios e recitais, sempre fazendo uma ponte do Quartetocom outras obras do compositor. Concomitantemente, foi realizada análise musicográfica entre edições manuscritas pelo próprio compositor, culminando com uma própria edição revista.
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JOSÉ CARLOS DOS SANTOS
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SUGESTÕES PERFORMÁTICAS DO BILHETE DE UM JOGRAL PARA VIOLA SOZINHA E DAS TRÊS PEÇAS PARA VIOLA E PIANO DE CÉSAR GUERRA PEIXE
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Advisor : ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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NELSON CAVALCANTI DE ALMEIDA
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RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
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Data: Dec 16, 2015
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Show Abstract
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Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo interpretativo da obra para viola e piano intitulada Três Peças, e da obra para viola solo intitulada Bilhete de um Jogral, do compositor brasileiro César Guerra Peixe. Esse estudo será dividido em três partes: A primeira trará um breve histórico sobre o compositor com enfoque em sua passagem por Pernambuco no final da década de 1940 e início da década de 1950; a segunda mostrará a utilização de elementos do regionalismo musical pernambucano utilizados pelo compositor nas peças citadas; a terceira apresentará um conjunto de sugestões interpretativas fundamentadas: na análise dos elementos musicais regionais identificados nessas obras; nos rudimentos técnicos utilizados na escrita para viola alusivos as arcadas, dinâmicas, dedilhados, articulações, fraseados; e nas experiências vivenciadas pelo autor desta pesquisa como intérprete dessas obras.
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VIRGINIA CAVALCANTI SANTOS
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Uma descrição sonora contemporânea do imagético tradicional Armorial como subsídio para abordagens interpretativas do ciclo de canções “Visagem” de Nelson Almeida
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Advisor : RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
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COMMITTEE MEMBERS :
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RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
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ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
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NELSON CAVALCANTI DE ALMEIDA
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Data: Dec 16, 2015
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Show Abstract
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Esta dissertação sugere ambientes sonoros a partir da proposta de imagens configuradas segundo a descrição do texto “A Visagem da Moça Caetana” de Ariano Suassuna, a fim de gerar possibilidades sonoras individuais que auxiliem os instrumentistas na interpretação da peça. O ciclo composto em 1996 – para canto, viola, violoncelo e clarone/clarineta – é constituído por três canções sem título. Seu texto foi extraído do “Folheto XLIV”, do Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, e descreve uma sentença de morte ilustrada por símbolos do imaginário Armorial, usando neologismos e fonética peculiar do Sertão nordestino. Além da análise das dificuldades técnicas de execução, este trabalho informa os intérpretes quanto a timbres e texturas sonoras utilizadas por Nelson Almeida para retratar o tradicional através da linguagem musical contemporânea. As metáforas e as transgressões do racional no texto de Suassuna foram exploradas para esboçar três composições de imagens que conduzam os intérpretes à descrição sonora dos objetos inanimados e dos afetos a que se refere a poesia, extrapolando as indicações técnico-interpretativas limitadas pela notação musical. A pesquisa se valeu da própria partitura, da literatura existente sobre o tema, de discussões com os instrumentistas que já executaram a obra, de entrevistas com o compositor e de depoimentos de outros compositores inseridos nesse contexto. Para ilustrar a teoria, as três imagens gravadas em xilogravura são disponibilizadas como na literatura de cordel.
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GISLENE DE ARAÚJO ALVES
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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE LICENCIANDOS EM MÚSICA DA UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas
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Advisor : VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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COMMITTEE MEMBERS :
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CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO
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MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
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VALERIA LAZARO DE CARVALHO
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Data: Dec 17, 2015
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Show Abstract
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Esta dissertação teve por objetivo compreender a construção da identidade profissional dos licenciandos em música da UFRN, através do estudo das fontes autobiográficas destes sujeitos, verificando as suas dimensões formativas e as suas (re)significações constituídas ao longo de histórias de vida. Para uma melhor organização das discussões propostas para esta pesquisa, a estruturação das ideias deu-se em seis capítulos, acrescida das considerações finais: no primeiro capítulo, exprimi a minha história de vida e os meus percursos formativos na carreira musical; no segundo, analisei o panorama histórico sobre os percurso da Pesquisa (Auto)biográfica como abordagem de investigação e formação (JOSSO,2010; DOMINICÉ, 1992; NÒVOA, 2010; SOUZA, 2007; PASSEGGI, 2010 e DELORY-MOMBERGER, 2012); no terceiro, apresento algumas reflexões e discussões sobre a construção da identidade, além dos conceitos e percepções sobre a formação e as representações desta construção profissional. (DUBAR, 19997, 2005;); no quarto, discorro sobre o percurso histórico a respeito da formação de professores no Brasil e na Educação Musical como nossa revisão de literatura; no quinto, descrevo os caminhos e os recursos utilizados para concretização desta pesquisa; e, por fim, no sexto capítulo, apresento as histórias de vida dos estudantes de licenciatura do Curso de Música e as suas dimensões formativas e musicais. Em relação aos objetivos específicos desta pesquisa, todos estavam direcionados a analisar as fontes autobiográficas escritas dos licenciandos sobre a própria trajetória formativa, desde as primeiras experiências musicais, como a escolha do curso e a formação profissional dentro da licenciatura, bem como as atividades práticas formativas nos contextos informais e formais. Dessa forma, através da narrativa das histórias de vida dos estudantes universitários em Música, as dimensões formativas e as principais relações socioculturais que se tornaram processos contínuos de formação e de construção da identidade profissional são possíveis de serem conhecidas e trilhadas. Por meio desta investigação, é possível a compreensão de como os futuros professores de música passam a (re)significarem suas trajetórias de vida pessoal e profissional, trazendo à tona suas indagações, certezas e incertezas das experiências formativo-musicais dentro e fora do contexto acadêmico. Os resultados deste estudo apontaram que os ensaios autobiográficos possibilitam compreender os caminhos e as relações sociais nas diversas dimensões formativas identificadas, além de que também fez-nos perceber que os contextos familiares e os primeiros contatos sociais musicais, em contextos informais, possibilitam aos licenciandos, uma identificação com a possível carreira docente em música, assim como as principais motivações para essa escolha. Conclui-se, assim, que as experiências e vivências musicais ao longo da vida favorecem a construção da identidade profissional e que, no decorrer da formação, tais experiências tornam meios de (re)sign
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