Banca de DEFESA: RICARDO BRUNO DE ARAUJO TENORIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO BRUNO DE ARAUJO TENORIO
DATA : 17/02/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geofísica - UFRN
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA PARA CARACTERIZAÇÃO DE EVENTOS OCEÂNICOS/ATMOSFÉRICOS: APLICAÇÕES USANDO PARÂMETROS CARACTERÍSTICOS DO OCEANO ATLÂNTICO TROPICAL E DADOS DAS ESTAÇÕES GNSS E METEOROLÓGICA DE NATAL-RN, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

GNSS; IWV; Variáveis Oceânicas; Precipitação; Correlação estatística


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Entre os diversos fatores que influenciam no posicionamento através de satélites artificiais ou de GNSS (Global Navigation Satellite System), destaca-se o erro causado pelo Atraso Troposférico Zenital, que é composto basicamente por uma componente hidrostática (ZHD – Zenithal Hidrostatic Delay) influenciada predominantemente por nitrogênio e oxigênio, e outra úmida (ZWD – Zenithal Wet Delay), influenciada pela presença de vapor d’água na Troposfera. Essas componentes podem ser estimadas a partir de observações de sinais de GNSS coletadas a partir de estações receptoras em terra. A componente úmida tem forte relação com o IWV (Integrated Water Vapor - Vapor d'água Integrado) na atmosfera que por sua vez é influenciada diretamente quantidade de vapor d’água precipitável na troposfera.  Este trabalho tem por objetivo desenvolver um programa em interface gráfica com foco principal na geração de bancos de dados de IWV obtidos através de sinais de radiofrequência de uma estação receptora GNSS qualquer, e relacioná-los com variáveis oceânicas e meteorológicas. O software, denominado PROCEOS (Programa de Caracterização de Eventos Oceânicos Atmosféricos), possui como diferencial relativo aos softwares do gênero, estrutura amigável com facilidades de uso relativo aos softwares do gênero. Ele possui estrutura multifuncional, permitindo também ao usuário realizar manipulações de dados de reanálise de centros de previsão de tempo e clima, a exemplo do  ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts), assim como de distribuições espacial e temporal das variáveis – mapas e séries de tempo - além de filtragens e tratamentos estatísticos dos resultados obtidos, como, por exemplo, imputações e correlações de variáveis. Ademais, o software permite-se a realizar extrapolações das variáveis vento e evaporação da superfície do oceano em níveis de pressão. Foram realizadas análises de uso do software para previsão da pluviometria sobre a cidade de Natal (RN), com base na análise dos sinais das Estações GNSS-RNNA e Meteorológica Natal-A304, ambas localizadas no Campus Central da UFRN, em Natal (RN), Brasil. O PROCEOS produziu resultados considerados muito bons quando relacionados com outros softwares do gênero. Esta técnica tem se apresentado como uma ferramenta alternativa e promissora, no tocante a previsões do tipo “nowcasting”, podendo ainda seus resultados serem utilizados como dados de entrada para modelos de previsão meteorológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345792 - MARIO PEREIRA DA SILVA
Interno - 1858120 - DAVID MENDES
Interno - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Externo à Instituição - JOÃO GUALBERTO DE CERQUEIRA JÚNIOR - INPE
Notícia cadastrada em: 15/02/2017 08:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao