Banca de DEFESA: FRANCISCO TONY ERICK GERMANO

TIME: 14:00
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/cvz-uthm-ydd >
TITLE:

Information Management in the public procurement process at the Universidade Federal Rural do Semi-Árido: a case study in outsourced service contracts

KEY WORDS:

Gestão da Informação, fluxos informacionais, processo de contratação pública, mapeamento de processos.

PAGES: 149
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Ciência da Informação
SUMMARY:

As contratações públicas tem sido pauta de discussões cada vez mais aprofundadas por parte do governo, órgãos controladores e sociedade civil. A importância dessa temática está relacionada ao grande volume de recursos financeiros que são empregados todos os anos para aquisição de bens e serviços pelos órgãos públicos, impactando diretamente nas contas públicas. Além disso, esses processos se caracterizam por ter uma forte burocracia e complexidade, com uma grande quantidade de informações geridas, provenientes tanto do ambiente interno como externo da organização. Isso ocasiona, por muitas vezes, a realização de contratações ineficazes e que não atingem os objetivos propostos. Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, os processos de contratações de serviços correspondem a quase 30% das despesas empenhadas pelo órgão nos anos de 2019 e 2020, evidenciando a sua relevância no âmbito da instituição. Dessa forma, esta pesquisa visa contribuir com a melhoria do processo de contratação pública de serviços terceirizados da instituição tendo como base a gestão da informação. A gestão da informação tem o potencial de proporcionar melhorias na eficiência dos processos de aquisições de materiais e serviços e auxiliar o tomador decisão na observância dos limites legais impostos pela legislação. O percurso metodológico da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e o método de procedimento escolhido foi o estudo de caso. Dessa forma, para que os objetivos propostos sejam atingidos, a coleta de dados partiu da pesquisa bibliográfica, em que se revisou publicações que compreendem as temáticas de gestão da informação e do processo de contratação púbica no Brasil. Foram também aplicadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo processo de contratação da instituição e os fiscais dos contratos firmados após a contratação, além de pesquisa documental. Após a coleta de dados, eles foram analisados e categorizados conforme as etapas do processo de gestão da informação, além da triangulação dos dados obtidos na pesquisa bibliográfica, entrevistas e pesquisa documental. Ao final do estudo, foi possível caracterizar e mapear os processos e subprocessos da contratação de serviços na instituição, identificando como ocorre o processo de Gestão da Informação nas fases interna e externa de contratação pública, subsidiando a proposição de produtos e serviços informacionais que contribuam para a melhoria da eficiência dos contratos firmados.

COMMITTEE MEMBERS:
Externo à Instituição - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JÚNIOR - UFERSA