O uso de uma placa eletrônica didática como ferramenta pedagógica para mediar a relação entre conteúdo e cotidiano sobre o efeito fotoelétrico no século XXI
1. Física Moderna. 2. Efeito Fotoelétrico. 3. Ferramenta didática. 4. Material experimental.
Nas últimas décadas a nossa sociedade obteve uma mudança significativa em relação aos avanços científicos e tecnológicos. No entanto boa parte dos nossos alunos se beneficia desses avanços tecnológicos de forma inconsciente e não relacionam estes aos saberes adquiridos na escola. Acionar automaticamente um motor ou um sistema de iluminação e transformar a energia solar em eletricidade são exemplos de processos tecnológicos que estão no cotidiano dos nossos alunos de forma trivial. Entretanto, a escola do século XXI não deve se omitir aos novos desafios propostos por essa nova configuração de mundo, assim, o professor, tem obrigação de desenvolver hábitos e atitudes visando uma aproximação entre a escola e o desenvolvimento social e tecnológico em que o aluno está inserido. Portanto, o produto educacional construído pelo professor nesse trabalho tem como objetivo associar conteúdo e cotidiano em relação ao uso tecnológico do efeito fotoelétrico no século XXI. A aplicação desse produto foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio por meio de quatro aulas de 50 minutos. As duas primeiras aulas ocorreram de forma expositiva e dialogada, evidenciando a parte histórica e algébrica. As outras duas aulas ocorreram de acordo com uma sequência didática apoiada nos três momentos pedagógicos desenvolvidos por Demétrio Delizoicov, que contribuiu de maneira interativa e dinâmica na construção da relação entre a aula expositiva (conceito abordado) e o uso da ferramenta didática (aplicação no cotidiano).